(19) 3277-0064
Etiqueta caindo do produto - 5 passos para resolver
Post atualizado em 03/2015
Como fornecedores de etiquetas, muitas vezes recebemos ligações de clientes com problemas em seus negócios: a etiqueta descola do produto ainda na fábrica, durante o transporte ou nas mãos do consumidor. O pedido que costumamos ouvir neste caso é “você tem uma etiqueta que cola forte?”
Sim, há etiquetas que praticamente se fundem ao material, tornando sua remoção ou queda impossível. Mas podem não ter um custo-benefício atrativo, quando há soluções muito mais simples, às vezes até sem trocar o produto. São cinco passos necessários para identificar os problemas mais comuns:
Tabela de Conteúdos
1 - Entender a etiquetagem dentro do processo todo
O primeiro passo é entender todo o processo da indústria ou produção, e ver em qual etapa é aplicada a etiqueta auto-adesiva. Às vezes a etiqueta é aplicada logo após a limpeza das embalagens, o que faz com que ela tenha de aderir a garrafas molhadas, ou quentes, ou ainda ensaboadas, o que diminui a aderência do adesivo. Mudar o processo de etiquetagem para mais à frente na linha de montagem pode ser uma solução.
Quer uma dica? A Promtec trabalha com adesivos para superfícies molhadas, úmidas e até mesmo submersas em água. Para saber mais clique no botão abaixo:
2 - Qual é o estado da superfície na aplicação?
Este é o problema mais comum, e também o mais simples de resolver. Muitas vezes a superfície onde a etiqueta será aplicada pode estar suja de poeira (um dos principais “inimigos” do adesivo), óleo, graxa, água ou umidade.
Por exemplo, fábricas de móveis e madeireiras costumam ser ambientes empoeirados. Assim, as etiquetas que devem se manter nos móveis grudam apenas na poeira sobre eles, caindo facilmente durante o transporte. Passar um pano semiumedecido costuma resolver a maioria desses casos.
Da mesma maneira, indústrias de metais utilizam lubrificantes para cortes de peças, que acabam permanecendo em suas superfícies e impedindo a aderência das etiquetas. Assim, limpar a peça com um pano seco antes da etiquetagem pode melhorar muito a aderência da etiqueta.
3 - Como é a aplicação no local? Há funcionários instruídos para isso?
Às vezes há enganos na aplicação da etiqueta. Se a etiqueta for aplicada e removida para ser reposicionada, ela perde parte de suas propriedades adesivas. Do mesmo modo, na aplicação manual, é preciso tomar o cuidado para que a área da “cola” do adesivo não grude nas mãos, isso faz com que a sujeira e a gordura permaneçam na etiqueta, atrapalhando o contato com a superfície.
Outra dica que ajuda muito na aplicação manual é aplicar pressão sobre a etiqueta. Outro nome para etiquetas auto-adesivas é etiquetas sensíveis à pressão. Passar um pano seco com firmeza (ou até mesmo os dedos) sobre a etiqueta depois de colar pode melhorar significativamente o seu desempenho. Isso também acontece em aplicadoras automáticas, quando o mecanismo que pressiona a etiqueta logo após a aplicação não está regulado corretamente.
4 - A que ação está sujeita a etiqueta antes e depois da cura?
Há etiquetas que são aplicadas em caixas de papelão que são prontamente armazenadas em depósitos. E existem etiquetas aplicadas em maquinário pesado que vão para um pátio, expostas à chuva, frio e calor. Há etiquetas que somente atingem 100% de suas propriedades (por exemplo, resistência à umidade ou ao calor) depois de totalmente curadas, o que acontece geralmente num período entre 24 e 60 horas, dependendo do material.
Etiquetas com baixa estabilidade térmica, por exemplo, resistem pouco a variações de temperatura depois que o adesivo é curado. O movimento de expansão e contração do frontal acaba rompendo o próprio adesivo, fazendo a etiqueta “cair sozinha”.
5 - Esta é a etiqueta adequada para aquela aplicação?
Por fim, há etiquetas e adesivos mais adequados para cada tipo de material e intempéries a que ele estará sujeito. Se a etiqueta está descolando sozinha, é possível que não seja a etiqueta mais adequada. Neste caso, há toda uma variedade de combinações de adesivo e frontal ideais para cada tipo de material.
Por exemplo, há etiquetas especiais para pneus, etiquetas que resistem bem a baixas temperaturas e congelamento, etiquetas próprias para calor e altas temperaturas e etiquetas próprias para ambientes abertos, que podem ser submetidas à chuva, vento e variação de temperatura.
Um caso curioso que vale à pena citar é o de um cliente com problemas onde a aplicação era supostamente simples: caixas de papelão de transporte, que ficavam armazenadas em galpões, protegidas da umidade, mas que ainda assim estavam “perdendo as etiquetas”. Uma investigação mais a fundo revelou que as caixas não eram de papelão comum, mas revestidos de parafina. Foi necessária uma etiqueta especial para o material, de adesivo em borracha com baixa coesão, para que penetrasse bem, mantendo a etiqueta no lugar e resolvendo de vez o problema.
Se o seu problema é “etiqueta caindo”, esses cinco passos vão te ajudar a investigar como resolver a questão da maneira mais adequada, muitas vezes sem gastar nada a mais nem a necessidade de uma etiqueta mais especial, ou “cola mais forte”.
Olá, bom dia.
Tenho um processo de rotulagem que é feito em fibra-lata e rótulos com acabamento emborrachado (Soft-Touch). O rótulo adere perfeitamente na lata mas temos muito problema de descolamento na região de sobreposição das pontas dos rótulos.
