(19) 3277.0064
5 dicas de design de rótulos
Post atualizado em 08/2019
Os rótulos estão presentes nos produtos industriais das prateleiras de supermercado até em produtos caseiros, cuja simples etiqueta precisa passar todos os valores da marca. Outra situação bastante comum é o design de rótulos personalizados para casamentos, aniversários e eventos corporativos. Seja qual a situação, separamos algumas dicas que vão ajudar a criar um belo visual para o seu produto ou para o seu evento.
Tabela de Conteúdos
1. Pense no conteúdo da embalagem
A primeira dica parece bastante óbvia, mas nem sempre. O seu produto é bonito? Ele tem uma cor e textura que se destacam, ou a aparência não é tão interessante assim? Alguns doces, como geleias e mel, costumam ter uma cor chamativa. Já outros não são tão agradáveis, ou estão dentro de embalagens opacas. Pensando nisso, você pode montar o seu rótulo para esconder (um rótulo maior, que envolve todo o produto), ou para mostrar (rótulos e etiquetas pequenas, que deixam grande parte do produto à mostra, como rótulos transparentes).
Outra coisa importante no seu design é a cor. Como a cor interage com a cor do produto ou com a cor do recipiente? Isso é particularmente importante quando você usa o mesmo rótulo para produtos de mais de uma cor (por exemplo, geleias de sabores diferentes). Nesse caso, é preciso testar o esquema de cores com todas as variações, para garantir um bom acabamento sempre.
2. Utilize as cores, texturas e tipografia de modo criativo
O primeiro item a ser considerado é a cor. Um bom esquema de cores vai ajudar a harmonizar o produto com o restante da linha ou com a decoração temática do evento. Nós já falamos bastante sobre como escolher e combinar cores em rótulos no nosso Guia de cores e impressão para rótulos e embalagens.
Mas nem sempre trabalhar com cores é possível. Talvez para cortar custos, talvez porque as suas etiquetas são impressas com grande variabilidade entre elas na sua impressora térmica. Ainda assim é possível fazer um visual monocromático bastante rico se você escolher bem a tipografia do rótulo. Para isso, a principal dica é escolher duas fontes que não são muito comuns, e que se harmonizam bem (ou seja, uma para os textos de destaque, e outra, mais legível, para o restante das informações). Evite usar mais que duas fontes diferentes num mesmo rótulo.
Um terceiro item geralmente esquecido é a textura do rótulo ou da etiqueta. Nós temos uma infinidade de papéis texturizados, geralmente indicados para rótulos de bebidas, mas nada impede que sejam utilizados em embalagens produtos naturais e várias outras aplicações.
3. Crie um visual único
Até mesmo designers que não estão acostumados a trabalhar com rótulos se surpreendem com a enorme gama de possibilidades da área. Os materiais especiais são vários e cada um deles apresenta um acabamento diferente: há frontais metalizados em prata ou dourado, filmes que vão do fosco ao brilhante e diferentes tipos de "branco", que pode ser mais acinzentado ou amarelado. Além dos materiais, existem também os processos de impressão: hot-stamping, cold-stamping, relevos e vários tipos de cortes, dos retangulares mais comuns até os picotes de segurança.
Tudo isso para que o seu rótulo possa ser incrível e único. Às vezes um layout simples pode ser incrível com uso de dourado ou prateado, por exemplo. Outra opção é investir no próprio design no rótulo, com padrões visuais chamativos.
4. Não fique só com a primeira opção
Depois de desenvolver os primeiros rascunhos do seu rótulo, é hora de ir atrás de opiniões. Escolha um grupo variado de pessoas, que inclui os consumidores do produto, e apresente o novo rótulo. Ou, ainda melhor, apresente algumas opções para comparação. Faça perguntas como:
- Qual a impressão que essa embalagem passa para você?
- Você sabe rapidamente me dizer o que tem dentro da embalagem?
- Você acha que esse produto estaria na prateleira da sua casa?
- Qual dessas opções parece mais cara/sofisticada/amigável/saudável?
Se possível, faça novas perguntas baseadas nas respostas do seu grupo, para realmente entender quais os problemas de comunicação ou identidade, e então fazer os ajustes e melhorias.
5. Pense na reutilização da embalagem
O que acontece quando o produto acaba? Uma boa sacada é fazer embalagens mais duráveis, como latas e potes. Com um design decorativo no rótulo, é possível que o seu cliente deseje guardar a embalagem, aumentando a fidelização do consumidor. Isso também é particularmente válido se você está criando um simples rótulo personalizado para uma festa, já que muitos produtos são levados como lembrança.
Outra linha de pensamento é no descarte da embalagem. Você pode pensar em rótulos mais ecológicos que facilitam o processo de reciclagem.
Se você precisa de rótulos para os seus produtos industriais ou etiquetas para uma produção caseira, inclusive em materiais especiais, nós podemos ajudar.
Adorei as sugestões. Vai ajudar bastante.
Muito bom, parabéns pelo trabalho
bom dia,muito lindos os rotulos,gostei muito,em breve vou precisar de rotulos para lançamento de uma marca de cachaça artesanal,abraços
Obrigado pelo contato, Mauricio. Um abraço