(19) 3277-0064
Case: Etiquetas para Baterias Automotivas
Post atualizado em 08/2018
Há quatro anos recebemos na Promtec um cliente com uma necessidade bastante específica: etiquetas para baterias automotivas, capazes de resistir ao rigoroso processo de fabricação e uso comum no universo automotivo. Além das dificuldades comuns do produto, recebemos um desafio a mais: numeração sequencial exata.
Desafios
- As etiquetas são aplicadas na caixa de plástico, antes do início da fabricação, e precisam resistir ao processo industrial, transporte e armazenagem.
- Ambiente altamente agressivo na fábrica. O processo de fabricação de uma bateria envolve o uso de ácidos, sais e metais corrosivos.
- A bateria passa por uma limpeza com solvente no final do processo. Durante a limpeza, a tinta da impressão do antigo fornecedor ficava borrada.
- Deve resistir a toda a vida útil do produto. Depois de pronta, a bateria deverá resistir a temperaturas mais altas do motor do carro, em um local sujeito a óleos, poeira e umidade. Nada disso pode estragar o adesivo.
Além disso, havia duas demanda específicas: cada etiqueta contém um número de série único e individual. Pelo controle de qualidade da fábrica, não pode haver duas etiquetas com o mesmo número, ou números faltantes (pulados). Além disso, os lotes de cada tipo de bateria (portanto um tipo de etiqueta) têm quantidades diferentes no mesmo pedido.
Soluções
Após alguns testes com a superfície onde seria aplicada a etiqueta, decidimos por uma etiqueta em filme, resistente a altas temperaturas, com uma camada de adesivo mais espessa e permanente.
Para a impressão dos dados variáveis, desenvolvemos um software específico para atender a este cliente. Com base na planilha enviada com as quantidades de cada produto, o software gera automaticamente as impressões dos números sequenciais. Sem intervenção humana no processo, portanto livre da possibilidade de erro de digitação.
Nosso software gera todo o pedido de etiquetas de uma vez, com as marcas de separação entre cada lote. Assim rodamos todo o pedido de uma vez só, gerando menos perda e maior economia para o cliente, além de agilidade na entrega.
A alta especialização da Promtec permite que a etiqueta seja criada em etapas:
- O pedido todo, com os dados variáveis gerados por nosso software, é impresso de uma vez por termo-transferência, em uma impressora térmica com ribbon de resina de alta qualidade.
- Para resistir à limpeza com solvente, a impressão recebe a laminação com uma camada de filme transparente.
- As etiquetas são cortadas no formato adequado. Depois um operador separa e revisa cada rolo do pedido, de acordo com as marcas de separação inseridas.
- O lote todo é inspecionado, para verificar tanto as numerações quanto a qualidade da impressão, laminação e do produto antes do envio.
Resultado
Após quatro anos de contrato ininterrupto, temos orgulho em dizer que já entregamos quase seis milhões de etiquetas, com 100% de conformidade, graças a um processo interno de controle de qualidade. Para atingirmos essa meta, calculamos e embutimos as perdas normais de impressão no próprio processo, sem afetar a numeração que precisa ser exata.
Com soluções tecnológicas desenvolvidas pela própria Promtec e conhecimento profundo do material de trabalho, entregamos uma etiqueta de alto valor, de aplicação crítica, por um preço competitivo.
Temos expertise para aplicar a mesma solução em qualquer indústria onde é necessária numeração sequencial, contínua ou aleatória, para uma etiqueta sujeita a ambientes agressivos, condição presente na indústria de autopeças e outras.
Gostaria de Falar com um Especialista sem compromisso? Envie detalhes sobre a sua demanda e um dos nossos profissionais irá indicar uma solução sob medida para sua necessidade.
Deixe um comentário