(19) 3277-0064
Como ler os ingredientes dos rótulos de cosméticos
Nos rótulos de cosméticos há muita informação sobre ingredientes, e geralmente são dispostas em pequenos espaços. Isso num mercado que preza pelo visual limpo e minimalista. A solução muitas vezes é utilizar um rótulo frontal e outro traseiro, mas com propósitos diferentes.
Agora, você sabe como ler as informações de um rótulo de cosméticos? Como entender a lista de ingredientes, e quais são mais ou menos agressivos para sua pele?
Separamos algumas dicas para quem busca opções mais saudáveis em cosméticos.
Primeiro é preciso entender a linguagem. Os ingredientes de cosméticos são padronizados internacionalmente pela INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos), e têm o mesmo nome em qualquer lugar do mundo (o que facilita consultas a dicionários de ingredientes online). Além disso, por determinação da Anvisa, todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão trazer também os nomes de ingredientes em português a partir de 2021.
O consumidor de hoje está muito mais atento aos produtos que consome. Se para o mercado de alimentação isso já é um fato há alguns anos, a preocupação também avança a passos largos para o segmento de cosméticos. A busca por produtos de beleza mais naturais, com menos toxinas e produzidos com mais atenção ao meio ambiente, deve ser a diretriz para as marcas nos próximos anos.
No entanto, essa atenção do consumidor também tem seu "lado feio": o termo greenwashing, um design de rótulo que busca se alinhar a valores que não se aplicam ou não estão ligados diretamente ao produto. Por exemplo, a utilização de imagens de natureza ou selos sem lastro, abordando palavras como "natural" ou "ecológico", sem que isso se reflita na lista de ingredientes ou processo produtivo.
Como não cair em técnicas de greenwashing e escolher cosméticos melhores? A solução está no rótulo! Separamos quatro dicas para você entender melhor o que está comprando.
Tabela de Conteúdos
1. Procure por certificações conhecidas
Há selos que oferecem certas garantias sobre o produto, por exemplo:
- Produto orgânico. Deve ter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas.
- Produto vegano. Não tem nenhum ingrediente de origem animal (como leite, colágeno, cera de abelha), assim como, não aplica testes em animais.
- Leaping bunny / Cruelty free. Este selo, válido no mundo todo, garante que o cosmético é "livre de crueldade", e não realiza testes em animais em qualquer etapa do processo produtivo.
- COSMOS. Cosmos é uma certificação aplicada tanto para ingredientes quanto para produtos finais: certifica produtos que promovem o uso de ingredientes orgânicos, que respeita a biodiversidade e usa recursos naturais de maneira consciente.
2. Atente-se mais para os primeiros ingredientes
Assim como nos rótulos de alimentos, a ordem dos ingredientes segue a proporção que são encontrados no produto, ou seja, os primeiros são os que aparecem em maior quantidade. Por isso é importante ter atenção aos primeiros itens da lista.
Isso não significa que você vai ignorar os últimos, já que alguns deles, como por exemplo, "fragrância", pode ser problemático mesmo em pequenas quantidades (veja abaixo).
É preciso pensar em custo-benefício. Ainda que optar por um produto totalmente natural pode ser mais saudável, estes produtos costumam ter um custo mais alto e vida útil bastante reduzida, já que diversos ingredientes sintéticos ajudam a manter bactérias e mofo longe, aumentando a preservação dos produtos.
3. Utilize um dicionário de ingredientes
Nem especialistas sabem de cor os efeitos de todos os doze mil ingredientes cadastrados no INCI. Para entender um rótulo você provavelmente precisará da ajuda de um dicionário de ingredientes, que aponta o que você deve observar, e quais são mais ou menos problemáticos.
Separamos quatro dicionários online de ingredientes cosméticos para ajudar na sua busca:
- cosDNA
- Paulas's Choice - Ingredient Dictionary
- Entre a Pele - Dicionário de Ingredientes
- Think Dirty App
Por fim, é preciso desmistificar uma velha máxima: nomes complicados não têm nada a ver com nível de toxidade! Há ingredientes cujo termo INCI é sua composição química, bastante complicada, que são saudáveis e ecológicos. E também há termos simples, como por exemplo "óleo mineral", que podem causar diversos problemas. Não é possível identificar se um ingrediente é natural, sintético, cancerígeno ou poluente apenas vendo se o nome "parece difícil".
