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3 dicas de layout de gôndolas de supermercado para vender mais
Cada setor da nossa economia apresenta uma dificuldade específica. No caso do varejo, por exemplo, a limitação do espaço físico é um dos principais desafios. Para fazer com que os produtos sejam notados, é necessário trabalhar o layout de gôndolas de supermercado.
A disposição das mercadorias envolve truques para atrair a atenção dos consumidores e desperta neles o desejo de compra.
Por isso, pensar no layout das gôndolas contribui também para melhorar a rentabilidade, pois, quando há uma organização correta, permite-se a otimização do trabalho e a melhor gestão de estoque.
Ficou interessado nas vantagens do layout de gôndolas para seu supermercado?
Então, confira abaixo nossas dicas!
Tabela de Conteúdos
Quais as melhores formas de se organizar as prateleiras?
Antes de elaborar uma estratégia, é necessário entender quais são as formas mais utilizadas de se organizar prateleiras. As gôndolas podem ser classificadas de quatro formas:
Verticais – causam maior impacto visual no consumidor. Facilitam a percepção dos insumos, pois, conforme o comprador caminha pelo supermercado, ele se depara com produtos aparecendo naturalmente em seu campo de visão.
Horizontais – são menos eficientes e, consequentemente, mais difíceis de serem usadas. Como os produtos são enfileirados nos diversos níveis das gôndolas, o impacto visual é diminuído e alguns itens acabam passando despercebidos.
Em blocos – assim como as prateleiras verticais, os blocos são muito utilizados. Nesse tipo, as mercadorias ficam disponibilizadas conforme a marca. É fácil perceber essa estratégia sendo aplicada em biscoitos, iogurtes e produtos de limpeza.
Datas sazonais – a organização por datas sazonais serve para promover itens que têm maior saída em datas comemorativas, tais como Páscoa, Carnaval, Natal e Festa Junina. São importantes para aumentar as vendas nesses períodos.
Como funciona o layout de gôndolas de supermercado?
O segredo dos estabelecimentos é posicionar os produtos de forma estratégica nos cinco níveis das gôndolas. Eles são divididos em:
1. Acima da cabeça
Você já parou para observar quais são os produtos que ficam no nível mais alto? Eles estão lá por um motivo bem estratégico: têm menor visibilidade. São aquelas mercadorias que todo supermercado deve ter, mas que não têm muita saída.
São caracterizadas como sendo de menor interesse. Por isso, nem pense em colocar na parte de cima algum lançamento interessante para seu público e nem produtos perecíveis.
2. Altura dos olhos
Esse é o nível que resulta em maior retorno de vendas. Por ter maior giro, é caracterizado como sendo o mais nobre entre os outros quatro. É o nível a ser trabalhado de forma minuciosa para melhorar a rentabilidade do estabelecimento.
Sendo assim, deixe na altura dos olhos aqueles itens mais lucrativos e de maior saída. Não se esqueça também dos produtos de compra por impulso, ou seja, aqueles que provavelmente não seriam comprados se não estivessem em destaque.
3. Linha da cintura
Esse nível também tem grande visibilidade e oferece grande impacto sobre as vendas. É destinado para insumos de grande procura. Por isso, precisa estar acessível ao cliente.
Para acertar, é necessário estar atento aos hábitos de seu público, bem como à validade dos produtos.
4. Abaixo da cintura
Aqui é o lugar de colocar os produtos mais baratos e com grande rotatividade, pois os que estão localizados abaixo da cintura já não fazem mais parte do campo de visão dos consumidores.
Por serem considerados essenciais, mesmo não estando inicialmente na mira, eles certamente serão procurados pelos clientes.
5. Chão
A regra para o nível do chão é única: somente os produtos pesados. Isso diminui os riscos de perda motivada pelo manuseio errado do cliente. Reduz também as possibilidades de acidente.
Para entender melhor os truques envolvendo essa localização, é só imaginar uma pessoa sem muita força e altura tentando pegar um saco grande de arroz na prateleira mais alta. Deixar na parte de baixo não limita ninguém em suas compras e facilita a reposição!
Como elaborar as estratégias?
1. Faça um planograma
O planograma consiste em um planejamento dos layouts de expositores e organizadores de supermercado. É muito utilizado para gerenciar as ações de vendas voltadas para influenciar os consumidores e aumentar a saída de produtos.
Além do posicionamento dos itens, com o planograma, é feito um desenho para estabelecer o local de cada categoria, definir o sortimento delas e precisar quais marcas concorrentes devem ser expostas. Além do mais, deve-se colocar uma orientação quanto à reposição dos produtos.
É nesse momento que o gestor elabora sua estratégia. Se seu estabelecimento não conta com recursos necessários para um planograma completo, não precisa se sentir limitado. Você pode recorrer a uma lousa, prancheta ou até mesmo posts-its para planejar seu espaço.
2. Identifique os pontos frios e quentes
Se essa frase lhe pareceu estranha, nós explicamos: um supermercado tem o que chamamos pontos frios, que são os de menos movimento, e os pontos quentes, aqueles com maior fluxo de pessoas. É preciso estar atento às ações e movimentações dos clientes para aumentar as vendas.
Você pode recorrer à ajuda das câmeras de segurança para analisar o percurso dos consumidores. Também é possível mudar produtos de lugar para avaliar o comportamento ou até mesmo acompanhar a movimentação dos clientes durante o momento da compra.
Essa é uma excelente ferramenta para auxiliar o planograma, definir o posicionamento das ofertas e fechar as ações de merchandising.
3. Não se esqueça das crianças
Os pequenos devem ser levados em consideração quando o assunto é layout. É necessário mapear o comportamento deles e o poder de compra dos adultos para descobrir qual ação terá mais efeito.
Eles têm o poder de convencer os pais a comprarem algo que não estava planejado e, dessa maneira, possibilitam o aumento dos lucros. Todas as gôndolas, freezers e balcões devem conter algum item de desejo acessível.
Oferecer opções saudáveis lhe ajudará a conquistar também os pais ou responsáveis. Ter algum promotor nessas seções pode aumentar ainda mais o desejo de compra. Saiba investir nesse público!
É possível perceber que nossas dicas envolvem um conjunto de fatores: tipo de prateleira, disposição dos produtos e estratégias para potencializar os resultados. O ideal é unir esse conjunto de informações em seu estabelecimento.
Nossa última dica é que você entenda a experiência dos consumidores no varejo para escolher o melhor layout de gôndolas de supermercado. Clique no link e boa leitura, fizemos o post especialmente para você!
Excelente, apenas altere o nome consumidor por shopper. Fiz uma leitura dinâmica, percebi que o planograma está limitado a exposição, porém ele pode servir como um estudo de rentabilização, roi, entre outras funções. Trabalho com planogramas desde 1996, quando iniciou no Brasil. Gosto de ler sobre GC para me atualizar.
Excelente trabalho tive grandes resultados preciso aprimorar meus conhecimentos obrigado
Obrigado Francisco, ficamos felizes em poder ajudar! Aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para receber novos conteúdos no seu email.