(19) 3277-0064
Como escolher entre Transferência Térmica (TT) ou Impressão Térmica Direta (TD)
Post atualizado em 03/2015
Quando falamos dos processos de impressão térmica de etiquetas, há dois processos principais:
- Na Impressão por Transferência Térmica (TT) uma cabeça de impressão aquecida faz com que a tinta de uma fita de transferência térmica, ou ribbon, se fixe à etiqueta.
- Na Impressão Térmica Direta (TD) não existe um ribbon de tinta. A cabeça de impressão aquece diretamente um papel com elementos químicos especiais, fazendo com que a impressão apareça.
Como grande parte dos equipamentos de TT é também capaz de imprimir por TD, existe uma dúvida natural entre qual escolher. Por isso separamos cinco passos para escolher o melhor método de impressão da etiqueta para o seu produto.
Tabela de Conteúdos
1 - A etiqueta é temporária?
A principal desvantagem do papel térmico (TD), é que ele é muito sensível ao calor, raios UV e solventes, e com o tempo a impressão “vai apagando”. Quando bem armazenado, a impressão pode durar até sete anos, mas muitas vezes a condição de uso da etiqueta não é a ideal. Por isso são recomendados para itens temporários, como códigos de barras de balanças, onde a etiqueta precisa resistir uma semana, um mês no máximo.
Já a transferência com ribbon (TT) é definitiva. Ela não apaga, mesmo após longos períodos, sendo indicada para todo o tipo de etiquetas duradouras, como etiquetas de garantia, códigos de barra de produtos duráveis e etiquetas de alerta permanentes.
2 - Você quer sua marca ou outra pré-impressão na etiqueta?
Muitas vezes o cliente adquire a etiqueta pré-impressa. Em um processo gráfico é impressa a marca e outras informações padronizadas, muitas vezes em cores. Assim, a impressão feita no cliente é apenas de dados variáveis, como códigos de barras, datas de fabricação e validade e outras informações dos produtos.
Para este caso recomendamos a impressão por termo-transferência (TT), pelo acabamento superior. As etiquetas de papel térmico até podem ser pré-impressas, mas, por serem material fosco, não têm o mesmo brilho do papel couchê ou de filmes para rótulos. Também não podem receber elementos especiais feitos a quente (hot stamping).
3 - A que tipo de agressão a etiqueta estará exposta?
Há um grande número de frontais, ou materiais para etiquetas. [Veja nosso guia sobre como escolher o material da etiqueta (breve).] Diferentes combinações de adesivo e frontal permitem que uma etiqueta resista a uma série de fatores, como congelamento, calor, chuva, umidade, sol e abrasivos químicos. Em geral são etiquetas feitas com filmes, tais como poliéster, vinil, BOPP e Nylon. Para imprimir sobre esses materiais, e também para que eles resistam às intempéries, a impressão deve ser feita com ribbon, muitas vezes um ribbon específico para cada aplicação.
4 - Os dados são sigilosos?
Este é um ponto onde o modo de impressão Térmico Direto (TD) leva vantagem, pois ele não usa ribbon. O que acontece no TT é que a tinta sai do ribbon ao passar para a etiqueta. Assim, se você olhar o ribbon após a impressão, verá o negativo de tudo o que foi impresso.
Isso muitas vezes não é problema para os usos mais comuns, como informações de produtos, códigos de barras para caixas ou etiquetas padronizadas.
No entanto, para outros usos, como pulseiras de identificação em hospitais ou locais de acesso restrito, isso é uma questão séria. Quando os dados impressos nas etiquetas são sigilosos, não é recomendado o descarte do ribbon, que pode ser “recuperado”, expondo assim os dados que foram impressos. Por isso, quando há sigilo nos dados impressos, a melhor escolha é o papel térmico, que não deixa qualquer cópia.
5 - Qual a cor da impressão?
De modo geral, é muito mais comum o uso do papel térmico (TD) com impressão em preto, apesar de existirem outras poucas opções de cores. Já o ribbon (TT) existe em uma maior diversidade de cores, inclusive com acabamentos especiais como prateado, dourado e holográfico, necessário a etiquetas de segurança.
Diferenças no gerenciamento de suprimentos entre as duas opções
Impressão Térmico Direto - O gerenciamento de suprimentos consumíveis é mais simples, pois é apenas o papel, oferecido em bobinas. Quando o papel chega ao fim, basta trocá-lo. Quando a empresa opera com dezenas de impressoras, uma em cada ponto de venda ou caixa, a simplificação de suprimentos pode ser de grande economia.
A desvantagem é que o contato da cabeça de impressão diretamente com o papel é mais agressivo ao equipamento, por isso existe a necessidade de limpeza e troca desta peça com maior frequência. Sem o ribbon para proteger a cabeça de impressão, há a possibilidade do adesivo sair da etiqueta e grudar na cabeça de impressão, criando pontos cegos e até danificando o equipamento se não for removido.
Impressão por Transferência Térmica - Além da etiqueta, é preciso adquirir o ribbon, e trocar ambos quando esgotam. No entanto, as etiquetas próprias para este tipo de impressão são menos abrasivas e protegem melhor a cabeça de impressão, aumentando muito a durabilidade do equipamento. O ribbon também evita que sujeiras, como restos de adesivo, grudem na cabeça de impressão. Isso garante um processo de impressão com menos pausas, mesmo em velocidades mais altas.
Conclusão
Ambos os modos de impressão têm baixo custo comparados a outras opções de impressão de etiquetas, suportam as mesmas resoluções (203, 300 ou 600dpi) e permitem a impressão de dados variáveis com ótimo acabamento, garantindo a legibilidade de códigos de barras 1D ou 2D. A escolha entre os dois processos se dá por estas principais diferenças: a durabilidade necessária para a etiqueta, sigilo dos dados, e necessidades diferentes de manutenção.
As impressoras que tem os dois tipos de tranferencia pode imprimir entao etiquetas como cupons fiscais?
Olá Eriko,
Possuir ou não mecanismo de impressão térmica não é um requisito para que se imprima Cupom Fiscal. Porém é necessário que ela tenha memória fita detalhe - MFD, realize a redução Z (fechamento), redução X (relatório de vendas), entre outras operações. Toda impressora de cupom fiscal é lacrada, e a manutenção só pode ser realizada por empresas autorizadas.
Vou reformular minha pergunta, Rsrsrsr acho que li tudo do site de vcs gostei já coloquei nos meus favoritos aqui!
Preciso de uma impressora que sirva para, fazer rótulos transparentes em copos de sucos , no seu artigo
"A facilidade do papel térmico agora no rótulo transparente"
Que tenha o meu logo como na foto.
Além disso gostaria de usa lá para etiqueta rápidas de alimentos como do artigo " Como colocar data de fabricação ou validade em etiquetas de BOPP" neste segundo caso será usado como rótulo da parte de trás de uma latinha de cafés e tbem dos saquinhos stand up de café que fazemos .
Gostaria de uma orientação de um bom custo beneficio da impressora ara ser usada nestas circunstâncias,