(19) 3277-0064
10 dicas de Rotulagem e Embalagem de Cervejas Artesanais
Post atualizado em 08/2018
Este post é uma tradução livre e autorizada do artigo original disponível em: 10 packaging tips from famous craft brewers and expert manufacturers, escrito por Keith Gribbins em 22 de Julho de 2014.

A ciência para uma cerveja ser comercialmente bem sucedida vai além das reações química na sua fabricação. O processo de embalagem é semelhantemente uma verdadeira façanha de engenharia, incluindo o engarrafamento, enlatamento, armazenamento em barris, rotulagem, separação, acumulação, empacotamento, paletização, transporte e muito mais. Visite um centro de embalagem e distribuição em uma cervejaria como a New Belgium Brewing Co. e a automação do processo de embalagem pode parecer um pouco com uma “Máquina de Rube Goldberg” ultra-complexa.
Conforme as cervejarias artesanais crescem, suas linhas de engarrafamento, enlatamento e embalagem se tornam cadeias interligadas de sistemas automatizados que vão desde linhas de envase, etiquetadoras para esteiras de garrafas, e montadoras / seladoras automáticas de caixas (case erectors). O processo de engenharia e reengenharia na construção destas linhas de embalagem (conforme as cervejarias crescem) pode ser bastante complexo e caro. Para ajudar a preparar os próximos mestres cervejeiros para as suas futuras necessidades no processo de embalagem, nós ouvimos os grandes cérebros de algumas das mais bem sucedidas cervejarias artesanais e de alguns dos fornecedores das marcas mais respeitadas. Essas ideias e visões impressionantes estão logo abaixo, e abordam desde a engenharia de sistemas de produção até o design do ambiente de embalagem. Nós oferecemos um brinde em agradecimento a todos os envolvidos.
Tabela de Conteúdos
- 1 Mantenha a Envasadora Rodando
- 2 As Máquinas não Funcionam sem as Pessoas
- 3 A Importância da Manutenção Preventiva
- 4 Modificações em Esteiras, Paletizadores, Despaletizadores e Robótica
- 5 Etiquetagem em Garrafas Secas, com Sopradores de Ar
- 6 Otimizando a Logística de Embalagens
- 7 Design do Ambiente de Embalagem
- 8 Alto Throughput irá Maximizar a Produção
- 9 Escolhendo a Envasadora
- 10 Rótulos e Etiquetas Adesivas Sensíveis à Pressão
Mantenha a Envasadora Rodando
Darren Moser, Diretor de Operações de Cervejaria
Maui Brewing Co. (Lahaina, Hawaii)

Durante as operações de embalagem, é importante manter a velocidade consistente e contínua para o envase, independentemente do seu equipamento. Ainda que sejam necessários equipamentos confiáveis e uma boa taxa entre velocidade e volume, somente se você mantiver a seu equipamento executando com uma velocidade e duração constante será possível conseguir conformidade com as suas principais especificações de embalagem e solucionar problemas nos pontos de controle críticos relacionados à qualidade do processo de embalagem. Quando a envasadora é iniciada e parada muitas vezes, o produto pode aquecer-se nos condutores, tonéis ou pré-tanque causando preenchimentos inconsistentes. Estas inconsistências são difíceis de diferenciar de problemas como preenchimento incompleto, excessiva aeração (muito oxigênio dissolvido) ou perda excessiva de carbonatação causada por fatores que não sejam o excesso de inicializações e interrupções no processo.
O design do fluxo anterior e posterior ao envase, e a alocação correta da equipe, são fundamentais para manter o envase no tempo certo. As máquinas que antecedem o envase devem ser projetadas para manter a envasadora sempre abastecida, e da mesma forma, as máquinas sucessoras devem ser dimensionadas para mover com facilidade as garrafas finalizadas para evitar que se encham os pulmões ou backups. O treinamento da equipe é imprescindível. Os operadores devem saber que o objetivo é sempre ter a envasadora em operação contínua e assim moldar suas tarefas e a sistemática de solução de problemas em torno desse objetivo. Além disso, o acesso a produtos que não podem ser vendidos por estarem fora de conformidade seja por enchimento incompleto ou por estarem fora de especificação, não deve ser vista como um benefício. Ao invés disso, os incentivos devem ser pensados para que todos os funcionários reduzam os produtos invendáveis. Isto acabará por aumentar a eficiência e produtividade, levando a maior lucratividade.
Operar em maior velocidade nem sempre é melhor. A possibilidade de operar qualquer linha de embalagens na sua capacidade máxima só será eficiente se toda a linha puder acompanhá-la e a qualidade total do produto também for aceitável. Uma linha rodando a 300 contêineres por minuto, com 25 por cento o tempo de inatividade e qualidade de preenchimento inconsistente devido a partidas e paradas é inferior a uma linha rodando de forma consistente produzindo 270 recipientes por minuto. Uma boa equipe de envase e embalagem vai entender o funcionamento da linha, ajustar a velocidade de enchimento para acomodar a capacidade da linha como um todo, e definir as áreas que podem ser melhorados para aumentar a eficiência e qualidade total do produto, como um sistema.
As Máquinas não Funcionam sem as Pessoas
Marc Finer, Engenheiro Sênior de Embalagens
New Belgium Brewing Co. (Fort Collins, Colorado)

