(19) 3277-0064
Etiquetas e Símbolos de Manuseio e Transporte
Post atualizado em 04/2018
Todo mundo já viu aquela etiqueta com um cálice e os dizeres “Cuidado Frágil” em caixas de papelão. Ela é apenas uma de uma série de símbolos conhecidos com indicações de manuseio no transporte. Podem ser tanto impressas diretamente na embalagem quanto aplicadas utilizando etiquetas adesivas, muito mais práticas para empresas de transporte, mudança e logística.
Apesar de não haver uma padronização internacional, a maior parte dos países adota os símbolos recomendados pelas Nações Unidas, definidos por duas entidades: ASTM D5445 (Standard Practice for Pictorial Markings for Handling of Goods) e ISO 780 (Pictorial marking for handling of goods). No Brasil, há a padronização de símbolos de transporte e manuseio definida pela NBR 7500, que utiliza os mesmos símbolos recomendados pelas instituições internacionais.
Recomendações
Os símbolos devem ser impressos na própria caixa, ou recomenda-se o uso de etiquetas adesivas de alta qualidade, para evitar que se desprendam no manuseio ou transporte. Na Promtec trabalhamos com produtos adesivos de primeira linha, específicos para cada tipo de material (madeira, papelão, plásticos, e outros).
Recomenda-se o uso da cor preta, para que não sejam confundidos com símbolos de alerta (necessários a produtos químicos e perigosos). Caso o fundo seja escuro, a cor branca ou outra cor contrastante é indicada. Quanto ao tamanho, na maioria dos casos são utilizados símbolos de 10 a 20 cm, salvo em embalagens muito grandes ou pequenas.
Também é importante prestar atenção ao posicionamento dos símbolos. Alguns, como “Este lado para cima”, ou “Centro de gravidade” devem estar na posição correta, ou perdem o sentido.
Símbolos mais comuns para transporte e manuseio
Frágil
Proibido usar gancho ou furar
“Este lado para cima” ou “Face superior nesta direção”
Proteger contra o calor
Proteger da luz
Proteger da umidade
Centro de gravidade
Este símbolo é posicionado no centro de gravidade da embalagem, principalmente quando este é deslocado do centro do pacote, para evitar acidentes.
Içamento
Indica a posição correta para as amarrações do pacote para içamento, principalmente quando a embalagem contém áreas reforçadas para tal finalidade.
Substância ou material magnetizante
Limites de temperatura
Além do símbolo, são indicadas as temperaturas máximas e mínimas aceitas, em ºC para trânsito no Brasil, e também em ºF quando exportadas para os Estados Unidos.
Empilhamento máximo
O número de caixas deve estar indicado no “n”.
Proibido empilhar
Símbolos especiais definidos pela NBR 7500
Além dos símbolos padronizados acima, a Norma Brasileira também indica o uso de alguns símbolos para situações especiais.
Não transportar em aeronaves de passageiros
(Para produtos químicos ou biológicos considerados perigosos).
Animais Vivos
(A) O espaço pontilhado destina-se a receber a expressão: “ANIMAIS VIVOS”.
(B) Indicação do conteúdo quando se tratar de etiquetas impressas ou for necessário aparecer a denominação da natureza da mercadoria.
(C) Local destinado ao nome da companhia, quando for transporte aéreo.
Produto Perecível
Animais para Laboratório
Podemos fornecer todas essas etiquetas em grandes quantidades para empresas, com materiais adesivos de alta qualidade e destinados a várias superfícies. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Olá, me chamo Maria Benilde e sou cega.
Estudo logística dentro do curso de Assistente Administrativo no SENAI de Altamira/PA.
Me interessei pelo estudo de etiquetas e símbolos de embalagens, porém, como quase todo material de estudos, não há diversidade de informações que contemple a pessoa cega.
Em minhas pesquisas achei o site de vocês e foi o que mais gostei. Mas precisei que alguém fizesse a "audiodescrição".
Por isso tenho duas sugestões para que possam melhorar ainda mais o belo trabalho que fazem:
1 - que o site possibilite a leitura para cegos (aplicativos específicos dentro do próprio site):
2 - que no processo de etiquetagem que trabalham, possam inovar no mercado, lançando etiquetas de simbologia de embalagens que tenham transcrição da informação em braille e, também a gravura em alto relevo.
Caso já tenham algum tipo de material dentro deste contexto, o qual eu desconheço, gostaria de saber como faço para ter acesso.
E, caso não tenham, gostaria de me disponibilizar para contribuir na criação deste novo portfólio de acessibilidade.
Desde já agradeço,
Maria Benilde dos Santos Nascimento.
(93)99190-3191
Olá Maria Benilde, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário, fiquei muito feliz em saber que nosso conteúdo está lhe ajudando. Nós publicamos bastante sobre uma infinidade de assuntos, procuramos compartilhar conteúdos que possam ajudar nossos clientes em seus processos internos.
Já encaminhei sua sugestão para tornar nossos conteúdos mais acessíveis, vamos analisar se conseguimos com a plataforma que usamos atualmente. Se você tiver sugestões de ferramentas para esta finalidade por favor me indique!
Quanto às etiquetas com braile, isso já é tecnicamente possível de ser feito. Podemos usar os mesmos métodos disponíveis para aplicar um efeito tátil em rótulos, como um relevo. Ainda não temos produtos padronizados que incluam braile, mas podemos fazer projetos sob demanda. Confesso que infelizmente são raríssimos os clientes que procuram tal recurso.
Maria Benilde, mais uma vez agradeço a atenção e o tempo dedicado nos enviado este comentário! Tenha uma ótima semana!