(19) 3277-0064
Etiquetas e rótulos sustentáveis
Post atualizado em 12/2020
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Apesar de trabalharmos com materiais, como etiquetas e rótulos sustentáveis (reciclados) ou compostáveis, não temos essa opção para tiragens pequenas. No entanto., neste artigo explicamos por que e quais outras soluções possíveis podemos propor.
Geralmente recebemos perguntas do tipo "vocês trabalham com etiquetas recicláveis? Feitas com material reciclado? Ecológicas?" A resposta é mais complexa do que pode parecer. As soluções mais sustentáveis, podem não ser as que você pensa.
As empresas estão cada vez mais atentas à questão da sustentabilidade. Seus produtos são às vezes orgânicos, recicláveis e criados com responsabilidade social em mente. Com todos esses valores atrelados à marca, é claro que as etiquetas e rótulos não poderiam ficar de fora.
Tabela de Conteúdos
- 1 Etiquetas são recicláveis?
- 2 Parece sustentável, mas não é. A tal "aparência de reciclado"
- 3 Sustentabilidade da matéria-prima e etiquetas de material reciclado
- 4 Maior aproveitamento e menos desperdício
- 5 Saindo do caminho: embalagem com rótulo ou etiqueta pode ser reciclada?
- 6 Etiquetas biodegradáveis (papel biodegradável)
- 7 Sustentabilidade nas tintas de impressão
- 8 Sustentabilidade é um jogo de longo prazo
Etiquetas são recicláveis?
Vamos começar com o “balde de água fria”:
Etiquetas e rótulos adesivos não podem ser reciclados
Etiquetas são materiais complexos com pelo menos três camadas: frontal (material da superfície), adesivo e liner siliconado. Ainda precisamos acrescentar a tinta de impressão, e, eventualmente, laminação e vernizes.
O problema está no segundo item: adesivo. O processo de reciclagem de papéis e plásticos exige um material mais limpo, sem contaminantes. Dessa forma, não é possível separar o adesivo do frontal, tornando-o impossível de reciclar.
Mesmo sem o adesivo, frontais muitas vezes são filmes muito finos, não recicláveis, assim como sacolas plásticas de supermercado.
Então o que é sustentabilidade para materiais adesivos?
Quando falamos em materiais sustentáveis, estamos pensando em como é possível minimizar os danos ao ambiente pensando em toda a cadeia do produto. Mas antes, uma provocação:
Parece sustentável, mas não é. A tal "aparência de reciclado"
Muitas vezes, para parecer mais sustentável, a marca cria um rótulo com impressão de fundo semelhante ao papel reciclado, utiliza tons terrosos ou opta por uma aparência mais rústica.
No entanto, isso não tem nada de ecológico. Pode até utilizar mais tinta e materiais mais espessos sem real necessidade, tornando o produto menos sustentável do que seria com um rótulo em filme, por exemplo.
Rótulos mais finos, que utilizam menos material para a produção, são mais ecológicos, e de aparência mais sofisticada, o que torna um desafio para a marca comunicar os seus valores.
Sustentabilidade da matéria-prima e etiquetas de material reciclado
Os grandes fornecedores de rótulos e etiquetas são empresas compromissadas com a sustentabilidade em suas operações. Isso começa na origem das matérias-primas: os papéis vêm de madeira certificada por órgãos internacionais como FSC (Forest Stewardship Council), que garantem o manejo adequado das florestas de origem.
Contudo, o custo de uma certificação FSC para convertedores e gráficas nem sempre é atraente. Assim, ainda que utilizem materiais certificados, não podem imprimir o logo nas embalagens e rótulos de clientes.
Outro meio de criar um produto mais sustentável é a partir de materiais reciclados ou alternativos, como bagaço de cana-de açúcar, por exemplo. São papéis indicados para marcas de produtos orgânicos e naturais, e se enquadram nas categorias de papéis texturizados.
Mas não podemos nos esquecer que, para as marcas, parecer sustentável é tão importante quanto ser.
Muitos materiais que utilizam componentes alternativos ou reciclados em sua composição acabam vendendo pouco, pois as marcas não conseguem mostrar isso para os consumidores. Materiais ecológicos podem ter aparência idêntica às suas contrapartidas mais poluentes, com um custo maior.
Maior aproveitamento e menos desperdício
As ações mais efetivas para maior sustentabilidade não está diretamente visível nos rótulos: processos industriais que reduzem o desperdício de matéria-prima, a necessidade de água para resfriamento ou o uso de solventes e outros químicos.