Como cervejeiros, envasadores e embaladores, passamos muito tempo trabalhando com fornecedores e vendedores na concepção e montagem de equipamentos. Criamos RFPs (Request for proposal), documentamos nossas especificações, construímos cronogramas, e firmamos contratos com multas para execução dos projetos. Gastamos uma quantia grande de capital da nossa cervejaria com o melhor equipamento de envase e embalagem que podemos encontrar no mundo. Então nós trabalhamos longas horas com estes parceiros e fornecedores para colocar nosso equipamento novo rodando como um sistema, com uma alta taxa de eficiência. Depois de toda a celebração e tapinhas nas costas, você se encontra a sós com o seu equipamento. Logo após este tempo é quando você percebe que a eficiência do seu equipamento está começando a cair - sistemas complicados precisam de atenção.
É quando você percebe que aqueles funcionários de confiança, que te ajudaram na instalação e no setup do equipamento, vão se tornar ativos reais e que aquele equipamento ridiculamente caro, que você se endividou para tê-lo, realmente não produzirá qualquer lucro para você sem o amor de um ser humano. Sim, eu disse amor e, sim, as pessoas são complicadas e imprevisíveis. É hora de você investir no que realmente importa e o que em irá, no fim das contas, proteger seu sustento — as pessoas. Bem ali na sua frente há uma equipe de trabalhadores focados, que fazem o trabalho duro, prontos para dar tudo de si. É uma percepção louca a dicotomia entre como simbiótico e ilusório esse relacionamento pode parecer.
Aproveite-se desta relação situacional, e não das pessoas. Essa parceria merece tempo e um grande esforço. Plante, regue, alimente e cultive essas relações como amizades. Desafie-os, deixe-os mergulhar no fogo e, sim, deixe-os se queimar — definitivamente temos fogo suficiente para todos nesta indústria. No fim das contas, essas pessoas se importam tanto quanto você com a cervejaria e com a indústria. Esta bela indústria cervejeira pode desafiar as normas do capitalismo e criar um negócio sustentável e ascendente. Esta beleza precisa crescer, e ser compartilhada e apreciada juntos. Não mantenha seu conhecimento fechado, deixe-o livre e inspire alguém hoje.
A Importância da Manutenção Preventiva
Matt Smith, Gerente de Embalagem
Ninkasi Brewing Co. (Eugene, Oregon)

