(19) 3277.0064
Equipamentos para automatizar a aplicação de etiquetas e rótulos
Post atualizado em 03/2018
Todo cliente com um volume considerável de etiquetas se depara com um problema: a aplicação manual é trabalhosa, o que demanda mão de obra e pessoal. Existem várias soluções, desde aquelas mais econômicas para produções menores até rotuladoras totalmente automáticas integradas à linha de montagem.
Para saber qual a solução ideal para o seu negócio, primeiro é preciso conhecer as opções. Salvo o rebobinador, todos os equipamentos são utilizados no ponto de aplicação das etiquetas.
Tabela de Conteúdos
Dispensador de Etiquetas - Manual
O dispensador de etiquetas manual é um suporte para as suas etiquetas, que facilita a organização e aplicação, principalmente quando você utiliza vários rolos diferentes. (Por exemplo, etiquetas semanais para controle de ingredientes em restaurantes.)
Observação: muitos sites listam como "dispensador de etiquetas manual" os dispensadores eletrônicos ou os aplicadores de etiqueta manuais, que veremos adiante.
Exemplo: MaQeo - SS
Dispensador de Etiquetas - Eletrônico
O dispensador de etiquetas eletrônico também é chamado de "destacadora" pois essa é a sua função principal: separar a etiqueta do liner (suporte). O dispensador tem um sensor capaz de ler a etiqueta pendurada pronta para o uso. Assim que ela é removida, o equipamento já envia a próxima.
Isso agiliza o trabalho de aplicação manual, já que o operador tem sempre uma das mãos livres para pegar o produto e outra para aplicar a etiqueta. É mais fácil entender como funciona o dispensador ou destacador de etiquetas no vídeo abaixo:
Dispensador Intermitente
Alguns modelos de dispensadores têm suportes para que você aplique a etiqueta diretamente na caixa ou embalagem, o que agiliza ainda mais o processo. Neste caso, há um botão ou sensor que inicia a aplicação:
Exemplos:
Rebobinador de etiquetas
O rebobinador é colocado em frente à impressora térmica. Ele é muito útil quando a impressão é feita em um escritório distante da área de aplicação, ou quando a impressão das etiquetas é feita em lotes.
Observação: alguns modelos de impressora térmica (principalmente impressoras de porte industrial) já vêm com rebobinador integrado, ou pode ser comprado como acessório.
Exemplos:
Impressora Térmica com Dispensador
Muitas impressoras podem ter integrado ou como opcional um dispensador (também chamado de peel-off ou peeler). Com esse equipamento, assim que a etiqueta sai da impressora ela já é separada do liner, e basta colá-la diretamente na superfície.
Esses modelos são recomendados quando a impressão é feita diretamente no local de aplicação e quando há dados variáveis envolvidos (cada etiqueta precisa ser única, assim faz sentido imprimi-la somente na hora de aplicar).
São muito utilizadas na impressão de etiquetas para crachá de eventos, agilizando a recepção dos participantes e diminuindo filas.
Exemplos:
- Linhas Zebra GK420 e GC420 (Consulte o modelo)
- Argox Amigo (Consulte o modelo)
Aplicador Manual
O aplicador manual é o mais lembrado pelo público. Trata-se de um equipamento de mão, onde você carrega o rolo de etiquetas e aperta uma alavanca para aplicar a etiqueta. Existem aplicadores de diversos tamanhos, para etiquetas de até 10cm de largura.
Exemplos:
Observação: Além do aplicador, existe também a "etiquetadora manual", que, antes de dispensar a etiqueta, aplica um carimbo para preços, datas e outras informações.
Rotuladora Semiautomática
A rotuladora ou etiquetadora semiautomática é um equipamento que aplica o rótulo em embalagens quadradas ou cilíndricas de modo quase automático. O operador coloca o suporte a ser etiquetado na máquina e o remove, rotulando rapidamente todo o lote. As rotuladoras semiautomáticas não precisam estar integradas a uma linha de montagem.
Exemplos:
Rotuladora Automática
As rotuladoras ou etiquetadoras automáticas são os equipamentos mais sofisticados em aplicação de etiquetas e rótulos. São totalmente automatizadas e exigem apenas a reposição dos suprimentos.
As rotuladoras automáticas são sempre integradas a uma linha (esteira) ou sistema contínuo de produção. É a solução adotada em escala industrial pela maior parte das empresas, por isso também têm uma grande cadeia de fornecedores de equipamentos, que precisam ser integrados à produção do cliente.
Exemplos de fornecedores:
Deixe uma resposta