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Fazer rótulo personalizado na gráfica rápida fica bom? Ou vale a pena investir em rótulos profissionais?
Uma das maiores dúvidas de quem tem um pequeno negócio, é onde fazer etiqueta ou rótulo personalizado do seu produto. Vale a pena uma gráfica rápida ou devo procurar por uma gráfica especializada, como a Promtec?
Neste artigo vamos explicar por que o rótulo feito na gráfica especializada/profissional é superior e pode sair mais barato.
Tabela de Conteúdos
- 1 Como fazer um rótulo personalizado: quais as opções disponíveis?
- 2 Qual é o momento da sua empresa?
- 3 A partir de quantos rótulos a gráfica especializada é mais barata que gráfica rápida?
- 4 Muito além de custo: por que investir em rótulos de qualidade leva sua marca além
- 5 A arte do rótulo
- 6 Resolução de impressão
- 7 Em rótulos, material é tudo
- 8 Tinta solvente: interferindo no aroma do seu produto
- 9 Na Promtec ajudamos você do começo ao fim do processo
Como fazer um rótulo personalizado: quais as opções disponíveis?
Há várias formas de se produzir um rótulo, das mais caseiras às mais profissionais:
Veja no infográfico abaixo cada tipo de impressão e seus prós e contras.
Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui.
- Impressão caseira (jato de tinta): é a solução mais rápida, porém a qualidade de impressão é muito baixa. Comum em etiquetas de papel sulfite. Não pode ir à geladeira ou congelador e não resiste ao atrito. O custo por rótulo é muito alto.
- Gráfica rápida (balcão): o rótulo sai na hora, mas o custo unitário é alto. Gráfica rápida trabalha somente com vinil e papel couchê. Você deve ter especial atenção à resolução do impresso, à qualidade do corte e se o material atende todas as suas exigências (umidade, temperatura, resistência).
- Gráfica online (web2print): gráficas online se tornaram uma opção de baixo custo nos últimos anos, mas com a crescente demanda, os prazos aumentaram. As maiores do ramo trabalham com entregas acima de 30 dias. Um dos riscos ao imprimir nessas gráficas, é o seu processo todo automatizado. Se houver algum problema no arquivo ou formato do rótulo, você só descobrirá ao recebê-lo no final do processo. Além disso, os materiais também se limitam a papel couchê, bopp ou vinil, sem variação de cola para aplicações críticas, como alimentos que serão congelados.
- Serigrafia: a impressão serigráfica é atraente para médias e pequenas quantidades, com mais opções de materiais do que gráficas de balcão. A qualidade é melhor, mas não muito alta, e depende da experiência da gráfica. A impressão por serigrafia pode ser vantajosa para acabamentos especiais (enobrecimento).
- Gráfica especializada digital (Promtec): com uma impressora digital industrial de primeira linha, a Promtec entrega rótulos de altíssima resolução (até 3600dpi) a um preço competitivo para pequenas tiragens. A partir de 500 rótulos o valor por unidade já se torna mais atrativo em comparação com gráfica rápida, com qualidade superior e centenas de combinações de material e adesivo: papel couchê, papéis especiais texturizados, BOPP, entre outros.
- Gráfica especializada - offset: A impressão offset tem alta resolução e é vantajosa para uma faixa intermediária, entre digital e flexografia. A impressão depende de chapas, possui um setup que ainda desperdiça uma boa quantidade de tempo e de material, e roda em velocidades intermediárias. Tem o custo mais baixo em quantidades médias de rótulos (acima de 3000 unidades).
- Gráfica especializada - flexografia (Promtec): A impressão flexográfica tem altíssima resolução. Como a impressão depende de clichês e máquinas de alta velocidade, tem o custo mais baixo em quantidades maiores de rótulos (acima de 5000 unidades).
Qual é o momento da sua empresa?
Empresas consolidadas não imprimem seus rótulos e etiquetas em gráfica rápida.
Por outro lado, quem está começando um pequeno negócio também não costuma procurar uma gráfica especializada em rótulos para um primeiro lote de testes, por exemplo.
Então, qual é o seu momento? Como saber se é a hora certa de buscar um rótulo de alta qualidade?

Fase de prototipagem
Nesta fase a empresa testa diferentes sabores, formatos, tipos de rótulos, embalagens e volumes.
Neste momento, é importante ter agilidade e flexibilidade para mudanças. Você pode optar pela impressão caseira (início da fase de prototipagem), ou em gráfica de balcão, se você quer testar um rótulo com um aspecto um pouquinho melhor, mas ainda não profissional.
Os volumes ainda não são suficientes para comprar rótulos com uma gráfica especializada. Mantêm-se os pedidos na gráfica rápida, às vezes mudando para uma gráfica online para ganhar um pouco no preço.