Se você possui uma linha de embalagem nova ou um cemitério de equipamentos de embalagem variados, existe um item importante no qual se deve manter o foco. Esse item é manutenção preventiva. É a única maneira de evitar falhas nas máquinas e ajudar a prevenir futuras panes. Lubrificar o mesmo bico (graxeira ou graxadeira) todas as semanas às vezes pode parecer redundante, mas algo tão simples ajudará a garantir a longevidade do seu equipamento de embalagem.
Um programa de manutenção preventiva é bastante fácil de criar e de implementar. Um bom lugar para começar é ir atrás de todos os manuais das máquinas e, tendo-os em mãos, rever e anotar as agendas de manutenção recomendados nesses manuais. Uma ideia ainda melhor seria chamar o fabricante da máquina para garantir que todas as informações do manual estão corretas e atualizadas. Se o manual não puder ser localizado, então a melhor opção é entrar em contato com o fabricante da máquina. Reúna todas as informações que você puder e faça uma Pasta AZ exclusiva para cada máquina com toda a agenda de reparos programados e revisões registradas claramente para que os operadores possam entender. Isso também irá ajudar o pessoal de manutenção a identificar que a máquina precisa de atenção e com que frequência. Definir uma data específica para manutenção programada a cada semana ou mês é outra ótima maneira de garantir que o seu equipamento de embalagem irá durar bastante tempo e rodar como você precisa.
Manter-se informado sobre a manutenção preventiva não só irá prolongar a vida útil das suas máquinas, mas também irá melhorar a qualidade do produto que você está embalando. Um brinde!
Modificações em Esteiras, Paletizadores, Despaletizadores e Robótica
Chris Hutson, Gerente Sênior de Modificações e Upgrades
Intelligrated (St. Louis)

Crescendo em um ritmo astronômico, as cervejarias artesanais devem imediatamente incorporar os aumentos de capacidade que fizeram, e preparar-se para um crescimento ainda maior, como é esperado. Algumas cervejarias têm cometido o erro de subestimar seu crescimento iminente e, como resultado, conseguem prematuramente superar a capacidade dos equipamentos recém-adquiridos.
Seja comprando um equipamento de embalagem usado ou novo, as cervejarias precisarão modificar, atualizar ou adaptar o equipamento de alguma forma durante seu ciclo de vida. Sempre tendo em mente o crescimento futuro, certifique-se de fazer a lição de casa estudando os novos equipamentos, analisando sua aplicação, custos e alternativas disponíveis. A revitalização ou modernização de equipamentos é uma alternativa econômica para uma atualização completa do sistema, estendendo funcionalidades e adicionando mais alguns anos de expectativa de vida operacional do sistema.
Primeiro, faça uma auditoria. Auditores especializados podem determinar quais ajustes serão necessários para permitir que seu equipamento execute em velocidades ideais, dentre outras configurações e requisitos que sua fábrica pode determinar. Esta análise deve resultar em maior ROI, capacidade, produtividade e disponibilidade. Procure uma empresa que tenha vasta experiência realizando modernizações e atualizações em seus próprios equipamentos e nos equipamentos de outros fabricantes. Em segundo lugar, faça um levantamento das necessidades para identificar atualizações necessárias para que o seu sistema execute com mais eficiência e atenda às demandas operacionais. Essas melhorias irão dar suporte às competências das cervejarias artesanais para atender os desafios de hoje, bem como os de amanhã, assim como se muda com frequência o tamanho das embalagens ou dos paletes. Por exemplo, upgrades para suavizar a manipulação das garrafas podem reduzir significativamente a quantidade de vidros quebrados e outros danos ao produto. A troca de produto na linha também pode ser automatizada para melhorar a eficiência da linha. No fim deste levantamento, um catálogo completo de melhorias nos seus equipamentos estará disponível com base no tipo e no modelo de cada equipamento. Você estará garantindo o seu sucesso se trabalhar em parceria com uma empresa que tenha uma equipe dedicada, recursos e capacidade para atender às necessidades de um negócio continuamente crescente.
Etiquetagem em Garrafas Secas, com Sopradores de Ar
Darryl Hoffinger, Gerente de Embalagem e Trasfega (Racking)
Craft Brew Alliance (Portland)

