(19) 3277-0064
Como Gerar Etiquetas para os Correios
Post atualizado em 12/2020
Os Correios disponibilizam para as empresas no Brasil dois sistemas de endereçamento que geram etiquetas padronizadas, inclusive com o número postal em código de barras, o que agiliza a entrega do seu pacote e ajuda a evitar erros no transporte.
Os Correios processam as encomendas utilizando máquinas de separação automáticas, capazes de processar até 14 mil objetos por hora. Se houver qualquer problema na leitura dos dados, o endereço precisará ser verificado por um funcionário o que gera mais atraso e problemas na entrega.
Por isso, ao utilizar um dos sistemas fornecidos, você garante que as informações estão no formato correto e chegarão a tempo no destinatário.
Endereçador
Sistema simples onde você digita o endereço do remetente e destinatário e imprime as etiquetas. Há uma versão online, para uso rápido e outra mais completa, para download, que grava os dados inseridos para uso posterior.
SIGEP
Disponibilizado a empresas com contrato com os Correios. O SIGEP permite a integração com o sistema dos próprios correios, para verificar preços e prazos de entrega. Também gera os códigos de barras em uma ou duas dimensões necessários e até fornece o código de rastreamento da encomenda, antes mesmo da postagem.
Este sistema também é distribuído de duas formas. SIGEP WEB é um software que você pode baixar para o computador de sua empresa, de preferência o computador conectado à impressora Zebra ou outra impressora de etiquetas.
É um sistema completo de gerenciamento de encomendas e endereços. Nele, é possível gerar uma lista de encomendas (PLP ou Pré-Lista de Postagem) e imprimir as etiquetas todas juntas ou uma por vez.
Além do software, o SIGEP integra com qualquer ERP ou software de vendas online que utiliza os padrões SOAP e XML. Assim, a loja fica integrada automaticamente com os Correios. Os preços e prazos são calculados antes do cliente fechar o pedido. No painel de controle do administrador, a etiqueta com todos os dados já está pronta para ser impressa.
O acesso também é disponibilizado a empresas com contrato com os Correios. A integração dos sistemas deve ser feita por um programador.
Etiquetas para Correios
As etiquetas não obedecem um padrão de tamanho específico, já que é possível escolher o tamanho (embora o Endereçador trabalhe com etiquetas em folha).
No SIGEP é possível cadastrar a etiqueta. O tamanho recomendado com boa legibilidade tanto humana quanto pelas máquinas dos correios é de ¼ de uma folha a4, ou seja, 104 x 145mm.
Etiquetas para os Correios geralmente são de papel e não precisam resistir a umidade. No entanto, é essencial que se mantenha fixa ao pacote. Sem dúvida isso não é problema, já tivemos contato com papelão cobertos por uma fina camada de silicone, que necessitaram de um adesivo especial, mais forte.
Além de fornecer as etiquetas de postagem, também trabalhamos com ribbons para impressoras térmicas. Em geral, para correios e postagem recomendamos o ribbon misto, que suporta bem o atrito. Há também o ribbon de cera, mais barato, mas não recomendado, já que a impressão pode sofrer desgaste e a informação chegar incompleta no destino.
Saiba mais na página dos Correios.
Deixe um comentário