(19) 3277-0064
Papel térmico é tudo igual?
Post atualizado em 12/2019

Geralmente as pessoas só têm contato com o papel térmico ao tirar a bobina da caixa e colocar dentro da máquina de cupom fiscal, o que pode levar à impressão errada de que papel térmico é tudo igual. Mas não é!
Primeiro, vamos falar um pouco de como essa impressão funciona. O papel térmico comum, geralmente bobinas de cupom fiscal, estacionamentos e recibos do varejo, é composto de camadas:
- Material (papel base, um papel tipo offset mas com lisura muito superior);
- Primeiro revestimento ou undercoating: contém um pigmento que concentra o calor da impressora e sela o papel;
- Camada térmica: contém os aditivos que reagem ao calor e fazem a impressão aparecer, em geral um corante leuco e ácido revelador.
- Segundo revestimento, overcoating ou “capa”: algumas bobinas de papel térmico recebem uma camada química sobre a superfície para proteger a imagem, aumentar a durabilidade da impressão e tornar o papel térmico mais resistente a umidade e solventes.
O papel térmico também pode ser autoadesivo. Neste caso, teremos ainda a camada de adesivo e liner, ou adesivo e camada de silicone para bobinas. Essas bobinas de papel térmico adesivo são muito usadas em balanças que imprimem a etiqueta em supermercados, padarias e açougues.
A impressora térmica, também conhecida como impressora Zebra ou impressora de etiquetas, possui um cabeçote que aquece os pontos sobre o papel térmico, fazendo a reação da camada térmica acontecer, e assim aparece a impressão.
Então essa é a primeira diferença entre tipos de papel térmico: pode ser simples ou pode ser autoadesivo. Como mais podem variar entre si?
Tabela de Conteúdos
Cor do Papel
Embora os mais comuns sejam o branco, amarelo, palha, salmão e azul, a bobina pode ser de qualquer cor, desde que seja clara para que a tinta preta tenha um bom destaque, principalmente para a impressão de códigos de barras.
Cor da Impressão
Existem também papéis térmicos cuja cor da impressão é diferente de preto, mas pelo alto custo e pouca aplicação, não são comuns no mercado. A única exceção é o corante azul que começou a ser usado pela Oji Paper em função da escassez e alta de preço do corante preto: substituição do cortante Preto pelo Azul.
Tempo de vida da impressão
A impressão no papel térmico desaparece naturalmente, processo que se acelera quando exposto a calor, luz e umidade. Não existe papel térmico cuja impressão dura para sempre. Ainda assim, dependendo do fornecedor e linha do material, a impressão pode durar de poucos meses até dez anos se armazenado corretamente.
Gramatura ou resistência
Existem bobinas de papel térmico de diferentes gramaturas. Papeis mais finos são mais práticos para transporte e logística, mas também são mais frágeis e podem não funcionar dependendo da aplicação necessária. Em geral papeis térmicos possuem gramaturas de 56g/m² para cupons em geral, 75 a 80g/m² para contas públicas e 167 a 200g/m² para ingressos e tickets de estacionamento.
Papel com barreira (top coating) ou sem barreira
É a diferença entre papeis com ou sem aquela camada chamada overcoating.
Papeis sem barreira são mais sensíveis à impressão, por isso você pode trabalhar com temperaturas mais baixas no cabeçote, o que permite velocidade mais alta na impressão. No entanto, o papel sem barreira tem a duração da impressão muito reduzida, e é muito mais sensível à luz,ao calor e a umidade. Apesar de trabalhar com temperatura mais baixa, o papel áspero entra em contato diretamente com o cabeçote, o que pode aumentar o desgaste e comprometer a vida útil do equipamento.
A bobina de papel térmico com barreira recebe uma camada superficial que protege o papel contra a umidade e outros agentes agressivos e também aumenta bem a durabilidade da impressão. Como são menos sensíveis, a impressora de etiquetas trabalha com uma temperatura mais alta no cabeçote, o que diminui a velocidade de impressão. Essa barreira, bastante uniforme, evita o acúmulo de resíduo de tinta e diminui o desgaste da impressora.

Como você pode ver, são vários os fatores que variam. Também é preciso considerar tamanhos, como a largura da bobina e diâmetro do tubete (de 12mm a 76mm, dependendo da aplicação). Além de tudo isso, existe um outro fator, muito importante: a qualidade do próprio material.
Uma bobina de papel térmico de baixa qualidade possui uma camada térmica pouco uniforme. O resultado disso é uma impressão com buracos e falhas que atrapalham a leitura e não passam uma boa impressão ao cliente.
Impressão ruim? Já escrevemos um artigo mostrando os principais problemas que acontecem na impressão com papel térmico e como resolvê-los.
Além de fornecer a bobina de papel térmico, seja autoadesivo ou comum, também fazemos a pré-impressão no material, seja a sua marca no verso, seja um modelo de etiqueta padronizado que melhora o acabamento e facilita a leitura.
Para pedir sua bobina de papel térmico com barreira ou sem barreira, entre em contato!