Com o passar dos anos, os filmes têm ganhado cada vez mais resistência à tração. Isso permite que as etiquetas sejam cada vez mais finas, reduzindo o material necessário a cada uma delas. Etiquetas "ecológicas" em filme geram até 40% menos de resíduos sólidos e utilizam 37% menos energia na fabricação.
O mesmo podemos dizer dos adesivos, que ganham novas formulações, mais fortes e resistentes, e necessitam de menor gramatura.
Mas é preciso ficar atento para o tiro não sair pela culatra. Materiais muito finos podem gerar maior desperdício por serem mais difíceis de trabalhar, além de exigirem equipamentos mais precisos e caros.
Outra forma de aproveitar melhor o material é no formato do rótulo ou etiqueta. Às vezes, com pequenos ajustes nas dimensões, é possível aproveitar toda a largura do rolo, gerando menor descarte.
Saindo do caminho: embalagem com rótulo ou etiqueta pode ser reciclada?
Quando se trata de rótulos adesivos aplicados em materiais que podem ser reciclados as soluções mais ecológicas estão no final da vida útil do produto: como evitar a contaminação da embalagem, que atrapalha o processo de reciclagem?
Dependendo do material da embalagem, há soluções para isso.
Rótulos laváveis: Os rótulos removíveis na lavagem se descolam facilmente de garrafas de vidro com água quente, facilitando a limpeza e reaproveitamento das garrafas.
Rótulos que se separam nas primeiras etapas da reciclagem: De maneira semelhante, há rótulos que utilizam um adesivo reciclável base água, que faz com que o frontal e o adesivo sejam separados dos fragmentos de PET de forma totalmente limpa.
Rótulos sem adesivo: Outra solução são rótulos aplicados sem adesivo, como rotulagem in-mold ou rótulos tipo shrink labels/sleeve labels, que se moldam à embalagem e dispensam o uso de adesivos.
Rótulos removíveis: Rótulos removíveis são aqueles que podem ser removidos pelo consumidor sem deixar resíduo. São uma opção interessante para permitir que o consumidor reutilize a embalagem de outras maneiras em sua casa, ou facilitar a remoção mecânica nos processos de reciclagem.
Etiquetas biodegradáveis (papel biodegradável)
Uma das principais vantagens do papel é seu reconhecimento pelo público como um material mais ecológico.
Quase todos os papéis utilizados em etiquetas e rótulos são biodegradáveis. Isso vale tanto para as etiquetas de papel mais simples e econômicas quanto para os rótulos de papéis texturizados e com barreira contra umidade, utilizados em vinhos e produtos nobres.
O mesmo vale para os adesivos, ainda que cada formulação tenha um tempo de degradação específico.
Há também os materiais que, além de biodegradáveis, também são compostáveis, ou seja, se degradam em pouco tempo sem deixar resíduos tóxicos. Há poucos materiais dentro dessa categoria, que têm custo elevado e tiragem mínima viável somente para grandes pedidos.
Sustentabilidade nas tintas de impressão
Outro fator importante na cadeia de produção das etiquetas diz respeito à impressão. Se antes todas as tintas necessitavam solventes, hoje é possível utilizar tintas de base água em processos de impressão, gerando resíduos mais limpos.
As tintas também evoluem em suas composições, reduzindo ou excluindo metais pesados de sua composição.
Soluções ecológicas diferentes para pequenos, médios e grandes
Pensar em sustentabilidade vai além de escolher um material reciclado para o rótulo. É preciso considerar:
- De que material é sua embalagem?
- O que acontece com a embalagem após o uso? É reutilizada? Reciclada? Devolvida? Descartada e decomposta?
- Qual o tamanho do seu rótulo? Você consegue um aspecto similar com um rótulo menor?
Os desafios para um rótulo sustentável são diferentes para compradores grandes, médios e pequenos. Enquanto para os grandes há maior liberdade de escolha de materiais, muitas vezes não é possível viabilizar materiais especiais para tiragens pequenas.
Para os grandes usuários de etiquetas e rótulos, inúmeros cenários são possíveis explorando os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Desde a reciclagem do liner, redução da espessura dos papéis e filmes, rótulos que melhoram a reciclabilidade das embalagens, uso de materiais reciclados na composição dos rótulos, reaproveitamento de resíduos agro-industriais na construção de novos filmes e papéis que irão compor novos rótulos e etiquetas. Todos eles trazem ótimos ganhos de sustentabilidade relativos ao não uso desses processos.