Fase de escala
Este é o momento em que o negócio deixa de ser uma ideia, uma aspiração, e passa a converter mais vendas. Começam os esforços de marketing, merchandising e divulgação, e os pedidos tendem a aumentar gradativamente.
Aqui há um grande risco do empresário se concentrar nas vendas e não perceber que está pronto para a próxima fase. Assim, perde dinheiro com um alto custo por rótulo, ou, ainda pior, perde vendas pelo público ter uma percepção de baixa qualidade do produto ao ver um rótulo ruim feito em gráfica rápida ou online.
Na fase de escala já tratamos o negócio com profissionalismo. É na transição da fase de prototipagem para a fase de escala que você deve buscar uma gráfica especializada para o seu rótulo, é neste momento que a imagem do seu produto está sendo construída e fixada no mercado.
Fase de produção
Na transição da fase de escala para a fase de produção você deve buscar formas menos versáteis e mais econômicas de produção. Por exemplo, migrando de impressão digital para flexográfica. A principal característica desse momento é ser capaz de prever a quantidade de vendas num determinado período.
Há uma estimativa de vendas por semana e por mês. Essa previsão de vendas, abre a possibilidade de realizar um pedido mais estratégico de rótulos (para cobrir um período maior), permitindo investir em ferramentais, visando baratear os custos por unidade.
A partir de quantos rótulos a gráfica especializada é mais barata que gráfica rápida?
Para responder a essa pergunta, é preciso entender que:
- Gráfica rápida (e online) tem custo fixo unitário. Para fazer um único rótulo, ou 300 mil, ela vai cobrar por m² do material adesivo impresso. Quando há desconto sobre volume, é um pequeno desconto pela mão de obra do colaborador.
- Para uma gráfica especializada, as micro tiragens podem não ser vantajosas. O custo para produção de um único rótulo ou de 500 é praticamente o mesmo. Porém, gráficas especializadas são muito competitivas quando as tiragens são pequenas (mas que não sejam micro). Claro que o número varia com o tamanho, material e acabamento do rótulo. Mas com a experiência que temos na Promtec, verificamos que nossos rótulos costumam sair a preços comparáveis aos da gráfica rápida por unidade para quantidades entre 500 e 1.000 rótulos.
Ao trabalhar com equipamentos maiores e mais especializados, há perda de material em cada setup, além de um tempo maior de ajuste de máquina para rodar o pedido. Por isso o custo unitário varia de acordo com o tamanho do pedido, mesmo na impressão digital.
Portanto, pensando apenas em custo, se você tem condições de mandar fazer cerca de 1000 rótulos médios (ou 500 rótulos grandes), vale a pena orçar com a Promtec. O seu rótulo sai com qualidade superior pelo mesmo preço, ou menos!
Recomendamos pensar em um período de vendas maior, de cerca de seis meses, para ganhar volume no pedido. Para isso bastam vendas de menos de 200 unidades por mês. Dependendo do seu produto, também é possível fazer um rótulo padrão, impresso com alta qualidade e imprimir uma etiqueta com a variação de informações (sabores, por exemplo), em uma impressora térmica.
Leia mais sobre isso em Rótulos adesivos personalizados: quanto custa?
Muito além de custo: por que investir em rótulos de qualidade leva sua marca além
Qual a diferença entre um produto sofisticado, comprado em uma loja de requinte, e aquele produto que você olha com desconfiança? Na maioria das vezes, é o rótulo. Quem confia em produto de limpeza que vem em garrafa reaproveitada com uma etiqueta colada?
Um rótulo é analisado a 30cm de distância, quando qualquer falha de encaixe de cores ou baixa resolução se torna óbvia. Ao pegar o produto nas mãos, o seu cliente também percebe a textura, o brilho, o reflexo.
Não à toa, a área de design de rótulos é uma das mais concorridas em grandes empresas: num mundo saturado de marcas e concorrentes, vence aquela com a melhor apresentação.
E claro, a apresentação de um rótulo feito em uma gráfica profissional é incomparável ao de gráfica rápida. Vamos entender melhor as diferenças.
A arte do rótulo
Muitas vezes a gráfica rápida acaba oferecendo os serviços de arte, cobrando por hora ou embutindo no pacote. O resultado estará sempre aquém ao potencial da sua marca e, inúmeras vezes, o designer apenas modificará um rótulo padrão já pronto, vendido para centenas de outros clientes.
A lógica aqui é que se você vai buscar uma gráfica especializada, está pensando melhor na apresentação do seu produto, e buscará um bom designer para criar sua arte.
A criação da arte de um rótulo pode sair de 300 a 1000 reais com um designer freelancer e agências especializadas na área. É um investimento que quase sempre retorna em vendas maiores e excelente percepção de qualidade.
