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Como criar um rótulo

19/07/2021 por Rodolfo Teles Deixe um comentário

como-criar-um-rotulo-promtec

Precisa criar um rótulo para o seu produto e não sabe por onde começar? Nós da Promtec, especialistas em impressão de rótulos, lidamos com tiragens grandes, médias e microtiragens para lotes especiais e pequenas empresas. Todos produzidos com a mesma atenção aos detalhes, com extrema qualidade de impressão e em materiais de primeira linha.

Neste conteúdo, daremos o passo a passo de como buscar inspiração, escolher materiais, cores, processos de impressão até chegar no orçamento do seu rótulo.

Este artigo é um ponto de partida, fique à vontade para explorar os vários links. E no momento da impressão, conte com a experiência de nossos especialistas não só para orçar, mas orientar e recomendar os melhores materiais e processos de impressão.

Tabela de Conteúdos

  • 1 1. Busque inspiração
  • 2 2. Decida alguns aspectos do seu rótulo
    • 2.1 Qual o tamanho do seu rótulo?
    • 2.2 O rótulo será colorido ou preto e branco?
    • 2.3 Quantos rótulos você vai imprimir?
  • 3 3. Comece do básico - cores, nome do produto, logotipo
  • 4 4. Informe-se sobre a legislação de rotulagem do seu produto
  • 5 5. Decida o material do rótulo
    • 5.1 Materiais recomendados, frequentemente utilizados em rótulos:
  • 6 6. Decida os recursos de enobrecimento
  • 7 7. Decida onde vai imprimir o seu rótulo
  • 8 Conte com a especialidade da Promtec

1. Busque inspiração

O primeiro passo é ter uma ideia básica do que você busca em seu rótulo.

O que você quer transmitir ao seu público?
Um produto sofisticado? Acessível? Ecológico?

Muito mais do que beleza, rótulos comunicam valores da marca e do produto por meio do seu visual, materiais e estética.

Por isso o primeiro passo é buscar o máximo de inspiração possível. Vá atrás dos produtos concorrentes e similares, veja o que têm em comum, em que se diferenciam. Em que aspecto o seu rótulo vai dialogar com o mercado (como será semelhante, e como será diferente)?

Não se preocupe com a originalidade. Essa busca inicial dará mais clareza no projeto da sua marca. Quanto maior o rol de referências, mais oportunidades de diferenciação.

Como um ponto de partida, leia os seguintes artigos:

  • 5 dicas de design de rótulos
  • 6 tendências de design de rótulos que vieram para ficar
  • Rótulos adesivos para produtos gourmet

Se o seu produto for cerveja artesanal, clique aqui e leia o material que escrevemos sobre este produto. Já para rótulos de vinho, também temos artigos sobre as características de um bom rótulo e sobre diferença entre contemporâneos ou clássicos

Outros rótulos também têm características próprias, como a necessidade de resistir a água, óleos, ou serem mais conformáveis. Veja em nossa página principal de rótulos se temos um artigo da categoria do seu produto, como produtos químicos, cosméticos, lubrificantes, frigoríficos, sacarias, utilidades domésticas, entre outros.

2. Decida alguns aspectos do seu rótulo

Feita a pesquisa de referências, é hora de pensar em como será o seu rótulo. Alguns direcionamentos ajudam a afunilar as opções.

Qual o tamanho do seu rótulo?

Lembrando que o tamanho do rótulo está diretamente relacionado ao seu custo. Rótulos menores costumam ter um custo reduzido, mas também chamam menos a atenção.

Além do tamanho, é um bom momento para pensar no formato do rótulo (redondo, retangular, irregular), e se ele terá, também, a função de lacre, selando o produto para o consumidor, ou como mecanismos de garantia de autenticidade.

O rótulo será colorido ou preto e branco?

Quando falamos em "rótulos", geralmente vem a mente os rótulos coloridos, mas você também pode pensar em etiquetas brancas com impressão em preto, principalmente para produtos mais artesanais em pequenas quantidades. Nós temos um artigo bastante detalhado para ajudar você a entender melhor a diferença de custo entre cores.

A principal vantagem em imprimir informações do rótulo na sua casa ou empresa é a flexibilidade de poder mudar as informações conforme a tiragem ou saída do produto. No entanto, com a evolução da impressão digital em alta resolução, fazer o rótulo em cores pode ter um custo bastante acessível. Nossa recomendação, nesses casos, é fazer o rótulo colorido e a impressão de informações essenciais em preto por meio de impressora térmica (por exemplo, o rótulo e a marca em cores, e o sabor do produto em preto, na impressão caseira).

Quantos rótulos você vai imprimir?

