(19) 3277-0064
Papel é tudo igual? O que significa Coated e Uncoated?
Post atualizado em 11/2017
Como você já deve imaginar, nós somos muito atentos a detalhes na Promtec, e é claro que vamos dizer que papel não é tudo igual, não senhor! Existem muitas diferenças entre os tipos de papeis e seus efeitos na aparência dos rótulos.
O que é Coated e Uncoated?
"Coated" significa "revestido". Portanto, os papéis tipo "coated" possuem um tipo de revestimento que modifica o seu aspecto tornando-o mais brilhante e resistente. Esse revestimento não é uma laminação, mas um complexo processo químico que acontece durante a sua produção. É o caso de papeis como couché, de qualidade mais alta.
As vantagens desse tipo de papel são:
- Levemente hidrofóbico (o papel não é resistente à água, mas também não absorve umidade do ambiente ou da tinta com tanta facilidade).
- Superfície bastante uniforme (para um papel), sem rugas ou crateras.
- Degradação mais lenta, graças a agentes químicos presentes no papel.
- Aspecto brilhante.
Já o papel "uncoated" é o papel mais bruto. Ele é mais poroso, de aspecto mais rústico. Alguns exemplos são os papéis off-set, reciclato ou kraft.
As características desse tipo de papel são:
- Menor resistência a ambientes úmidos (a etiqueta pode absorver umidade do ambiente).
- Mais fáceis de escrever com canetas comuns.
- Mais ecológicos, já que degradam com mais facilidade após o descarte.
- Aspecto rústico.
Essa diferenciação entre "brilhante" e "rústico" é feita em linhas gerais. Não é possível dizer se um papel é "coated" ou "uncoated" apenas pelo seu aspecto, já que existem papeis especiais (principalmente para rótulos de vinhos e outras bebidas) de aspecto rústico que recebem tratamentos especiais para melhor ancoragem da tinta e maior resistência a umidade.
Outro detalhe importante a se considerar é a laminação. Qualquer papel que receber uma laminação fosca terá um aspecto diferente da laminação brilhante, por exemplo. É preciso considerar com cuidado os requisitos do projeto antes da escolha do material.
Pantone U, Pantone C e a ancoragem da tinta
Uma das dúvidas mais comuns sobre papeis "coated" e "uncoated" decorre devido à Pantone trabalhar com duas tabelas de cor, U (uncoated) e C (coated), ou seja, cada tipo de papel tem uma tabela específica.
De modo grosseiro, podemos dizer que as cores aplicadas sobre os papeis coated são mais brilhantes e vivas, enquanto as cores aplicadas nos papeis uncoated serão mais dessaturadas e foscas. Claro, isso é uma generalização, existe uma série de processos de impressão e acabamentos que mudam o aspecto da impressão, mas essa é uma forma simples de entender a diferença entre os materiais.
Isso acontece pela diferença na ancoragem da tinta: o papel uncoated absorve mais a tinta, já que ele é mais poroso.
Portanto, o papel coated tem maior brilho e melhor acabamento para a maioria dos projetos. Por outro lado, quando o projeto busca um visual mais tradicional, rústico ou ecológico, o aspecto da cor no papel uncoated ficará mais adequado.
E os filmes?
Tecnicamente, os filmes sempre são laminados e processados, portanto não cabem no conceito de coated ou uncoated. Ainda assim, você pode considerar que os filmes terão a aparência mais próxima do papel coated (com exceção do Tyvek e Nylon resinado, que são mais porosos).
O acabamento do filme também faz diferença. Por exemplo, a cor no BOPP fosco se aproxima mais à cor no papel uncoated, enquanto no BOPP brilhante ou perolado, a aparência é semelhante ao coated.
Ignorando laminações, a indicação de uso da escala Pantone é a seguinte:
Uncoated (U): Papeis uncoated (off-set) e filmes com acabamento fosco.
Coated (C): Papeis coated (couché), papel sintético, filmes com acabamento brilhante ou perolado (BOPP, PET e Poliéster).
Observação: O sistema Pantone foi desenvolvido para impressão off-set, que usa tintas pastosas. Na Promtec utilizamos flexografia, que utiliza tintas líquidas. Por isso uma aproximação à cor desejada tem um resultado melhor do que se apenas utilizássemos a formulação indicada para tintas pastosas.
Por fim, para escolher a escala de cores e materiais ideais para o seu projeto é preciso identificar qual será o aspecto e objetivo que você quer comunicar. Uma vez definido isso, há toda uma gama de materiais adesivos para que o rótulo tenha as cores certas com o acabamento ideal para brilhar na prateleira!
Deixe um comentário