(19) 3277.0064
Como o coronavirus se comporta em etiquetas e embalagens
Post atualizado em 12/2020
Uma das maiores dúvidas dos consumidores é saber se é seguro receber compras de mercado, embalagens por delivery ou sobre etiquetas aplicadas à mão. Isso tudo por conta do novo coronavírus.

No momento atual (julho de 2020) não é possível responder a essa pergunta de modo definitivo. Porém, temos um cenário relativamente seguro, pois embalagens representam baixo risco de contágio, segundo fontes oficiais.
Tabela de Conteúdos
Como o COVID-19 se comporta e sobrevive em diferentes superfícies e materiais?
Uma das maiores questões sobre segurança e como se comporta o coronavírus em etiquetas e embalagens, é representada na imagem abaixo, relacionada ao tempo que o vírus pode sobreviver em diferentes superfícies.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, ligada à Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), estudos demonstraram que o vírus da COVID-19 pode sobreviver por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão.
No entanto, essa é apenas parte da resposta. É preciso considerar que:
- A maior parte dos estudos foram feitos em ambientes com alto índice de contaminação, como em hospitais, por exemplo.
- Não é claro se o vírus sobrevivente em superfícies é ativo o suficiente para contaminar uma pessoa.
- As pessoas que entram em contato com superfícies potencialmente infectadas frequentemente também têm contato próximo com a pessoa infectada, dificultando a distinção entre transmissão por gotículas respiratórias ou por superfícies. (OPAS/OMS)
No entanto, a transmissão por fômites [superfícies contaminadas] é considerada um provável modo de transmissão do SARS-CoV-2, considerando os achados consistentes sobre a contaminação do ambiente na proximidade de casos infectados e o fato de que outros coronavírus e vírus respiratórios podem ser transmitidos dessa forma.
(OPAS/OMS)
Quais as recomendações para embalagens?
O fato da OMS manter a contaminação por superfícies como uma possível forma de contágio não significa que seja necessária preocupação extrema. Já que tanto a OMS quanto a FDA (Food and Drug Administration - Estados Unidos) afirmam que é seguro lidar com embalagens. Ambas as instituições também reforçam que não há caso comprovado de contágio do novo coronavírus por superfícies contaminadas:
É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido notificada?
(OPAS/OMS)
Sim. A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa e o risco de pegar o vírus que causa a COVID-19 em um pacote que foi movido, transportado e exposto a diferentes condições e temperaturas também é baixo.
Can I get the coronavirus from food, food packaging, or food containers and preparation area?
Currently there is no evidence of food, food containers, or food packaging being associated with transmission of COVID-19. Like other viruses, it is possible that the virus that causes COVID-19 can survive on surfaces or objects.(FDA/USA)
[Tradução:]
Posso pegar coronavirus de alimentos, embalagens ou áreas de preparo?
Atualmente não há evidências de de alimentos, embalagens ou áreas de preparo associadas à transmissão de COVID-19. Como outros vírus, é possível que o vírus causador da COVID-19 possa sobreviver em superfícies ou objetos.
Devo higienizar compras, embalagens e encomendas?
A resposta das instituições não é clara para o coronavírus em etiquetas ou embalagens. Segundo a OMS, o mais importante a se saber sobre a presença de coronavírus em superfícies é que elas podem ser facilmente limpas com desinfetantes domésticos comuns, que matam o vírus.
A FDA também coloca em suas recomendações para lavar bem as mãos após manusear embalagens de alimentos, antes de prepará-los e antes de comer.
Dessa forma, as mãos devem ser frequentemente limpas com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou higienizadas com álcool em gel. Superfícies em contato com materiais diferentes e expostas a diferentes pessoas, como balcões de atendimento ao público, devem ser limpas e desinfetadas com frequência. Evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz.
Certamente, o amplo uso de máscaras também ajuda a reduzir a contaminação de embalagens e superfícies, evitando a propagação de gotículas contaminadas, além de reduzir a probabilidade de contágio de pessoa a pessoa. Sempre use máscaras ao receber as encomendas, produtos e alimentos, para proteger você e o entregador.
As embalagens e etiquetas comuns agora também passam por processo de limpeza pelo consumidor, o que pode fazer com que a etiqueta desfaça ou a informação apague, principalmente no caso da impressão térmica. Em alguns casos, o álcool é capaz de apagar a tinta de impressão.
Para saber mais sobre o comportamento das embalagens e etiquetas nos processos de desinfecção, leia o artigo "Seu rótulo ou etiqueta está preparado para a desinfecção pelo cliente? Como saber se o rótulo apaga com álcool"
Fontes:
OPAS/OMS - https://iris.paho.org/handle/10665.2/52472
OPAS/OMS - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
FDA/USA - https://www.fda.gov/emergency-preparedness-and-response/coronavirus-disease-2019-covid-19/covid-19-frequently-asked-questions#food
Deixe uma resposta