A quantidade total também influencia muito sobre o custo por unidade. Para grandes quantidades a melhor opção é fazer os rótulos em flexografia, máquinas rotativas que imprimem milhares de etiquetas por hora a um custo unitário muito baixo. Já em menores quantidades a impressão pode ser feita em impressora digital de altíssima resolução e com grande flexibilidade na arte (é possível imprimir, no mesmo pedido, rótulos com artes diferentes ou dados variáveis).

O segredo é entender que boa parte do custo está no ajuste de máquina (setup), que é diluído no total fabricado. Então, quanto maior a quantidade produzida de uma única vez, menor será o custo com o setup, independente do método de impressão. Por isso, nossa recomendação é pensar em um planejamento a longo prazo, ou seja, uma quantidade suficiente para suprir alguns meses, de modo a reduzir este custo.

E já que estamos falando de tiragens pequenas, vêm a dúvida: vale a pena imprimir rótulo em gráfica rápida? A maioria das gráficas rápidas não tem qualidade alta o suficiente para rótulos. Já gráficas online têm alto risco de não acertar a faca ou algum ajuste de layout. Para entender melhor, leia este artigo sobre as diferenças entre imprimir em gráfica rápida ou especializada.

Se tratando de qualidade do rótulo, é um bom momento para você decidir se fará a criação por conta própria, com uma equipe interna de sua empresa, ou contratará um designer profissional. Geralmente profissionais experientes em criação de rótulos ou produtos gráficos entregam um resultado muito mais sofisticado e com soluções criativas.

Mas atenção, peça o portfolio de trabalhos anteriores e evite designers com experiência apenas em projetos digitais. Isso porque a impressão, principalmente com recursos de enobrecimento, tem características próprias que podem gerar um resultado incrível quando bem utilizadas.

3. Comece do básico - cores, nome do produto, logotipo

Antes de fazer o rótulo, é importante já ter o logotipo definido. Se ele já existe, o próximo passo é pensar em como ele será integrado ao rótulo. Caso esse logotipo ainda não tenha sido criado, você tem maior liberdade na criação de um visual único e incrível.

Na Promtec já escrevemos dois ebooks sobre criação de marcas e embalagens personalizadas, que podem ajudar neste primeiro passo:
- Embalagens personalizadas: Um guia para encantar os seus clientes
- Marca própria — O Manual completo para lançamento de produtos no mercado

Decidido o logo, o próximo passo é pensar nas cores. Se você está fazendo por conta própria para um pequeno negócio, recomendamos começar por nosso guia de cores para rótulos onde ajudamos a montar seu layout usando técnicas simples de combinação de cores e explicamos o que são cores análogas, opostas ou complementares. E já que estamos falando de cores, como designers de marca e rótulos costumam trabalhar com a escala pantone, é bom saber sobre o material do rótulo, para verificar se a escala é "coated" ou "uncoated".

Também é um bom momento para decidir se a sua marca vai mais para a linha de produtos sustentáveis, o que requer um rótulo que comunique estes valores para o seu consumidor.

4. Informe-se sobre a legislação de rotulagem do seu produto

Muitos produtos têm seus rótulos regulamentados e exigem informações específicas, como agrotóxicos ou medicamentos, por exemplo, que até mesmo as cores utilizadas devem seguir normas para garantir clareza e segurança do consumidor. Em alguns casos o material do rótulo também é regulamentado, por exemplo, para resistir à água ou ao próprio conteúdo.

Antes de colocar o produto no mercado, busque pela legislação específica. Já escrevemos artigos iniciais sobre as principais exigências em rótulos de cosméticos (que agora exigem ingredientes em português), agrotóxicos (novas regras), alimentos, medicamentos, saneantes, suplementos alimentares, entre outros.

5. Decida o material do rótulo

Para quem está perdido na vasta gama de materiais adesivos, um ótimo ponto de partida é o nosso guia completo de etiquetas adesivas, que explica de forma sucinta as propriedades dos rótulos de papel e filmes, tipos de adesivos e outras características importantes.

Mas podemos resumir os principais materiais para rótulos, começando pelos não recomendados, seguindo pelos motivos:

Papel offset ou "papel sulfite". Não é o mais recomendado para impressão de cobertura total, pois apresenta um resultado de baixa qualidade. Isso porque absorve umidade e pode ficar com aspecto de "papel molhado", principalmente em materiais refrigerados.
Vinil: material adesivo "multiuso" impresso em gráficas rápidas (e em baixa resolução), o vinil estica com facilidade e pode acabar deformando durante a aplicação.

