(19) 3277-0064
Como colocar data de fabricação ou validade em etiquetas de BOPP
Post atualizado em 09/2019
Etiquetas e rótulos de BOPP são muito comuns. O BOPP é o material mais econômico que resiste a umidade, por isso, a maioria dos produtos congelados têm seu rótulo de BOPP. Quando a tiragem é pequena, surge uma dúvida: como colocar as obrigatórias datas de fabricação ou validade no BOPP?
Tabela de Conteúdos
O vilão
Temos um trio de vilões trabalhando juntos para apagar as informações do rótulo: a umidade, que borra ou amolece a tinta com as datas escritas. O congelamento, que faz com que o rótulo fique molhado com a própria umidade do ar (principalmente durante o descongelamento). E o próprio BOPP, um filme sintético que não absorve a umidade ou a tinta, que demora mais para secar sobre ele.
Os candidatos para pequena demanda
Carimbos
Os carimbos são os primeiros a entrarem em cena, pois são soluções convencionais adotadas pela maioria das microfábricas e produtores artesanais. No entanto, o carimbo convencional não funciona, pois a tinta não seca direito sobre o BOPP. Seria necessário carimbar e esperar vários minutos para a marcação secar, sem mexer no rótulo, o que acaba com qualquer produtividade.
Mas espera, o carimbo trouxe um aliado: tintas especiais de secagem rápida! Parece funcionar bem, mas temos um agravante: as tintas de secagem rápida saem muito fácil na presença de álcool e não resistem a atrito em baixas temperaturas, é muito fácil de borrar.
Canetas
As canetas permanentes se apresentam. São aquelas vendidas como "canetas de marcação permanente" ou "caneta para escrever em CD ou retroprojetor". Têm uma tinta de alta qualidade que não borra e nem sai com o congelamento. Foram aprovadas no teste!
No entanto, esses heróis não estão bem vestidos, a escrita à mão tem uma aparência menos profissional. Funcionam, mas ainda não são a solução ideal.
Etiquetas de papel sobre BOPP
Opa, descobrimos uma solução alternativa? É possível colar etiquetas de papel offset sobre o BOPP. O papel aceita todo tipo de carimbo e impressão, então basta utilizar uma pequena etiqueta onde serão colocadas as datas.
Só não contávamos com esta artimanha dos vilões: o fosso cheio d'água! Etiquetas de papel absorvem água e encharcam, principalmente durante o processo de descongelamento. Além de uma aparência feia, o processo pode tornar as informações ilegíveis.
Impressora por Termotransferência
Chegaram as catapultas! A impressora por termotransferência funciona muito bem com o BOPP. O cabeçote aquece o ribbon e transfere a tinta para a etiqueta ou rótulo. Essa impressão pode ser exposta à umidade, congelamento ou atrito.
No entanto, o custo pode ser um pouco alto, já que o espaço do ribbon utilizado é equivalente ao tamanho da própria etiqueta, e assim há muito desperdício do ribbon. É uma solução prática se o produtor já tiver uma impressora de etiquetas ou se fizer uma etiqueta pequena, somente com as datas de fabricação, validade e lote, que será colada sobre o rótulo de BOPP.
Datadora
Finalmente temos um cavaleiro de armadura prateada! A datadora é um equipamento profissional muito semelhante a uma impressora térmica. A Datadora aquece um cabeçote com as peças equivalentes às datas de fabricação e validade, montadas como um carimbo manual.
As datadoras também funcionam com ribbon, portanto essa impressão resiste a álcool, baixa temperatura e algum atrito. Elas utilizam somente o espaço necessário para a impressão, por isso são bastante econômicas. Existem soluções de datadoras manuais, com pedal e até automáticas, dependendo da necessidade da sua empresa.
Veja mais em http://www.cetroloja.com.br/datadores ou http://www.registron.com.br/datador/
Na Promtec não vendemos datadoras, mas temos ribbons compatíveis em diversos tamanhos.
Os candidatos para alta demanda
Agora vamos precisar de um exército de embalagens!
Near Edge
Máquinas de impressão "near edge", são impressoras por termotransferência que imprimem diretamente em embalagens ou rótulos, em alta velocidade. São geralmente ligadas à linha de montagem, atuando diretamente na esteira, próxima à área de embalagem.
Elas têm esse nome pois o cabeçote de impressão é colocado a 45 graus, para que a superfície fique em contato apenas pelo instante da impressão, o que permite velocidades muito mais altas. Esses equipamentos necessitam de ribbons tipo "near edge", que transferem a tinta mais rápido.
Ink-Jet (Jato de Tinta) Industrial
São impressoras que usam o mesmo princípio das impressoras jato de tinta de mesa, e imprimem os dados variáveis diretamente sobre a embalagem, geralmente na própria linha de produção. Máquinas de jato de tinta industriais suportam diferentes formulações de tintas, ideais para a superfície a ser trabalhada. Outra vantagem é a ampla disponibilidade de cores para impressão jato de tinta.
Marcação a laser
Temos um soldado vindo do futuro! A marcação a laser é recente, capaz de aplicar as datas de fabricação, validade e lote diretamente na superfície, inclusive em superfícies curvas ou ovais. Não é compatível com todos os suportes, mas pode ser utilizado com etiquetas e rótulos de BOPP.
Veja um exemplo de marcação a laser em ação:
Qual é a sua aposta?
A marcação da fabricação, validade e lote em etiquetas de BOPP não é um bicho de sete cabeças. Como você viu, é possível vencer os vilões do congelamento e da umidade utilizando os soldados corretos, tanto para pequenas demandas quanto em linhas industriais.
Se você precisa de etiquetas de BOPP, papel ou filmes diversos, ou ainda de ribbons para a sua impressora por termotransferência (near edge ou comum) ou datadora, entre em contato conosco!
Deixe um comentário