(19) 3277-0064
Saiba Como é Feito o Papel neste Vídeo Sensacional!
Post atualizado em 05/2015
Veja como é feito o papel para impressão (sulfite ou offset) com este espetacular vídeo da Suzano Papel e Celulose. Esta animação é um tour 3D que mostra em detalhes o interior de uma fábrica de papel, os estágios que transformam celulose em papel, os processos químicos envolvidos e ainda as etapas de embalagem. Assistam e não esqueça de compartilhar clicando no link logo abaixo deste post.
Tabela de Conteúdos
Como é feito o papel:
1 - Plantio
Partindo de florestas renováveis, 100% plantadas e certificadas pelo FSC, as toras de eucalipto são enviadas já descascadas e limpas.
2 - Produção de Celulose
Chegam à nossa fábrica e são colocada sobre esteiras que as levam a picadores composto por facas, que as transformam em cavacos, que por sua vez são transportados por uma esteira até o silo de estocagem.
3 - Digestor
Através de esteiras, os cavacos são levados até o digestor, onde inicia-se o processo de cozimento da madeira. Nesta etapa a lignina é separada das fibras de celulose marrom e se transforma em licor negro, que é queimado para a geração da energia usada na fábrica. A polpa marrom é lavada e pré-branqueada em um processo utilizando o oxigênio. Para obter uma celulose cada vez mais branca ocorre o processo de branqueamento através de um processo químico que permite que a celulose se torne branqueada ECF (Elemental Chlorine Free), ou seja, livre de cloro elementar. E segue para a torre de estocagem.
4 - Fabricação do Papel
O processo de fabricação de papel inicia com a depuração das fibras e a eliminação de todas as impurezas da massa de celulose. A polpa segue para o processo de refinação, aumentando a flexibilidade das fibras, conferindo as características físicas necessárias para o produto final: o papel. A polpa de celulose é diluída até a consistência adequada para a produção do papel, que chega a proporção de 1% de fibra de celulose em 99% de água nesta caixa de entrada, que distribui esta massa em uma tela formadora da folha, obtendo assim uma folha de papel uniforme e a gramatura pré-estabelecida.
O controle da gramatura é monitorado automaticamente pelos computadores de controle do processo. A folha de papel já formada segue por um processo de prensagem entre dois rolos revestidos por feltros, com o objetivo de retirar a água de maneira uniforme em ambos os lados. Na etapa de pré-secagem, a folha de papel passa por cilindros secadores superiores e inferiores com temperatura controlada, que faz com que a folha seja seca de maneira uniforme em ambos os lados.
A folha de papel já formada recebe um banho de amido e também neste momento em que a tecnologia ColorLok® é aplicada, melhorando sua qualidade, proporcionando cores mais brilhantes e verdadeiras, além de um preto mais intenso na impressão.
Na pós-secagem, a folha segue em contato com cilindros secadores para o controle de umidade final do papel. Através da pressão exercida por cilindros de aço, controlamos a lisura e a espessura do papel. Em seguida, o escâner de alta precisão cruza as extremidades da folha, medindo suas especificações e garantindo o atendimento aos requisitos técnicos estipulados no início do processo. Ao final do processo na máquina de papel, a folha é enrolada sobre um eixo metálico chamado Estanga, produzindo o que chamamos de rolo jumbo, medindo 4,70 metros e pesando 13,5 toneladas.
5 - Laboratório de Qualidade
Uma mostra do papel é retirada do rolo jumbo e direcionada para o laboratório de controle de qualidade, onde analistas monitoram as propriedades técnicas da folha utilizando equipamentos de última geração. São medidas gramatura, espessura, lisura, opacidade, brancura, alvura e encanoamento.
6 - Rebobinamento e Acabamento
O papel aprovado é liberado para o processo de bobinamento onde são geradas bobinas menores que seguirão para o processo de acabamento do papel.
Cinco bobinas são desenroladas simultaneamente criando cadernos de cinco folhas que alimentam a máquina de corte circular longitudinal e transversal, com contagem de número de folhas de cada bloco.
7 - Embalagem
As resmas seguem por esteiras onde são embaladas automaticamente com envoltórios que preservam e garantem as propriedades do papel.
8 - Embalagem do Pallet
As resmas já embaladas são reunidas em caixas de embarque que foram totalmente reformuladas para facilitar sua identificação. Caixas e resmas recebem uma seqüência numérica que permite a rastreabilidade do produto.
As caixa de papel Suzano Report® seguem por esteiras até os elevadores de empilhamento que são responsáveis pela montagem dos pallets, que já formados são embalados automaticamente em filme plástico - uma garantia a mais de proteção para a qualidade do produto.
Finalizando o processo de produção, o seu papel Suzano Report® é transportado até chegar ao ponto de venda, e à sua mesa para as mais diversas aplicações e utilizações
--
Este vídeo é sensacionante!
Deixe um comentário