4. Conheça os "ingredientes-problema" mais comuns
Alguns ingredientes são muito comuns e amplamente utilizados pela indústria, o que não significa que são muito adequados para a pele e para a saúde. Por isso vale a pena se atentar para estes termos:
- Parabenos: são conservadores químicos que aumentam a vida útil, mas podem causar alterações hormonais.
- Sulfatos (Lauril Sulfato de Sódio e Laureth Sulfato de Sódio (SLS e SLES)): limpadores agressivos muito utilizados em xampus, removem os óleos naturais da pele, causando vermelhidão e secura, deixando-a desprotegida.
- Fragrância / Parfum: termo dado a uma substância patenteada cujos ingredientes não podem ser revelados, alguns altamente irritantes.
- Silicone/ Petrolato / Óleo mineral: derivados do petróleo, podem obstruir poros e são altamente contaminantes ao ambiente.
- Polietilenoglicol (Pegs): emulsificante ou solvente, muitas vezes contaminado por substâncias cancerígenas.
- Triclosan: bactericida, pode afetar mucosas, pele e olhos.
- Ftalatos: conservadores, podem causar alterações hormonais.
- Alumínio: pode obstruir poros e causar alterações hormonais.
- Oxibenzona: substância alergênica e altamente poluente.
- Formaldeído/ Tolueno / Formol: tóxicos para o sistema respiratório e cancerígenos.
Rótulo de cosméticos: oportunidade de diálogo com o consumidor
Apesar de muitas vezes pequenos, os rótulos de cosméticos apresentam uma oportunidade de diálogo com o consumidor, principalmente para as marcas novas e alinhadas a produtos mais naturais.
Um rótulo claro, que explica a composição ou convida a saber mais em um site (via link ou QR-code), estabelece uma conversa franca com o consumidor, melhorando as vendas e principalmente, conquistando a confiança do público por meio da transparência.
A Promtec tem equipamentos de ponta para a produção de rótulos de cosméticos em qualquer tiragem, com efeitos especiais de enobrecimento e altíssima definição, o que resulta em uma lista de ingredientes clara e legível, mesmo em fontes menores.
Se a sua indústria de cosméticos procura uma gráfica especializada em materiais adesivos, impressão em alta resolução e entrega confiável, fale com nossos especialistas.
''Separamos algumas dicas para quem busca opções mais saudáveis em cosméticos."
Não vejo discriminação dos produtos pois como diz acima Cosméticos mais Saudáveis então quem procura produtos com esta pegada esta coreto as informações. Ate porque se for certificado pela Ecocert ou pelo IBD não poderão ter estes na sua composição.
Agora para quem prefira os cosméticos convencional ai podem ser perfeitos para a composição.
Nossa, quanta discriminação com os produtos!!!
Parabenos são conservantes justamente para que seu cosmético nao vire uma colônia de bactérias!!!
E silicones são ótimos protetores térmicos!!!!
Oi Laís, tudo bem?
Agradeço sua contribuição, a Promtec é uma indústria gráfica, somos especialistas em falar de Papéis, Filmes Plásticos, Adesivos, Tintas, Vernizes, Métodos de Impressão e Máquinas Gráficas. Nossa rotina é desenvolver arte, imprimir sobre etiquetas e rótulos, adicionar efeitos visuais, cortar, revisar e entregar, entre outros aspectos referentes à manufatura de etiquetas e rótulos.
Dito isso, costumamos trazer para nosso blog diversos assuntos que ajudem nossos clientes com seus desafios do dia-a-dia, geralmente compilados com base em experiência própria, informações vindas de clientes, informações públicas e da literatura "generalista" que temos sobre cada assunto, e pelo feedback dos nossos clientes nossos conteúdos tem os ajudado bastante!
Ainda assim, por não sermos especialistas em Química podemos não ter nos nutrido de informação suficiente, neste caso deixo nosso Blog aberto para especialistas que queriam compartilhar seus conhecimentos com nosso público, se desejar compartilhar seus conhecimentos basta entrar em contato conosco!