(19) 3277.0064
Etiqueta de Eficiência Energética
Post atualizado em 08/2019
A etiqueta de eficiência energética já faz parte do dia a dia do consumidor brasileiro. A iniciativa do do Programa Brasileiro de Etiquetagem existe há mais de vinte anos para produtos como refrigeradores e condicionadores de ar, e continua a expandir para cada vez produtos. Fale com um Especialista!
Hoje até os carros têm seu rendimento avaliado e exibido por uma etiqueta veicular. Uma das mais recentes iniciativas do programa é a etiqueta de performance para pneus, que explicamos em outro post.
O programa, coordenado pelo Inmetro, visa informar ao consumidor sobre as características energéticas do produto que está comprando: se é mais ou menos econômico, e assim incentivar a indústria nacional a inovar cada vez mais nesta área, que traz benefícios à economia e ao meio ambiente.
Como é a etiqueta
A etiqueta de eficiência energética, também chamada de ENCE - Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, apresenta alguns dados do produto, como marca, modelo e tensão, e um gráfico em barras, que aponta em qual “posição” de eficiência aquele eletrodoméstico se encontra. Os mais eficientes ganham conceito A, os menos eficientes ficam com E, F ou G, dependendo do produto.
Hoje existem no Brasil 38 programas, entre ativos e em desenvolvimento: Aquecedores, bombas e motobombas, chuveiros elétricos, condicionadores de ar, congeladores e refrigeradores, fogões, fornos elétricos e microondas, lâmpadas, lavadoras de roupa, motores elétricos, televisores, torneiras elétricas e ventiladores.
Além disso, há os programas especiais de etiquetagem veicular, etiquetagem de pneus e o programa de etiquetagem de edificações, chamado PBE Edifica.
Como escolher a etiqueta certa para o seu produto
A ENCE tem algumas particularidades interessantes que exigem um cuidado a mais do fabricante de etiquetas.
- A etiqueta é obrigatória para os produtos classificados. Portanto não pode cair durante o transporte, armazenagem e manuseio.
- Precisa ser resistente, já que muitas vezes o produto estará em um ambiente sujeito a poeira e umidade, como galpões de armazenagem e distribuição.
- Precisa ser removível pelo cliente final, sem dificuldades, sem deixar resíduos, e claro, sem estragar a superfície do produto.
Para isso recomendamos etiquetas removíveis. São produtos desenvolvidos para permanecer com firmeza na superfície e ao mesmo tempo ser removido com facilidade. Ela é usada em etiquetas e rótulos de vidros, etiquetas de potes, panelas e vasos, adesivos com informações de venda (em televisores e aparelhos de som), e claro, nas etiquetas de eficiência energética.
Para isso é necessário um frontal em filme para não rasgar quando for removido. Isso é possível com diversos materiais, até mesmo com BOPP, um material de baixo custo e ótimo acabamento.
Fazemos a impressão da etiqueta na Promtec por flexografia ou usando impressão digital. Quando a empresa tem mais de um produto, a impressão das informações em preto (modelo, classificação e dados de consumo) pode ser feita em uma impressora térmica pelo processo de termotransferência, o que permite trabalhar com dados variáveis. Essa impressão de etiquetas pode ser feita pela própria indústria, conforme a demanda e produção.
Selos de Eficiência Energética
Os produtos mais bem classificados em cada categoria ganham também um selo de eficiência energética, emitido pelo Procel (no caso de produtos elétricos) e pelo Conpet (no caso de combustíveis). São selos coloridos, que chamam a atenção do consumidor para aqueles produtos, principalmente se impressos com fornecedores de alta qualidade.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem é um programa em constante evolução, com novos itens classificados a cada ano. O empresário brasileiro deve ficar atento e inovar no desenvolvimento de produtos cada vez mais econômicos e eficientes. E uma vez que seu produto foi muito bem avaliado pelo Inmetro, nada melhor do que exibir com orgulho a classificação, em uma bela etiqueta adesiva!
Saiba mais:
Deixe uma resposta