Para facilitar a rotulagem das garrafas de cerveja artesanal, é importante que a garrafa esteja o mais seca possível. Ao contrário de grandes cervejarias, que usam pasteurizadores que deixam as garrafas cheias em temperatura ambiente e quase que completamente secas, a maioria das cervejarias artesanais rotulam garrafas frias e molhadas. Após o envase, e no caminho para a etiquetadora, a condensação irá deixar o exterior da garrafa completamente molhado. Isto traz um grande desafio para o processo de rotulagem, uma vez que a umidade na garrafa pode diluir o adesivo da etiqueta, encharcar o rótulo ou no mínimo não permitir a aderência ideal entre a garrafa e rótulo adesivo.
A melhor solução para as cervejarias artesanais deixarem uma garrafa o mais seca possível é instalar um sistema com sopradores de ar de alta velocidade no alimentador da etiquetadora ou rotuladora. Este tipo de sistema permitirá que você sopre a água condensada das garrafas logo antes de elas serem rotuladas, criando as condições mais ideais possíveis para rotular garrafas frias. A maioria destes sistemas usará um motor elétrico para girar uma turbina de ar de alta velocidade que jogará um grande volume de ar em bicos redutores ajustáveis. Os bicos ajustáveis permitirão que você os aponte logo sob a tampa da garrafa, na área da etiqueta do pescoço / gargalo, bem como na área onde a etiqueta é colada do corpo da garrafa. Você também pode apontar mais bicos para uma área da garrafa que pode precisar de secagem extra antes de rotulagem. Isto irá melhorar tremendamente a sua rotulagem e é uma solução muito melhor do que usar ar comprimido, que pode ser muito caro para uso diário ou em longo prazo.
Falado mais sobre a nossa experiência, usávamos um sistema com soprador de ar que estava em operação há mais de 15 anos e já não podia ser considerado de alta velocidade ou de grande volume. Percebemos que estávamos gastando uma quantidade enorme de tempo lutando continuamente contra problemas de rotulagem. Uma vez que instalamos nosso atual sistema com ventiladores de alto volume, muitos dos nossos problemas de rotulagem foram resolvidos imediatamente.
Nós utilizamos um codificador a laser para gravar a data e hora, e este código é gravado perto do fim do ciclo de rotulagem. Uma vez que foi instalado o novo sistema de ventilador de alto volume, também observamos um efeito positivo sobre a legibilidade do nosso código a laser. A etiqueta de papel não estava mais tão molhada como no sistema anterior de sopro, e isso permitiu que o laser gravasse um código mais preciso em nossos rótulos.
Quer uma dica? A Promtec trabalha com adesivos para superfícies molhadas, úmidas e até mesmo submersas em água. Para saber mais clique no botão abaixo:
Otimizando a Logística de Embalagens
Leslie LeMair, Gerente Comercial para Indústria da Cerveja, Vinho e Bebidas Destiladas
Rehrig Pacific Co. (Los Angeles)

Não existe outra indústria que desafiou o status quo como as cervejas artesanais. Desde o início do boom das cervejas artesanais, as cervejarias têm introduzido estilos inovadores com novos gostos e sabores. Eles desafiaram as estratégias padrão de mercado com campanhas de marketing inovadoras e ousadas, e conseguiram vendas relevantes. Da mesma forma como as cervejas artesanais abordaram estas iniciativas, é como você deve enxergar seu gerenciamento de barris e as plataformas de transporte que você usa para entregar seus produtos para o mundo.
O status quo para a gestão de barris tem sido a utilização do aço inoxidável, que é caro e requer manutenção trabalhosa para limpá-lo e testá-lo, com objetivo de garantir que o sabor e a qualidade da cerveja provada pelo consumidor seja como você planejou. Uma cervejaria pode escolher entre comprar e manter o barril de aço inoxidável ou usar um serviço de gestão de barris que ainda assim coloca a responsabilidade da manutenção e acompanhamento para a cervejaria. E se tudo isso pudesse ser simplificado e repensado? E foi ...
Usar embalagens reutilizáveis é a maneira mais econômica para melhorar a experiência do consumidor. Reutilizável já não significa apenas de aço inoxidável. Hoje existem barris híbridos que armazenam a cerveja em garrafa PET virgem / nova — juntando a redução de custos de um barril e tampa reutilizáveis. Existe ainda serviços que permitem a uma cervejaria receber o barril novo, leve e sustentável a um baixo custo, sem a carga de gerenciar esses barris. É uma maneira muito econômica de alavancar suas vendas com investimento zero, transpondo distâncias maiores e entregando em mercados onde você atualmente não atende.
Enquanto você está repensando sua escolha de barris, também considere como você os transporta para o mercado. Os grandes cervejeiros se beneficiaram da redução de custos e melhoria da sustentabilidade com a troca de paletes de madeira para paletes de plástico. Os atacadistas estão implorando por uma plataforma de transporte mais segura e padronizada para melhorar sua fatia de mercado nessa cadeia de suprimentos. Tudo isso pode ser alcançado através de um programa de substituição por paletes de plástico que são oferecidos exclusivamente aos cervejeiros e atacadistas. Otimize sua logística de embalagens para que você possa continuar a crescer, a reinvestir e a construir o seu negócio com a mesma tenacidade você desenvolveu seu produto e sua marca.
Design do Ambiente de Embalagem
Tyler Glaze, Gerente de Qualidade
Short’s Brewing Co. (Bellaire, Mich.)

