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Apresentação de produtos: saiba encantar os seus clientes para vender mais!

15/03/2018 por Leandro Jekimim Goulart Deixe um comentário

Post atualizado em 07/2018

Bons resultados no ponto de vendas estão diretamente relacionados a uma eficiente apresentação de produtos. Isso é o que mostra um estudo da Nielsen, que indica que, em média, 70% dos clientes tomam a decisão de compra em frente à gôndola, ou seja, na hora!

A partir desse dado, fica claro a grande importância em planejar um bom e estratégico ambiente de vendas no varejo. Se feitas da forma certa, as ações podem agregar valor aos itens e despertar o desejo de aquisição.

Então, para que você consiga buscar esses efeitos no seu negócio, criamos este artigo com dicas práticas para encantar seus clientes e aumentar as vendas. Boa leitura!

Tabela de Conteúdos

  • 1 Crie vitrines e ilhas atrativas
  • 2 Invista em uma boa embalagem para os produtos
  • 3 Direcione o cliente para produtos complementares
  • 4 Use a iluminação para destacar os itens mais interessantes
  • 5 Faça boas sinalizações para os consumidores
  • 6 Utilize o aroma dos produtos
  • 7 Crie um padrão que siga a identidade da marca

Crie vitrines e ilhas atrativas

O primeiro passo para criar uma boa apresentação de produtos no ponto de vendas é planejar como será a sua exposição ao público.

Criar ilhas personalizadas, utilizando os próprios produtos na construção, é uma boa ideia, já que é algo diferente, não esperado pelas pessoas. Isso faz com que elas fiquem intrigadas a conhecer de perto.

Porém, essa técnica deve ser adotada com cuidado, de acordo com o tipo de produto. Se for um item de consumo, como chocolates, bebidas em lata, biscoitos ou semelhantes, o efeito pode ser bem positivo. Se os itens são mais sofisticados, no entanto, é melhor criar um ambiente único para eles, como uma boa vitrine.

Aliás, as vitrines devem ser bem pensadas para atrair a atenção dos potenciais consumidores.

Mantenha os principais produtos na altura média dos olhos. Se os itens são destinados ao público infantil, é interessante deixá-los em uma posição mais baixa, na altura da criança.

Invista em uma boa embalagem para os produtos

As embalagens são fundamentais para atingir boas vendas de qualquer produto. Elas podem demonstrar a qualidade do item e gerar uma maior confiança no momento da decisão de compra.

Devemos salientar que, quando falamos de embalagem, não estamos limitando a caixas de papelão. Qualquer material que tenha a função de condicionar o produto deve ser interpretado como uma embalagem. Caixas, sacolas plásticas, papel de embrulho, recipientes e, até mesmo, os rótulos têm um papel importante no desempenho do varejo. Eles devem, além de informar e preservar a qualidade do item, ser atrativos.

As linhas de produtos "Premium" estão em alta no mercado. Cervejas artesanais, cosméticos para barba e cabelo e alguns alimentos utilizam muito bem as embalagens para agregar valor.

No ponto de vendas, uma boa apresentação pode fazer toda a diferença!

Direcione o cliente para produtos complementares

Dentro do seu estabelecimento, é importante que você pense na movimentação das pessoas. Criar os setores separados por interesses e necessidades é uma boa estratégia para organizar o ambiente e aproveitar melhor o espaço.

Porém, além disso, pense no trajeto que você deseja que o público percorra.

É interessante fazer com que as pessoas encontrem os produtos principais e, depois, visualizem itens complementares, enchendo ainda mais o carrinho de compras.

Use a iluminação para destacar os itens mais interessantes

A iluminação do interior da sua loja é outro elemento importante para encantar seus clientes e aumentar as vendas. Com efeito, é possível direcionar a atenção do público para criar uma apresentação de produtos eficiente, direcionando a atenção para os itens mais interessantes.

Com soluções simples, é possível destacar os itens nas vitrines, transmitir uma sensação de limpeza e decorar espaços especiais.

Porém, tenha cuidado com os exageros. Um ambiente muito claro pode afastar as pessoas, assim como os lugares muito escuros.

Faça boas sinalizações para os consumidores

Em um dos nossos tópicos anteriores, já dissemos que o interior da sua loja deve ser bem planejado, levando em conta a movimentação das pessoas e a facilidade com que elas deverão encontrar os produtos necessários.

Para isso, é fundamental contar com elementos de sinalização. Etiquetas e tags devem estar sempre à mostra para que qualquer informação seja rapidamente alcançada.

Certifique-se de que seus corredores ou vitrines estejam bem identificados. Os preços de cada item também devem estar bem visíveis.

Utilize o aroma dos produtos

Entre nossos cinco sentidos, o olfato pode ser muito bem utilizado para atrair novos clientes ao interior da loja e encantá-los.

Imagine que você está andando nos corredores de um shopping quando, de repente, sente aquele cheirinho de café feito na hora! É quase um convite para que você entre em uma cafeteria!

Muitas empresas utilizam essa técnica para chamar a atenção das pessoas, não só no ramo alimentício. Marcas de cosméticos e, até mesmo, de moda fazem uso dessa estratégia com maestria.

Porém, novamente, precisamos fazer uma ressalva: estamos falando de gosto! Não é todo mundo que curte um cafezinho ou, então, um determinado perfume. Se você utiliza um aroma muito forte, pode espantar sua clientela.

Crie um padrão que siga a identidade da marca

Por fim, uma importante dica para que você consiga aumentar o desempenho do seu ponto de vendas é criar um padrão visual. Esse padrão deve remeter à identidade da marca e a tudo aquilo que ela representa.

A Zara, por exemplo, é uma marca mundialmente reconhecida que explora uma comunicação forte e inovadora. Basta entrar em uma das lojas que você sente a identidade. Desde o manequim até as peças de roupas que são vendidas têm um padrão visual.

Dentro da sua loja, também é possível seguir essa dica. Se um mesmo cliente vai até o estabelecimento várias vezes e, em cada uma delas, ele encontra um padrão diferente, a marca não ficará na sua memória. Já se as experiências são únicas e mantêm uma linha de comunicação, há maior eficiência.

Portanto, como vimos em nosso artigo, é fundamental trabalhar muito bem a apresentação de produtos dentro da sua loja. Esse trabalho permite que você ofereça uma melhor experiência de compra aos clientes, deixando-os encantados e fidelizados, fazendo com que compras frequentes e recorrentes sejam geradas.

Para isso, tenha muita atenção com as dicas que fornecemos. Elas podem transformar o seu negócio e entregar belos resultados.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre como criar uma bela apresentação de produtos no ponto de vendas? Agora, siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro das atualizações. Estamos no Facebook, no LinkedIn e também no Twitter. Vamos lá!

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