(19) 3277.0064
Como melhorar a performance do adesivo removível?
Aqui no blog da Promtec já falamos sobre as vantagens da etiqueta com adesivo removível: ela pode ser removida com facilidade do produto sem deixar qualquer resíduo sobre a peça. Por isso é a etiqueta ideal para para informações de marketing, etiquetas promocionais, etiquetas para vidro ou etiquetas com informações de montagem em eletrônicos, brinquedos ou madeiras.
No entanto, percebemos certa resistência a este tipo de adesivo pelos empresários: recebemos clientes que tentaram usar etiqueta de adesivo removível, mas sem sucesso: ela cai, solta ou descola. Por isso buscam um "removível mais forte".
Tabela de Conteúdos
Adesivo removível mais forte?
Temos bastante experiência para dizer que nem sempre essa é a solução ideal para o problema, que precisa ser investigado. De início procuramos identificar dois cenários possíveis:
1. Aquele é o adesivo removível certo para aquela aplicação?
Não existe um tipo de "adesivo universal", cada cenário exige um produto específico, que não vai funcionar em outros cenários: ou vai deixar resíduo, ou vai cair mesmo. Por exemplo, um adesivo removível para vidro não é a mesma etiqueta que um material removível para superfícies porosas como madeira. Outros fatores que influenciam é o cenário de uso: se o produto está sujeito à umidade, raios UV, ou exposto a baixas temperaturas.
Leia também: Por que a minha etiqueta removível não funciona? Por que ela deixa resíduo?
Às vezes é possível resolver o problema trocando o tipo de adesivo, sem mudar nada no processo de aplicação da etiqueta.
2. Alguns cuidados não são observados na aplicação da etiqueta
O adesivo removível tem força de adesão menor que uma etiqueta permanente. O adesivo removível precisa se equilibrar entre menor tack (para não deixar resíduo ou dificultar a sua remoção pelo cliente), enquanto não pode se soltar por acidente. Por isso a aplicação dessa etiqueta deve ser feita de forma mais cuidadosa.
Práticas para solução de problemas com adesivo removível
Elimine a sujeira na superfície: poeira ou sujeira na superfície diminui consideravelmente o poder de adesão de qualquer adesivo, o que é um problema sério no caso do removível. Esse problema é particularmente presente em seccionadoras de madeira em empresas que trabalham com etiquetas para MDF. Recomendamos passar pelo menos um pano seco para limpar o local de aplicação (ou, dependendo da superfície, um pano úmido ou com álcool, mas nesse caso é preciso esperar secar antes da aplicação).
Aplique pressão sobre a etiqueta: o nome formal das etiquetas adesivas é "adesivos sensíveis à pressão", ou PSA (pressure sensitive adhesive). Isso porque é a pressão que inicia o processo de cura. Em alguns casos, basta passar o dedo com firmeza assim que a etiqueta é aplicada. Para garantir que essa etapa não será ignorada por nenhum colaborador, você também instruir a passar um rolo de borracha sobre as etiquetas.

Não deixe nenhuma borda levantada: A borda levantada do adesivo permite a entrada de oxigênio, que aos poucos penetra na etiqueta fazendo-o cristalizar e perder a adesão. Se o seu produto tem formas irregulares que não permite que a etiqueta seja aplicada integralmente, pode ser necessário cortar com uma faca customizada ou podemos encontrar outra solução.
Evite tocar na borda adesivo antes da aplicação: Já reparou que uma etiqueta grudada na pele perde muito do seu poder de adesão? Isso acontece por causa da gordura das mãos. Por isso o melhor modo de pegar a etiqueta é pelo meio, para que a borda não fique levantada.
Acerte o ponto de colagem de primeira: Uma vez aplicada, se você remover e aplicar novamente, a etiqueta já não terá o poder de adesão ideal. Isso também pode fazer com que algum canto amasse e fique levantado, permitindo a entrada de ar. (Há etiquetas que, além de removíveis, também são reposicionáveis, e não apresentam este problema.)
Leia também: Etiqueta caindo do produto - 5 passos para resolver
Como diagnosticar o problema no seu removível
É importante observar se a etiqueta removível que você utiliza não funcionou desde o primeiro momento, ou se "funcionava antes", mas parou de ter a performance necessária.
Muitas vezes no início do projeto são observadas as questões acima. Passado algum tempo, os parâmetros de aplicação são relaxados, e os problemas começam a aparecer.
Tente observar também que outras situações foram alteradas.
- A superfície de aplicação é a mesma ou foi substituída?
- O problema acontece de modo generalizado ou apenas com um produto da linha?
- O problema é maior na produção em um dos turnos?
- Há mais poeira ou sujeira no momento da etiquetagem?
Por fim, também pode ser problema nas etiquetas. Alguns fornecedores de etiquetas muito baratas costumam adquirir o jumbo de etiquetas de fábricas com baixo controle de qualidade (geralmente na China), o que gera diferenças de performance entre os lotes.
Alguns cenários onde o removível não atende à demanda
A etiqueta removível é especialmente desenvolvida para não ser forte demais. Portanto, em determinadas situações não será possível utilizar este tipo de material:
- Cenários com muita sujeira, graxa, poeira ou óleo, nos quais não é possível limpar a peça antes da aplicação da etiqueta.
- Superfícies considerada "difíceis": muito porosas ou texturizadas, em especial se forem de plásticos de baixa energia superficial.
- Materiais especiais como pneus. (Nesse caso temos etiquetas para pneus)
Leia também: Qual é o adesivo mais forte para etiquetas?
Precisa de uma etiqueta adesiva removível? Temos diversos modelos de etiquetas que saem sem deixar resíduo, incluindo etiquetas do Inmetro, etiquetas para marketing, rótulo de vidro, etiquetas de preço e etiqueta lavável.
Deixe uma resposta