A envasadora é o coração do ambiente de embalagem e manter a envasadora em operação é extremamente importante para um cervejeiro, tanto para reduzir os custos de mão-de-obra, mas também para aumentar a produtividade. Ao escolher o equipamento de embalagem que precede ou sucede a envasadora, é importante entender que a sua envasadora deve ser o equipamento mais lento do sistema. Pode parecer contraditório, mas se seu empacotador de garrafas for 5 a 10 por cento mais rápido do que a sua envasadora, você estará garantindo que seus acumuladores permanecerão vazios e disponíveis quando seu empacotador emperrar por conta de uma garrafa caída. Se uma linha for projetada corretamente, o tempo para reparo de pequenas questões como esta será absorvida pela acumulação, e uma vez que o empacotador de linha estiver de volta, ele vai esvaziar o acumulador porque ele é mais rápido. Se você aplicar este conceito para cada equipamento no seu ambiente de embalagem, você terá construído um ambiente de embalagem que tem um fluxo de produção quase perfeito.
É comum as cervejarias terem sistemas de embalagens onde as primeiras e últimas máquinas na linha são 2 a 3 vezes mais rápidas do que a envasadora em si. Quando tomar decisões de compra e de design, um bom fornecedor ou uma boa equipe de engenharia irá lhe fornecer uma curva-V, uma representação visual do conceito acima e o Tempo Médio Para Reparo (Mean Time to Repair - MTTR) para cada máquina. Uma boa regra é adicionar a velocidade de 5 a 10 por cento como um multiplicador em cascata, tanto para máquinas que precedem quanto para as que sucedem a envasadora, e sucessivamente para cada máquina, e ter acumuladores o suficiente para absorver o MTTR.
Alto Throughput irá Maximizar a Produção
Bill Garvey, President
Garvey Corp. (Blue Anchor, N.J.)

O que é throughput, você deve estar se perguntando? Simplesmente é a quantidade média de produtos que uma linha de embalagens produz por minuto em pleno funcionamento. Com este número, é fácil de descobrir quantos produtos são produzidos por turno, por dia, por mês e por ano. É só usar uma equação matemática para descobrir o throughput de qualquer instalação e determinar a eficiência da linha, e nós da Garvey lhe damos de graça.
O termo eficiência da linha é usado quando falando sobre a eficiência global da linha de produção e refere-se diretamente ao throughput de uma fábrica. Há um novo campo de estudo em engenharia especificamente focado no design e na eficiência de plantas produtivas. É chamado de PSE ou Engenharia de Sistemas de Produção (Production Systems Engineering), e este estudo determinou os efeitos de maximização da produção pelo uso correto de pulmões e acumuladores.
Acumuladores e pulmões são máquinas de propósito geral normalmente usadas antes e depois da máquina mais lenta em uma linha de produção, ou seja, a restrição. Isto protege a linha de produção de paradas que podem refletir para todo o resto da linha, permitindo que ela funcione em sua taxa mais eficiente.
Existem muitos tipos diferentes de sistemas de acumulação por aí. Como alguém irá descobrir qual solução de acumulação é boa para sua linha de produtos? Bem, podemos começar respondendo a algumas perguntas simples:
- Sua linha de produção é de alta velocidade?
- Seu produto é frágil ou difícil de lidar?
- Qual é a eficiência da sua linha atual?
- Qual máquina é sua restrição?
- Tem mais de uma restrição?
Este Q & A é o que usamos para determinar a solução correta para você e irá ajudá-lo a maximizar a sua produção.
Escolhendo a Envasadora
Chris Riphenburg, Head Cervejeiro
Ale Asylum (Madison, Wis.)

