(19) 3277.0064
Escolhendo o Rótulo Ideal para Embalagens Flexíveis
Post atualizado em 09/2019
Embalagens curvas e flexíveis (maleáveis) apresentam um desafio para os rótulos adesivos, que além de curvarem ao redor da embalagem, muitas vezes precisam ser tão flexíveis quanto a própria embalagem. Pensando nisso, podemos sugerir diferentes materiais para todos os tipos de suportes, dos rígidos aos conformáveis.

Tabela de Conteúdos
Suportes rígidos
Os suportes rígidos requerem filmes menos conformáveis (que não esticam) para uma boa aplicação. De modo geral recomendamos o BOPP para suportes rígidos, e, em casos especiais o Poliéster (PET), quando a etiqueta precisa resistir a calor e tensão. O poliéster é um material especial utilizado em situações limite, por isso muito mais caro que o BOPP, de uso comum. Em ambos os filmes temos opções altamente transparentes, o que permite um ótimo acabamento, de rótulo praticamente invisível.
Suportes semirrígidos
Embalagens de shampoo e condicionador são mais conformáveis, e podem ser apertados. Muitas vezes também são curvas e acinturadas, o que requer certa maleabilidade do rótulo para boa aparência, sem bolhas ou ranhuras. São recomendados os filmes em polipropileno (PP), que também possuem alta transparência, embora já com um brilho perolado.
Suportes conformáveis
Se a embalagem é mais mole, feita para ser apertada mesmo, como certos potes de loções e cremes, o filme precisa ser mais maleável. Para isso há no mercado filmes de poliolefina (PO), que combinam as melhores características do PP e do PE.
Suportes flexíveis
Os rótulos para tubos precisam ser bastante flexíveis, já que serão apertados e esticados para todas as direções. O rótulo não pode levantar ou criar bolhas durante toda a vida útil, por isso recomendamos rótulos de polietileno (PE), ideal para esse cenários. Os rótulos de PE podem ser transparentes, mas o acabamento não é o ideal, já que a aparência é mais fosca.
MDO - Machine Direction Orientation
A produção de filmes plásticos pode ser "orientada", ou "estirada" em duas direções: transversal ou na direção da máquina, o que altera a morfologia dos filmes, permitindo o rearranjo das suas moléculas e a cristalização dos polímeros em determinados casos. Esse tipo de processo altera as características dos filmes, permitindo novas propriedades, relacionadas à resistência, transparência, maleabilidade e propriedade de barreira.
Por exemplo, para suportes semiconformáveis e conformáveis, a fabricante UPM Raflatac indica o Raflex MDO, um produto estirado na direção da máquina, que possui alta flexibilidade no sentido transversal e boa rigidez no sentido oposto. Isso permite uma excelente impressão e alta velocidade na aplicação do rótulo.
Apenas como exemplo, temos o BOPP, que significa polipropileno biorientado. Ou seja, ele é estirado tanto na direção da máquina quanto na transversal, rígido em ambos os sentidos e não recomendado para embalagens acinturadas.
Adesivo resistente a água
Toda linha de materiais adesivos para superfícies conformáveis está disponível com adesivos resistentes a água, já que são muito aplicados no setor de higiene pessoal. Os próprios filmes já resistem bem a umidade, por isso é preciso que o adesivo também não descole do shampoo durante o banho do cliente.
Está em dúvida sobre qual é o melhor material para o seu rótulo ou etiqueta? Entre em contato com a gente, mostre como é a sua embalagem, conformável e acinturada ou não, que nós podemos ajudar!
Deixe uma resposta