Porém, para clientes menores as soluções não são tão óbvias, já que algumas das soluções acima podem deixar uma pegada de carbono maior do que o uso de rótulos tradicionais, seja pela necessidade de logística de pequenos volumes, custo de novos desenvolvimentos, na necessidade de equipamentos, que talvez não sejam sustentáveis econômica ou ambientalmente.
Nas pequenas e micro tiragens, o uso da impressão digital é mais sustentável que offset ou flexografia: o setup é reduzido a uma fração e há pouca perda de material autoadesivo e tinta. Ou seja, a geração de resíduos será inferior. Tudo isso sem contar que o consumo de energia também será menor, reduzindo a pegada de carbono.
Sustentabilidade é um jogo de longo prazo
A pior armadilha para as marcas é tentar parecer sustentável sem qualquer mudança efetiva: usar efeitos visuais para enganar o consumidor pode ser tão negativo para a integridade da marca quanto falso storytelling. Antes de falar em sustentabilidade, é preciso transparência e responsabilidade.
Nos últimos anos temos visto o esforço de fabricantes, convertedores e clientes para reduzir o desperdício e buscar alternativas cada vez mais ecológicas nesse segmento.
Mas a adesão em massa pelos clientes só acontecerá quando puderem mostrar, no rótulo, os esforços empregados. Para isso será necessário padronização e certificação, por meio de selos sérios e reconhecíveis.
A Promtec Etiquetas e Rótulos Adesivos é uma empresa com mais de 30 anos de trabalho sério. Atua na impressão de rótulos, etiquetas e materiais adesivos em flexografia e impressão digital, com inúmeras opções de acabamentos, papéis e filmes. Mais do que vender etiquetas, busca entender as reais necessidades do cliente em busca de soluções mais econômicas, sustentáveis e práticas para cada caso.
Se sustentabilidade é muito importante para a sua marca e para o seu consumidor, fale com a gente. Encontraremos uma solução em rótulo e etiqueta perfeita para a sua empresa.
Olá, estou em busca de um adesivo para lacrar uma embalagem de Kraft, tipo saquinho. São para produtos naturais vendidos a granel. Vcs tem uma opção?
Olá Kalígia, tudo bem?
Se o objetivo for usar a etiqueta como um "fecho" simples, ou uma etiqueta decorativa, podemos fazer no próprio Papel Kraft que usamos para produzir rótulos (veja esse exemplo de rótulo, fazemos outros tipos de etiqueta neste mesmo material).
E se você precisar de um lacre de segurança mesmo, com recursos anti-violação, para produtos de alto valor agregado, temos opções de VOID em papel que podem atender à sua necessidade.
Entre em contato com nossos especialistas e detalhe melhor o que procura, qual efeito esperado, com qual tipo de produto você trabalha, e vamos encontrar o melhor material para você.
Há a opção de rótulos sem adesivo, que são amarrados às embalagens, como em garrafas de bebidas e potes de doces, por exemplo. Vocês trabalham com esse tipo de rótulo?
Oi Marcelo!
Fazemos diversos tipos de rótulos sem adesivo sim, vou te enviar um e-mail para entender como está imaginando o rótulo para o seu produto.
Olá!
Estou em busca de uma solução sustentável para rótulos aplicados em garrafas de vidro.
Podem me ajudar?
Olá, para entender melhor como podemos te ajudar, envie sua solicitação neste formulário https://materiais.promtec.com.br/fale-com-especialista que nossa equipe irá te atender. Obrigado pelo contato.
Boa noite!
Estou buscando uma solução em rótulos sustentáveis para garrafas de vidro.
Vocês podem me ajudar?
Desde já agradeço!
Olá, para entender melhor como podemos te ajudar, envie sua solicitação neste formulário https://materiais.promtec.com.br/fale-com-especialista que nossa equipe irá te atender. Obrigado pelo contato.
Boa noite!
Estou em busca de rótulos impressos em papel reciclado e gostaria de saber se vocês trabalham com esse tipo de material.
Olá, para entender melhor como podemos te ajudar, envie sua solicitação neste formulário https://materiais.promtec.com.br/fale-com-especialista que nossa equipe irá te atender. Obrigado pelo contato.
Olá, irei abrir uma empresa fornecedora de alimentos saudáveis, e gostaria de utilizar embalagens e adesivos com fins sustentáveis. Vocês têm algo á oferecer?
Olá Cassia,
Por favor entre em contato com nossos consultores, precisamos entender o que você procura.
Tenho uma empresa de cosméticos naturais e estou em busca de soluções ecológicas para meus rótulos.
Como conseguem me atender?
Olá Leandro, um dos nossos representantes de vendas irá entrar em contato contigo para entender melhor o que procura.