(19) 3277-0064
Do que é feito o ribbon de impressão térmica?
Post atualizado em 09/2019
Assim como as etiquetas, o ribbon também é um "sanduíche" de várias camadas. Existem ribbons de diferentes formulações, que trabalham com temperaturas mais altas ou mais baixas, e são indicados para impressões em papeis e filmes, de longa ou curta duração. Com tantas características, claro que há variações nos componentes do ribbon.
De modo geral, o ribbon é formado por cinco camadas.
Backcoat: Trata-se da camada que entra em contato diretamente com o cabeçote de impressão. É um revestimento fino com a função de protegê-lo, além de garantir um bom deslizamento durante a impressão. Também facilita a transferência de calor para a tinta.
Filme de Poliéster (PET): Um filme fino que funciona como estrutura para o ribbon. É o responsável por manter tudo no lugar e receber as camadas de produtos químicos.
Release Layer: É a camada entre o PET e a tinta, com a função tanto de ancorá-la no filme durante a sua fabricação quanto garantir a transferência para o suporte na impressão.
Tinta: Esta é a camada de tinta que é transferida para as etiquetas durante a impressão por termotransferência. Essa camada de tinta é especialmente formulada com cera, resina, ou uma mistura de ambos, além do pigmento.
Topcoat: Em alguns ribbons há ainda um revestimento sobre a tinta, tanto para conservá-la até a sua utilização quanto para melhorar a adesão dessa tinta ao substrato.
Tabela de Conteúdos
A formulação das tintas
Existem quatro tipos básicos de ribbons:
- Cera: Ribbon mais barato, recomendado para papeis e superfícies rústicas. Possui a menor temperatura de fusão, e tem pouca durabilidade e resistência ao atrito.
- Cera/Resina: Trata-se de um ribbon intermediário, em todos os sentidos. Costuma ser o mais recomendado para uso geral, desde papel até os filmes mais comuns.
- Resina: Ribbons de resina são mais caros, mas têm alta durabilidade, alta resistência a atrito, umidade e desgaste. Requer uma temperatura mais alta no cabeçote de impressão para a fusão.
- Super Resina: Ribbons especialmente formulados para necessidades especiais, como resistência a altas temperaturas, óleos, solventes e outras agressões.
As tintas são compostas de pigmento (cor) e veículo. No caso do ribbon, como podemos ver, os veículos são baseados em ceras e resinas. Vamos entender melhor o que é este componente.
Ceras
As ceras podem ser naturais ou sintéticas, como parafina, cera de abelha ou cera de carnaúba. As ceras derretem durante o processo de impressão, preenchendo a rugosidade do substrato, por isso são mais indicadas para papéis e outros suportes texturizados ou porosos.
- Geralmente sólidas à temperatura ambiente, ainda que moles.
- Derretem em temperaturas mais baixas.
- Resistentes a água.
Resinas
As resinas também podem ser naturais ou sintéticas, como uretano, borracha sintética, silicone, poliéster e poliolefina. Durante a impressão amolecem e ficam grudentas, para maior compatibilidade na impressão com filmes extremamente lisos.
- Requerem alta temperatura de fusão.
- Insolúveis em água.
- Podem ser misturadas ou endurecidas para maior durabilidade e resistência química.
Um ribbon para cada cenário
Os ribbons são fabricados em diferentes formulações e medidas, para cada modelo de impressora térmica e aplicação. Se você precisa de ribbons para imprimir suas etiquetas, fale com a gente.
Deixe um comentário