(19) 3277.0064
Guia de cores e impressão para rótulos e embalagens
Post atualizado em 11/2017
Ao criar um rótulo ou uma simples etiqueta, muitas dúvidas surgem na hora de escolher a cor. É preciso chamar a atenção, mas com sofisticação. Na hora de combinar cores é ainda mais complicado, por isso elaboramos este pequeno guia para escolher boas combinações de cores e entender os seus efeitos no consumidor.
Tabela de Conteúdos
CMYK ou RGB?
Talvez você tenha aprendido na escola que é possível gerar todas as cores a partir das três cores primárias. Nós vamos expandir um pouco este conceito, e separar em dois.
- As imagens das telas, de monitores (ou seja, cor-luz), são formadas a partir do vermelho, verde e azul, que formam o tal RGB (red, green, blue).
- As imagens para impressão, formadas com tinta, são criadas com as cores ciano (azul), magenta (rosa) e amarelo, que fazem parte do sistema CMYK (o K representa a tinta preta que é adicionada ao sistema).
A combinação destas cores formará todas as outras do espectro. É por isso que você vai ver, em algumas gráficas, a impressão colorida ser chamada de impressão a quatro cores. São usadas apenas quatro tintas para fazer um rótulo todo colorido. Ou em um impresso não-adesivo encontra-se a forma abreviada 4x4 em orçamentos, onde temos 4 cores na frente e mais 4 cores no verso.
Propriedades da cor - Entendendo os termos
Os termos abaixo são utilizados principalmente no sistema cor-luz, mas são interessantes porque utilizamos parâmetros parecidos na hora de escolher as tintas de impressão.
Matiz (ou Hue) - É o nome da cor. Na teoria das cores, chamamos de matiz a cor “pura”, sem adição de branco ou preto. Quanto colocamos isso em uma escala, o termo muda para saturação, e geralmente é apontado numa escala em porcentagem. Por exemplo, o vermelho de matiz 100% puro é o vermelho mais “forte” que se consegue atingir. Já um vermelho com 50% de saturação é uma cor mais apagada, geralmente para o branco (caso o fundo seja branco).
Luminosidade ou Brilho (Value) - É uma escala de claridade da cor, também geralmente expressa em fração, do 0 (preto) ao 100% (branco). Ou seja, um azul com 90% de luminosidade será um azul muito claro, quase branco, enquanto um rosa com 10% de luminosidade será um rosa bastante escuro, quase preto.
Imagens de https://www.behance.net/gallery/22359445/Color-Theory-Motion
Como harmonizar as cores
Há vários meios de harmonizar as cores do seu rótulo. Algumas fórmulas são consideradas mais “seguras”, pois criam um efeito muito bonito sem precisar de muito conhecimento. Para entendê-las, veja essa roda de cores:
Cores análogas - Crie um visual com bastante harmonia utilizando cores bastante próximas na escala de cores. Note que para isso você precisará de uma terceira cor (geralmente o preto) para garantir os contrastes no texto.
Visual monocromático - Uma opção segura é utilizar uma única cor. Assim, você pode usar as variações de luminosidade para dar contraste e riqueza ao seu rótulo.
Cores opostas ou complementares - Crie um visual chamativo usando duas cores que estão exatamente opostas na escala de cores. Por exemplo, o verde e o rosa. Assim você garante um visual chamativo com um bom contraste.
Formações com 3 ou 4 cores - Para isso é preciso tomar mais cuidado, mas a regra é criar um triângulo ou retângulo regular dentro do círculo de cores e utilizar as cores que aparecem em suas pontas.
Veja a aplicação prática dos conceitos de harmonia de cores:
Fonte: http://www.designmantic.com/blog/infographics/the-10-commandments-of-color-theory/
Cores e impressão por flexografia
Na Promtec utilizamos o processo de impressão chamado flexografia. Na impressão por flexografia existe um clichê de polímero em relevo que funciona como se fosse um “carimbo” que aplica a tinta sobre o rótulo. Com os clichês em alta resolução de hoje (até 4.000 dpi), esse é um processo que garante um acabamento de alta qualidade até para a impressão de fotos e outras imagens nos rótulos.
Então, para a impressão, utilizamos um clichê para cada cor. Em rótulos coloridos é comum utilizarmos quatro clichês: ciano, magenta, amarelo e preto. Os ponto microscópicos de tinta de cada cor formará as cores secundárias e terciárias do seu rótulo.
Impressão monocromática - Com o uso de uma única cor, podemos fazer vários “tons”. Se usarmos a cor preta é possível imprimir em alta qualidade nos tons de cinza, que variam do preto até a cor do fundo (geralmente branco). Ou, por exemplo, com uma única cor e clichê laranja, é possível fazer todos os tons entre a cor e o fundo:
Impressão bicromática (duas cores) - Com a impressão em duas cores, nós podemos imprimir todos os tons que é possível conseguir ao misturá-las, assim como versões menos saturadas dessas cores.
Curiosidade - Impressão com 7 cores? - Na Promtec temos maquinário para impressão com até sete cores em uma única peça. Se é possível conseguir todas as cores com quatro tintas, para que servem as outras?
Aí entram as cores especiais, como dourado, prateado, tintas fosforescentes e tintas de segurança (reagentes a metal, ou vistas somente com luz ultravioleta). Por fim, há os vernizes, que também são aplicados com clichês, sobre a peça toda ou sobre algumas partes que ficarão mais brilhantes que as outras.
Também há clientes que exigem que o seu logo seja impresso com a cor exata da escala Pantone. Assim é preciso imprimir com aquela tinta e não com a cor obtida por meio da mistura das cores básicas, como geralmente acontece.
Qual cor escolher no meu rótulo?
Isso depende de vários fatores. O que a sua marca quer passar para o consumidor? Quais cores ele já está acostumado em sua comunicação? Veja este exemplo:
Fonte: http://nashuacomunicacao.com.br/blog/tag/guia-emocional-das-cores/
Mais informações sobre cores
Veja também este vídeo resumido com a teoria das cores: https://www.behance.net/gallery/22359445/Color-Theory-Motion
Outro infográfico muito interessante, chamado de Psicologia das Cores: http://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/
Excenete artigo, parabéns!
Obrigado Juliano! Se inscreva na nossa newsletter para continuar recebendo nossos novos conteúdos!
Ótimo artigo! As cores realmente são muito importantes na formação da decisão de um cliente comprar um produto ou não!