(19) 3277-0064
Rótulos e etiquetas ajudam a melhorar a experiência do cliente?
Post atualizado em 05/2018
Você sabia que os rótulos e etiquetas ajudam a melhorar a experiência do cliente? Isso se justifica pelo fato de esses itens serem componentes importantes na jornada do consumidor, conceito muito utilizado em estratégias de marketing e que engloba todo o caminho que uma pessoa percorre, desde a primeira interação com uma marca até o consumo do produto.
Neste artigo vamos discutir sobre essa etapa da jornada. Afinal, esses materiais adesivos estão ligados com a percepção do seu produto na gôndola, a escolha do consumidor, o armazenamento, o unboxing e também a como ele armazena o produto após o uso. Siga conosco e obtenha valiosas informações!
Tabela de Conteúdos
Mais clareza e transparência
O consumidor cada vez mais quer estar bem informado sobre aquilo que está comprando e por isso é importante que os rótulos contenham todas as informações necessárias — como os ingredientes que fazem parte da composição, no caso de alimentos, por exemplo.
Além disso, essa prática também está relacionada à necessidade de um consumo mais saudável e de boa procedência. Uma pessoa que adota o estilo de vida vegano, por exemplo, não consume nenhum produto que tenha algo de origem animal, já alguém que sofre de doença celíaca não pode consumir nenhum alimento que contenha glúten — entre outras limitações existentes nos nichos de mercado.
Um exemplo de rótulo “clean” e fácil de ser compreendido é o rótulo da Heinz, que traz em destaque os ingredientes do ketchup: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, aroma natural e só, segundo a etiqueta. O objetivo da nova campanha, que dá mais destaque para os ingredientes do que para o nome do produto, é mostrar que a receita não leva conservantes.

Adeque-se rapidamente às novas legislações
A legislação sobre o que deve constar nos rótulos muda de tempos em tempos, geralmente pensando em beneficiar o consumidor. Por isso, é importante sempre estar atento a essas questões e assim se adequar rapidamente às novas legislações, evitando causar problemas para o consumidor que buscar as informações que são exigidas por lei.
Recentemente, as normas passaram a exigir que fossem discriminados nos alimentos a presença de lactose e alergênicos, e em destaque. Apesar de existir um prazo para o cumprimento dessas exigências, os assuntos são divulgados na mídia e as pessoas ficam atentas quanto a isso.
Por isso, adequar-se rapidamente é muito importante, até mesmo para não ser exposto nas redes sociais como uma marca vilã — em páginas no Facebook, como o Põe no Rótulo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a rotulagem correta e que, eventualmente, faz posts denunciando embalagens e rótulos que não disponibilizam todas as informações necessárias.
Use etiquetas removíveis, garanta o unboxing perfeito e a longevidade para a sua embalagem
Imagine a seguinte situação: você compra um pote de cozinha e nele está colada uma etiqueta com a marca do produto. Certamente você não pretende que o produto permaneça com a etiqueta ali durante todo o período de utilização, não é mesmo?
É por isso que as etiquetas precisam ser removíveis, de modo que não rasguem e nem deixem vestígios na embalagem, o que pode causar inconvenientes para os consumidores, que se irritam com isso e podem até mesmo deixar de comprar produtos da marca.
Embalagens de alimentos, como vidros de conservas, por exemplo, também podem ter etiquetas removíveis, uma vez que muitas pessoas as reaproveitam para guardar outros alimentos ou como matéria-prima para artesanato.
Crie rótulos que possam ser lidos com facilidade
Os rótulos não devem ser vistos como uma mera formalidade, algo que está ali por ser exigido por lei. Eles precisam cumprir com a sua obrigação, que é manter o consumidor bem informado sobre aquilo que está comprando.
E, para que os rótulos cumpram com a sua obrigação e realmente sejam instrumentos informacionais, eles precisam ser legíveis, o que não é possível quando a fonte é muito pequena. Por isso, é muito importante que tenham fontes adequadas, que possam ser lidas facilmente por pessoas idosas ou que tenham dificuldades na visão.
Exemplo do incômodo que isso causa pode ser observado ao analisarmos o case de uma rede de supermercados do Rio Grande do Sul, a Assun, que disponibilizou aos seus clientes lupas nas prateleiras, para que os rótulos pudessem ser lidos. Você acredita que o idoso vai escolher o rótulo que consegue ler ou o que tem letras miúdas?
Aposte na realidade aumentada e na rastreabilidade
A tecnologia já faz parte da vida das pessoas e é raro encontrarmos alguém que não porte consigo um smartphone com acesso à internet. Por causa disso, universos reais e virtuais andam juntos e podem complementar um ao outro.
Sendo assim, você pode desenvolver ações de realidade aumentada com os rótulos dos seus produtos. É possível inserir um QR Code que possa ser lido pelo celular do cliente. Esse código pode levar até o site da empresa, para um vídeo explicativo ou para o download de um aplicativo para que o consumidor interaja com a marca.
Tenha um produto único
O seu consumidor é único, mas e o seu produto? Também é exclusivo? Apostar em rótulos diferenciados também pode ser uma boa ideia de personalização e cada vez mais as empresas estão apostando nas etiquetas e rótulos para atender a diferentes nichos de mercado.
A Nutella fez uma ação interessante em 2017, desenvolvendo milhões de combinações diferentes de cores nos rótulos do produto. Isso fez com que cada um de seus consumidores tivesse um frasco exclusivo do creme de avelã.
Outra ação recente de personalização foi feita pela Coca-Cola, que estampou os rótulos das garrafas do refrigerante com artistas que se destacam no cenário musical contemporâneo, de vários estilos. Luan Santana, Anitta, Pabllo Vittar, Walesca Popozuda e a dupla sertaneja Simone & Simaria são alguns dos artistas que estão nos rótulos dos produtos da marca, de modo que o consumidor pode escolher de acordo com a sua preferência.
É possível destacar, ainda, que muitas vezes essas embalagens personalizadas se tornam itens colecionáveis, permanecendo por anos como uma lembrança da sua marca para o cliente.
E então, conseguiu compreender como aumentar a probabilidade de o seu produto ser escolhido, como melhorar a usabilidade da embalagem e como pensar no ciclo de vida das embalagens mesmo após o consumo do produto? Pensando na experiência do cliente você certamente aumentará suas vendas e deixará as melhores lembranças para o seu consumidor — ou pelo menos não será odiado.
A sua empresa investe no desenvolvimento de etiquetas e rótulos para melhorar a experiência do cliente? Deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe conosco a sua experiência! É sempre uma satisfação receber o seu feedback sobre os nossos conteúdos.
Super interessante, vou apostar nas dicas para investir nas nossas embalagens!
Oi Grazielle, ficamos felizes em poder ajudar, e conte conosco quando precisar dos rótulos!