Um bom designer de rótulos também é capaz de criar um modelo mais barato de imprimir, com uso inteligente de cores e tamanhos, sem necessidade de enobrecimento.
Não fazemos arte de rótulos na Promtec, pois acreditamos que esse é um trabalho para especialistas, mas podemos indicar profissionais capacitados.
Resolução de impressão
Gráfica rápida imprime em plotter, com resolução chegando a 600 dpi. São impressoras adequadas para grandes formatos (banners, envelopamento), não para rótulos.
Ao olhar para um rótulo impresso em gráfica rápida, você até pode não achar feio... até compará-lo com algo impresso em uma gráfica especializada.
Para exemplificar melhor, enviamos exatamente os mesmos aquivos, um para a gráfica rápida plotar (em vinil) e o outro fizemos em nossa impressora digital de altíssima qualidade, no material BOPP. Veja a comparação abaixo:
Amostra de rótulo personalizado - Cerveja Lager


Amostra de rótulo personalizado - Geleia de Maçã



A Promtec faz rótulos digitais impressos com 3600 dpi, resolução igual ou superior ao utilizado pelas grandes marcas encontradas nos supermercados.
Em rótulos, material é tudo

E já que estamos falando de qualidade, é preciso observar o material. A superfície do rótulo influencia na textura, brilho e conformidade do material, mudando completamente a percepção sobre o rótulo. Por que um rótulo de vinho, impresso em papel texturizado, parece sofisticado, mesmo quando a arte é simples? Ou pense no rótulo de uma vodka, impresso em material transparente, remetendo à pureza? São valores não-verbais transmitidos pelos materiais do rótulo.
Vamos além: há materiais mais adequados para rótulos que são refrigerados, outros que resistem a água, outros de alta resistência a atrito, e uma infinidade de condições e materiais adequados, que você pode conferir na área "escolha sua etiqueta" aqui do site.
Na Promtec, trabalhamos com mais de 100 especificações de combinação frontal + adesivo, entre brancos brilhante, fosco, papéis texturizados, transparentes, metalizados, entre outros. São mais de 700 se somarmos o que conseguimos encomendar de nossos fornecedores. Tudo para encontrar o material certo do rótulo.
Já a gráfica rápida vai imprimir seu rótulo em vinil, um material muito flexível. A aplicação do rótulo é difícil, e há grande chance da borda não ficar reta. Ele também deforma com a temperatura, mesmo temperatura ambiente, correndo o risco de descolar do produto e cair.
Já o rótulo em BOPP, um dos mais utilizados pela Promtec, é mais barato que o vinil por m², tem ótima estabilidade dimensional e é compatível inclusive com rotuladoras automáticas.
Por fim, você pode estar perdendo tempo demais aplicando os rótulos com matéria-prima de baixa qualidade nos seus produtos, processo que pode ser agilizado com materiais mais adequados.
Tinta solvente: interferindo no aroma do seu produto
Já enfiou o nariz numa etiqueta feita em gráfica rápida? Ela tem cheiro de solvente, pois utilizam tintas a base desse material.
Por isso, a tinta solvente não é a mais recomendada para rotulagem de produtos alimentícios, já que o cheiro pode interferir no aroma do produto.
Na Promtec ajudamos você do começo ao fim do processo
Um dos maiores riscos das gráficas online é a arte não estar perfeitamente adequada às requisições do sistema de impressão. A gráfica online não vai olhar o seu rótulo com o cuidado necessário antes de imprimi-lo, ou te avisar que a arte não está do tamanho certo para a impressão. Até mesmo em gráficas de balcão, é comum o rótulo não ficar exatamente como esperávamos na folha.
Em contrapartida, investir em um rótulo com uma gráfica especializada, como a Promtec, pode parecer, no início, um processo muito trabalhoso e complicado, mas é necessário, pois há muitas opções de materiais e acabamentos. Então, como escolher o mais adequado?
Por isso o processo de vendas da Promtec é consultivo. Temos uma equipe altamente especializada para guiá-lo por todas as etapas. Da escolha de materiais, quantidades, orçamentos e impressão. Despachamos para todo o Brasil e garantimos que o seu rótulo chegará como deve.
Por exemplo, em uma venda típica, vamos perguntar sobre qual superfície você deseja aplicar o seu rótulo (vidro, plástico, se é uma superfície rígida, conformável, reta ou curva). Assim como, se o produto é refrigerado, exposto ao sol e qual o aspecto desejado. Também vamos recomendar os materiais mais adequados e com o melhor custo benefício.
Está convencido de que precisa de um rótulo incrível, impresso por uma empresa com mais de 30 anos de experiência no negócio? Fale conosco agora!
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