(19) 3277.0064
Conheça o case de sucesso da Promtec com a Apothek!
Post atualizado em 06/2020

Já pensou em tomar um coquetel único em um bar que está embaixo de uma galeria de arte? Você sabe que essa é uma experiência única — e a Apothek Cocktails & Co. também.
Com um bar diferenciado em São Paulo, a empresa define que vende "coquetéis criativos em espacinho chique". Além disso, desenvolve engarrafados manuais em pequenas quantidades.
Como deixar claro que os produtos são selecionados? De que forma atrair o público que deseja ter essa vivência diferenciada?
A ideia era mostrar isso já no rótulo da bebida. Por meio de uma parceria com a Promtec, foi possível entregar um item personalizado, que condiz com as expectativas do cliente.
Como ocorreu esse processo e por que valeu a pena investir nessa proposta? É o que mostramos neste post. Saiba mais!
Tabela de Conteúdos
O que é a Apothek Cocktails & Co.?
A história da Apothek começou há quatro anos com o CEO, Rodrigo Benez. Vendo uma oportunidade, ele se uniu a Alexandre D'Agostino, e ambos investiram no mercado de coquetelaria.
Antes disso, Benez já havia montado alguns restaurantes em São Paulo. D'Agostino já tinha mais de 20 anos de expertise de balcão. Com tudo a favor para alcançar o sucesso, os dois aproveitaram o timing, como conta o CEO:
Eu modelei um projeto, a gente se entusiasmou, eu convenci o Ale, começamos a fazer alguns testes, umas prototipagens, chegamos em uma primeira garrafa e fizemos três pré-lançamentos para um círculo fechado de amigos. As três primeiras pré-fornadas foram um sucesso. Vendemos tudo. Foi quando a gente realmente topou tocar a empresa.
Hoje, a Apothek Cocktails & Co. está localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo. A empresa paulistana desenvolve fornadas de coquetéis em pequenas quantidades. A bebida é produzida e engarrafada por humanos.
Focada no produto artesanal e no valor agregado, a empresa busca mudar os hábitos dos consumidores. Afinal, se o costume é tomar coquetel em casa, eles mostram que é possível alterar esse comportamento.
Junto a isso, oferecem um bar diferenciado, que fica embaixo de uma galeria de arte. Por todos esses motivos, já deixou de ser um exagero dar o título de "melhor bar" para a Apothek Cocktails & Co. Tanto é que esse prêmio já foi recebido duas vezes pela Veja e pela Folha de S. Paulo.
O que é a Promtec?
A Promtec tem mais de 30 anos de experiência e inovação em soluções em Etiquetas e rótulos adesivos, Lacres de Segunraça, Bobinas, Tags e Ribbons.
Com mais de 2.500 clientes ativos — a maioria de longa data —, a empresa oferece equipamentos de última geração para atender ao mercado de automação e informação.
Entre 2000 e 2010, a Promtec investiu em novos equipamentos e se posicionou como especialista no mercado de etiquetas autoadesivas. A partir disso, começou sua expansão.
Em 2013, passou a atuar em todo o Brasil, o que exigiu novas demandas. Em 2016, foram os lacres de segurança. Um ano depois, foi a vez dos rótulos em pequenas tiragens — necessidade da Apothek.
Para facilitar aos parceiros, a Promtec apostou em uma impressora digital de grande porte.
Desse modo, oferece uma grande variedade de modelos com custo acessível. Devido ao sucesso, em 2018, a produção foi transferida para um novo barracão, com o dobro do espaço.
Novos equipamentos de acabamento foram instalados para atender esse público diferenciado e cumprir a meta da Promtec, segundo o fundador, Jáson Goulart Nunes:
Para mim, a chave do negócio é a eficiência operacional, ou seja, produzir com a maior qualidade e o menor custo.
Como a Apothek encontrou a Promtec?
Antes dessa parceria, a Apothek Cocktails & Co. imprimiam os rótulos em folha A4 e passavam para o adesivo. O processo manual se tornou inviável com o passar do tempo devido à grande demanda.
Em processo de pesquisa, os donos do bar encontraram a Promtec. A recomendação foi do diretor de operações. Ainda assim, muitos testes foram feitos.
A Apothek queria fortalecer a marca. Assim, o parceiro deveria desenvolver algo que mantivesse o padrão.
Até então, o rótulo era impresso em papel vergê. No entanto, a Promtec não trabalha com esse material. Com a sugestão de fazer uma troca, um novo projeto foi criado.
O layout permaneceu o mesmo para suprir a necessidade visual da bebida.
A Promtec ofereceu rótulos para o gin com um papel mais nobre e que traz um aspecto melhor — o mesmo utilizado para vinhos.
Com esse papel texturizado, o resultado ficou excelente. A ideia da Apothek de reforçar o fato de a bebida ser artesanal ganhou força, e os rótulos foram aprovados.

Quais soluções foram apresentadas para a Apothek Cocktails & Co.?
O grande problema da Apothek era ampliar a produção. Mesmo com a demanda cada vez maior, era preciso continuar a proposta de personalização.
Como os produtos são engarrafados por humanos e produzidos de forma artesanal, a única preocupação era continuar com essa ideia.
Afinal, se você é um consumidor exigente, não vai querer o mesmo produto que todo mundo, certo?
Por isso, a Apothek queria manter sua identidade visual — nesse caso, mais rústica para mostrar a produção diferenciada.
Com o sucesso da parceria, a empresa virou recorrente nos pedidos, inclusive com campanhas exclusivas e rótulos comemorativos.
O preço deixou de ser uma preocupação. O que um cliente normal da Promtec paga R$ 0,20, a Apothek investe R$ 6,00. O motivo? A confiança estabelecida. Segundo Benez, esse é o principal fator para continuar a parceria por mais de um ano:
Gostamos de trabalhar com empresas consolidadas, que aspiram confiabilidade. Sabemos que vão atender prazos, cumprir suas responsabilidades e compromissos e atender de maneiras especiais. A gente tem hoje um mercado muito competitivo, então, você precisa ter um parceiro que fornece competitividade. A Promtec não dá só um valor bruto, ela adiciona competitividade, porque o produto tem qualidade, e o preço é bom.
A expectativa é que a relação entre a Promtec e a Apothek permaneça por muito mais tempo. Com produtos únicos e personalizados (neste caso, rótulos de bebidas), as duas empresas se unem para gerar valor agregado e manter a qualidade.
Assim, o gargalo de imprimir e colar os rótulos com cola branca é diminuído. Enquanto isso, a Promtec aumenta sua expertise e ajuda a outra empresa a crescer.
Agora é só você experimentar os drinks da Apothek Cocktails & Co. e sentir a experiência única. O resultado é a fidelização dos clientes.
Também quer contar com a Promtec para manter a identidade visual da sua empresa e alcançar o sucesso?
Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos diferenciar seus produtos a partir de um rótulo diferenciado.
Deixe uma resposta