(19) 3277-0064
Etiquetas para pneus estragando sua impressora?
Post atualizado em 09/2018
Etiquetas adesivas para pneus são um produto altamente tecnológico para resolver um problema antigo: nenhuma etiqueta grudava direito nos pneus! Para atingir esse objetivo utilizamos etiquetas específicas para esses produtos, que resistem desde a saída da fábrica até a compra do pneu pelo consumidor.
Isso é obtido graças a uma camada mais espessa de adesivo (alta gramatura), de formulação mais fluida (menos coesa), para que o ele possa penetrar bem nas rugosidades da borracha e segurar a etiqueta.
Mas essa combinação é terrível para a impressora térmica. O adesivo tende a "sangrar" para fora da etiqueta, principalmente se a impressora estiver configurada para aplicar bastante pressão sobre ela. O resto de cola que sangra para as bordas vai se acumulando na impressora: bobinas, roletes e guias de passagem são as principais vítimas desse excesso.
Com o passar do tempo, isso gera alguns problemas:
- Sujeira na impressão: o resto de adesivo pode sujar de tinta, manchando a impressão.
- A impressora não consegue mais puxar a etiqueta: isso acontece porque o adesivo nas peças da impressora podem "segurar" os roletes, impedindo que o motor consiga girá-los para fazer a etiqueta passar. Esse problema é bastante comum em impressoras menores, que possuem pouca força de tração no rolete. Um dos sintomas disso é quando a impressora mostra "paper out", ou seja, falta de etiqueta, porque não consegue puxá-la.
- Queima de pontos do cabeçote: se o resíduo de adesivo chegar até o cabeçote, pode provocar superaquecimento naquele ponto até queimar, o que só pode ser resolvido com a troca do cabeçote.
Como resolver os problemas causados pelas etiquetas para pneus
Não existe uma solução definitiva para o problema, já que resíduos de cola sempre vão se acumular na impressora.
Por isso o melhor conselho está na prevenção: realize uma boa limpeza da sua impressora a cada troca de ribbon ou de rolo de etiquetas. Você pode usar um bastão de algodão com álcool isopropílico para remover os resíduos de cola nos roletes da impressora, impedindo que avancem para as outras partes.
Outra solução de maior durabilidade é investir em uma impressora mais robusta, de porte semi-industrial ou industrial. Essas impressoras, além de possuírem mais força de tração nos roletes, também permitem uma regulagem mais fina na pressão aplicada sobre a etiqueta, diminuindo o sangramento de adesivo.
Outro conselho é imprimir as etiquetas em uma sala com um bom ar condicionado. Quanto menor a temperatura, maior a coesão do adesivo. Você pode diminuir um pouco o sangramento controlando a temperatura ambiente, enquanto trabalha a impressão com a menor temperatura aceitável no ribbon.
Deixe um comentário