Materiais recomendados, frequentemente utilizados em rótulos:

Papel couché: o papel couché tem alta lisura, permite impressão em alta definição e conta com propriedade de barreira, o que evita a absorção de umidade do ar. É o material padrão para rótulos em papel.
Papéis especiais: muito utilizados em vinhos, bebidas e produtos premium, os papéis especiais são texturizados, resistentes e vêm em cores diferentes. Dentre eles, encontramos papéis como Ipanema Embossed (textura suave) ou Materica Kraft (papel kraft de alta qualidade para rótulos).
BOPP: é um filme plástico, que pode ser branco brilhante, fosco, metalizado ou transparente. Por ser um ótimo custo-benefício e resistente a água, é o material mais utilizado em rótulos.
Materiais técnicos: Em casos específicos são utilizados outros materiais mais resistentes ou maleáveis para rótulos, como em bombonas de produtos químicos corrosivos, rótulos removíveis (ou laváveis para reciclagem / reaproveitamento) ou rótulos para embalagens flexíveis.

Também é importante ressaltar que, além do material do rótulo, o adesivo utilizado também pode variar de acordo com a superfície onde será aplicado. Embalagens de papelão ou vidro, por exemplo, requerem adesivos diferentes, assim como rótulos altamente transparentes também necessitam de adesivo compatível. Se a sua necessidade são rótulos que entram em contato diretamente com o alimento, recomendamos este artigo que escrevemos sobre o assunto.

6. Decida os recursos de enobrecimento

Enobrecimento são técnicas gráficas que melhoram o acabamento do rótulo. Embora muito utilizadas em produtos nobres, têm amplo uso em rótulos diversos.

Na Promtec temos equipamentos para fazer enobrecimento em qualquer quantidade, mas podem aumentar consideravelmente o custo unitário dos rótulos, principalmente em pequenas tiragens.

Também cabe lembrar que um design de rótulos bem construído tem mais destaque do que apenas enchê-lo de relevo e cores metálicas, por exemplo. Um bom designer de rótulos sabe utilizar enobrecimento na medida certa, obtendo ótimos resultados.

Verniz total e laminação consistem em aplicar uma película plástica ou verniz sobre o rótulo impresso a um baixo custo, mesmo em tiragens pequenas. Este método aumenta o brilho e a resistência do material.

Verniz localizado é o uso de verniz alto brilho em pequenas áreas de destaque do rótulo.

Relevo consiste em elevar ou rebaixar pequenas áreas do rótulo. Embora os métodos tradicionais de relevo tenham alto custo, na Promtec podemos fazer relevo por serigrafia ou hapt-printing (relevo digital), a um custo acessível mesmo para pequenas tiragens.

Stamping (Hotstamping ou Coldstamping) é a aplicação de detalhes em cores especiais, geralmente dourado, prateado, cores metálicas ou holográficas. Isso é feito por meio de fitas de transferência, em processos a quente ou frio, dependendo do material do rótulo e acabamento desejado.

Faca especial ou corte significa inovar no formato do rótulo, que pode ser um losango, hexágono, ou corte irregular, acompanhando o desenho. A faca em si, aumenta pouco o custo do rótulo, mas um formato muito irregular pode gerar maior perda de material. Também vale lembrar que quanto maior o rótulo, maior o custo.

Se você busca um rótulo com um belo aspecto, com recursos de enobrecimento, mas sem aumentar muito o custo, escrevemos o artigo certo para você: Como fazer um rótulo premium e barato?

7. Decida onde vai imprimir o seu rótulo

Uma vez pronto o design do rótulo, é hora de procurar uma gráfica de confiança. Claro que recomendamos uma gráfica profissional. A Promtec imprime milhares de rótulos todos os meses, desde microtiragens para produtos sofisticados até grandes volumes, com controle de tensão na bobina para serem utilizados com rotuladoras automáticas.

Geralmente, a primeira escolha de quem está começando a vender um produto e precisa de rótulos, é procurar por gráficas rápidas, que imprimem somente em couchê e vinil, e mesmo assim, a qualidade de impressão é baixa e o custo unitário tende a ser alto.

A segunda opção são gráficas online (web2print). Estas oferecem um custo mais acessível e qualidade mais alta (mas não altíssima resolução). No entanto, o prazo de entrega é longo, e qualquer erro na arte (como enquadramento dentro da área de corte) só é percebido depois deste período, e não há um profissional acompanhando o projeto para garantir as especificações.

Portanto, gráficas especializadas são as mais recomendadas. A Promtec tem impressoras digitais de altíssima resolução, com qualidade equivalente aos rótulos de grandes marcas, ideais para pequenas tiragens, além de grande variedade de materiais adesivos para o seu rótulo.

Para ler mais sobre impressão de rótulos, leia o artigo "Fazer rótulo personalizado na gráfica rápida fica bom? Ou vale a pena investir em rótulos profissionais?".

Conte com a especialidade da Promtec

Na Promtec todos os nossos vendedores são peritos em impressão e rotulagem. Se você não tem certeza de qual é o melhor material para o seu rótulo, se precisa de ajuda para decidir sobre enobrecimento, conte com a ajuda dos nossos especialistas. Queremos ajudar com a impressão não só do seu rótulo atual, mas dos próximos também! 😉

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