gostaria de saber se vcs vende papel pra impressora ( mini impressora termica portatil 58 mm da marca exbom imp tbm 58 abt
Olá, tenho uma impressora Zebra GC420T, não utiliza ribon , algumas impressões estão saindo fracas e o Robson do Ml Total me indicou comprar a etiqueta de vcs pela qualidade do produto, gostaria de saber qual é o link para compra de etiqueta de 10x15.
Prezados,
Tenho uma impressora Brother PJ773 que uso para serviços externos. Ela funciona como um aparelho de fax. Uso para emitir relatórios para pessoas que atendo.
Vocês fabricariam qualquer tamanho?
O ideal para mim seriam:
Rolo a4 já com microsserrilhado
Rolo a5 já com microserrilhado.
Tamanho 30m
Qual papel usar na Elgin i9 para impressão de boletos bancarios?
Olá!!
Utilizo uma impressora para cupom fiscal e para imprimir pedidos pelo site.
Tenho uma pizzaria .
Colocamos o pedido impresso em cima da caixa com a pizza dentro , juntamente com outras caixas em cima . O que acontece é que o papel do pedido fica todo preto com o calor .
Qual vcs indicam usar para solucionar esse problema?
Oi Adriana, tudo bem?
Isso pode ter relação com a sensibilidade do papel. Papéis mais "econômicos" possuem maior sensibilidade ao calor, eles revelam o corante preto (ou azul) com qualquer contato com calor. Papéis de melhor qualidade costumam ter menor sensibilidade pois possuem mais barreiras, mais tratamento químico (top coating). Quando você imprime em um papel de melhor qualidade a impressão não fica bem escura, parece até ficar ligeiramente falhada, mas o que for impresso vai resistir melhor à calor, umidade, etc. Pode até parecer contraditório, mas é isso mesmo.
Pergunte ao seu fornecedor de bobina qual é o fabricante do papel, e peça para ele te enviar a curva de Sensibilidade Dinâmica. Com essa informação em mãos você saberá quanto de energia é necessário para revelar o corante/tinta do papel, e saberá comparar com outros papéis.
Geralmente papéis mais espessos, ou com mais "Top Coating" (ou Barreiras) vão resistir melhor a calor.
Por exemplo, nós fabricamos a bobina de cupom com o Papel Termoscript KPH 55 AM, para conseguir densidade óptica de 1 (bem preto) ele precisa em torno de 10mJ/mm² de energia (calor). Já as bobinas para Impressoras Portáteis são produzidas no Papel Termoticket 75, que precisa em torno de 20mJ/mm² de energia para conseguir a mesma densidade óptica de 1. Compare abaixo a especificação dos dois materiais e veja o gráfico de Sensibilidade Dinâmica:
- http://ojipapeis.com.br/assets/upload/especificacoes-tecnicas/pt_br/termoscript-kph-55-am.pdf
- http://ojipapeis.com.br/assets/upload/especificacoes-tecnicas/pt_br/termoticket-75.pdf
O que sugiro:
1) Converse com seu fornecedor, leve estas informações pra ele, e veja se ele possui algum papel com sensibilidade mais adequada.
2) Se não conseguir, entre em contato com nosso time comercial e veja se temos disponível amostra do Termoticket 75 na medida que você utiliza. Também peça para calcular um orçamento, pois o preço dele será bem diferente.
bom dia..existe bobina em 2 vias termica?estou com uma e gostaria de saber se é termica ou nao da lunardi ind e comercio ltda 99mm
Adailton,
Bobina térmica possui apenas 1 via.
Bobinas com 2 ou mais vias são feitas com papel autocopiativo, para impressoras matriciais.
Pessoal, obrigado pelo texto mas ainda ficou uma dúvida: no mesmo relógio de ponto, utilizando 2 bobinas amarelas, em uma, a impressão fica azul e, na outra bobina de outra marca, a impressão fica em preto. Conseguem me explicar o porquê disso por favor?
Oi Juliano,
Está havendo uma escassez mundial do corante preto, e os novos lotes de bobinas estão sendo produzidos com corante azul. As bobinas são de lotes diferentes, por isso cada uma imprime em uma cor.
Neste post detalhamos mais sobre essa questão do corante preto x azul: Por que o preço da bobina de papel térmico está subindo tanto? Entenda como uma decisão na China afeta todo o mercado
Olá, gostaria de uma indicação de papel com maior durabilidade para utilizar com a Elgin i7.
a bobina branca por ser usada para cupom fiscal?
E sobre um "Pó" que é acumulado dentro dos equipamentos, onde a qualidade do papel influencia nisso?
Olá Sergio,
A qualidade do papel pode influenciar sim. Quando o corte das bobinas não é feito com equipamentos adequados, este pó pode se acumular nas laterais dos rolos. Ou ele ainda pode surgir na guilhotina da sua impressora. Faça uma experiência com nossas bobinas e compare a qualidade!