Já aumentamos a gramatura da cola, de 20g/m2 para 40g/m2, trocamos o tipo de adesivo de acrilico para hotmelt, mas não resolveu. Por enquanto estamos usando os rótulos "mais curtos" para não sobrepor as pontas (o que resolveu) mas isto prejudica o aspecto visual do produto.
Teriam alguma dica para que possamos manter a sobreposição com o mesmo tipo de acabamento (soft-touch emborrachado).
Obrigado
Olá, gostaria de uma dica, utilizo somente um tipo de etiqueta para vários tipos de produtos, a embalagem que utilizo é um saco de papel multifoliado com plástico por dentro seguido de duas camadas de papel. Porém para alguns produtos a etiqueta solta sozinha após pouco tempo de sua aplicação. Existe a possibilidade do produto que está dentro da embalagem interferir na adesão da cola e atravessar a camada de plástico e as duas de papel e por fim soltar a etiqueta?
obrigado
Olá Leandro, tudo bem?
Agradecemos a pergunta, adoramos desafios como esse!
A embalagem multicamada cria mais barreiras de proteção, porém é preciso conferir se ela está sendo eficiente em impedir migração. Seus produtos são molhados ou possuem resíduo de gordura, óleo ou similar? As camadas de papel ficam com aspecto "molhado" depois do envase? Mesmo usando plástico seu produto não vai estar isolado completamente do mundo exterior. É por isso que embalagens Longa Vida são compostas de pelo menos 6 camadas, entre elas papéis, plásticos e alumínio.
Outra pergunta importante a se fazer é se a etiqueta descola imediatamente após o envase, ou se isso acontece depois de um tempo ou ainda se há algum evento que faz com que elas caiam (calor, congelamento, transporte). Essa resposta pode dar indicativos de onde procurar a causa raiz do problema.
Para entender todo o contexto é preciso analisar a composição da sua etiqueta também, o formato (shape) desses produtos onde a etiqueta se solta, a forma como ela está sendo aplicada e o ambiente onde você aplica.
1) Composição da etiqueta: a camada externa da sua embalagem é papel, certo? Papel é poroso, para que a etiqueta cole nesse tipo de superfície é ideal que tenha um adesivo (cola) capaz de entrar entre as fibras do papel e se moldar à essa superfície com micro poros, aumentando a área de contato entre a etiqueta e a embalagem. Nesse caso adesivos à base de borracha podem ajudar. Quanto mais porosa a superfície, mais vamos ter que ajustar a gramatura de cola para conseguir adesão suficiente.
2) Formato (shape) dos seus produtos: se os seus produtos deixam a superfície da embalagem muito irregular (com pontas, "picos" e "vales") a etiqueta precisará contornar esse formato. Com o tempo toda etiqueta irá fazer "força" para voltar à sua forma plana. Se a adesão com a superfície for pequena, ela consegue se descolar e voltar à forma plana. Se esse for o caso pode ser necessário utilizar etiquetas feitas em materiais mais maleáveis / conformáveis e menos rígidas, ou seja, que fazem menor força para ficarem planas.
3) A forma como ela está sendo aplicada: toda etiqueta adesiva é sensível à pressão. O adesivo (cola) ativa com pressão. Por isso etiquetas são chamadas de Pressure Sensitive Adhesives. Se não tem pressão, não ativa o adesivo, ela tende a se soltar. Sem pressão a cola não estará 100% em contato com a superfície da embalagem. Se este for o caso, aplique pressão. Preferencialmente cole a etiqueta na embalagem antes de envasar, com a superfície da embalagem plana. Aplique e pressione (massageie) a etiqueta com um rolete ou com a mão mesmo.
4) Ambiente onde você aplica: já vimos muitos casos onde a manipulação das embalagens ocorre em bancadas com resíduo de óleo / gordura ou molhadas, e esses elementos contaminam o exterior da embalagem, tornando muito difícil a adesão da etiqueta. Se isso acontece, tente aplicar as etiquetas em outro ambiente que não seja o de produção. Aplique no escritório, por exemplo, e veja se melhora.
Leandro, por fim, se o problema não estiver no processo sempre há a possibilidade de buscar etiqueta com maior gramatura de cola, mas sempre sugerimos que comece verificando se não tem algo no seu processo que pode ser melhorado.
Se desejar nos ligue no (19) 3277-0064 ou solicite um contato pelo formulário e lhe ligaremos.
Olá. Gostaria de saber qual é a etiqueta mais adequada para colar em Big Bags de ráfia.
Preciso de uma que tenha em torno de 10x10cm.
Obrigado.
Atendemos a diversos clientes que colam etiquetas em Ráfia, temos um adesivo (cola) que adere nesta superfície, veja: https://www.promtec.com.br/produto/etiqueta-para-sacarias-saco-de-rafia-e-big-bag/
Por favor, acesse nosso formulário de orçamento e informe seu telefone para podermos conversar e entender melhor sua necessidade: https://materiais.promtec.com.br/fale-com-especialista
Gostaria de um orcamento para etiquetas para industria massas frescas congeladas..uma etiqueta que nao descola do produto.
Olá Eloi, amanhã pela manhã um dos nossos consultores entrará em contato com você.
BOA TARDE
QUAL É A MELHOR ETIQUETA RECOMENDADA PARA UTILIZAÇÃO EM SACOS PLÁSTICOS, A ADERÊNCIA IRA OCORRER EM CAMPO ABERTO (ÁREA RURAL) E POSTERIOR TRANSPORTE