Independente de como o encaramos, o envase da cerveja é uma tarefa difícil e desanimadora. Escolher a envasadora correta terá um impacto muito grande no sabor e na aceitação da sua cerveja no mercado. Para ajudá-lo neste processo faça algumas perguntas importantes a si mesmo. De quanto tempo será o prazo de validade? Quantas garrafas por minuto? Qual é a taxa média de falha de preenchimento ou preenchimento incompleto? Tenho fácil acesso a peças de reposição e a suporte do fabricante? O equipamento será rápido o suficiente para acomodar meu crescimento antes de ter que atualizá-lo? E quanto ele custa?
O custo, claro, vai variar conforme seus padrões de qualidade. Máquinas envasadoras mais lentas não são tão caras, mas elas também produzirão cervejas com um menor prazo de validade. Envasadoras mais rápidas, duplas, com pré-evacuacão, rotativas, são mais caras, mas produzem com o melhor prazo de validade. Existem dosadores de N² e CO² de terceiros que você pode adicionar às linhas mais lentas e às máquinas rotativas sem pré-evacuação para ajudar a aumentar o prazo de validade. Há muitos outros pequenos equipamentos necessários para montar uma linha de engarrafamento bem sucedida. Sempre comece com a escolha da envasadora correta e depois trabalhe o resto da linha a partir dela. Um último conselho: se você não tem um engenheiro na sua equipe, fique amigo de um rapidamente. Sempre há algo que precisa ser reparado.
Rótulos e Etiquetas Adesivas Sensíveis à Pressão
Matt Rompala, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Produtos para as Indústrias de Vinhos e Bebidas Destiladas
Avery Dennison Label and Packaging Materials (Mentor, Ohio)

Para muitas cervejarias artesanais, rótulos adesivos sensíveis à pressão são uma opção melhor do que os rótulos aplicados com cola (lambe-lambe). Rótulos adesivos sensíveis à pressão eliminam algumas das questões operacionais inerentes ao uso da cola, são mais versáteis e proporcionam maior flexibilidade no design. Especificamente, etiquetas adesivas sensíveis à pressão não exigem um tanque de cola no processo de rotulagem, eliminando a possibilidade de vazamentos e, consequentemente, reduzindo ainda drasticamente os tempos de transição ou troca de produto da linha.
Etiquetas sensíveis à pressão fazem ainda mais sentido para cervejarias artesanais, porque eles engarrafam muitas vezes em lotes pequenos e então precisam realizar trocas mais frequentes. O uso de rótulos adesivos também pode trazer benefícios na aparência, com maior apelo e impacto na prateleira. Etiquetas adesivas suportam impressão sub-superfície (laminação ou impressão na camada de adesivo), e “no-label look” (quando se utiliza substratos transparentes e os adesivos são uniformemente projetados para não deixar marcas na superfície), permitam rótulos com formas dinâmicas, e permitem impressão gráfica e efeitos visuais notáveis. Com o número de cervejarias artesanais continuando a crescer, está se tornando cada vez mais difícil se diferenciar. Etiquetas adesivas sensíveis à pressão dão às cervejarias artesanais mais uma forma de criar uma imagem mais distinta e convincente para sua marca.
Deixe um comentário