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Compreenda a importância do posicionamento de marca para o seu negócio
Post atualizado em 10/2019
Como é o seu posicionamento de marca? A maneira como uma empresa se mostra para o seu público é decisiva para o sucesso dela.
Definir uma identidade para assumir é simples, o mais complexo é implementar as ações corretas para solidificar essa decisão junto aos seus clientes e conquistá-los.
Uma empresa que deseja ser vista como premium em seu segmento precisa de um posicionamento de marca que a caracterize como tal.
Você tem que planejar todos os aspectos da sua identidade em torno dessa característica para que não existam dúvidas em relação a ela.
É algo que vai além de se preocupar com preço e embalagem: todos os aspectos da sua empresa que têm contato com o público contribuem para a consolidação do posicionamento de marca dela.
Tal impressão pode ser positiva ou negativa, dependendo da estratégia adotada e das decisões tomadas. Você precisa definir qual segmento quer perseguir e qual mensagem deseja transmitir.
Quer entender melhor a sua importância? Continue a leitura deste post e saiba como o posicionamento de marca pode se tornar um diferencial para o seu negócio.
Tabela de Conteúdos
O que é um posicionamento de marca?
Trata-se da consolidação da forma como uma empresa se mostra em seu respectivo mercado e de que maneira deseja ser vista pelo seu público.
Significa preocupar-se com uma missão além de pensar somente em lançamentos e disputar espaço na base do preço. É um jeito de se diferenciar dos concorrentes com algo que transcende a embalagem do produto.
A popularização da internet deu às pessoas novos meios para aprenderem mais sobre a atuação de empresas de todo o mundo.
O exemplo daquelas mais preocupadas com um posicionamento de marca legítimo, acabou fazendo com que fosse esperado das demais. Hoje, dificilmente é possível impactar seu potencial cliente de forma significativa sem tal elemento.
Diante da escolha entre dois serviços iguais, as pessoas têm a tendência de preferir aquele oferecido pela empresa que tem um posicionamento de marca com o qual concordam.
Em geral, é aquela que se mostra a favor de determinadas causas e torna algo claro por meio das suas ações.
Como o posicionamento de marca pode oferecer um diferencial competitivo?
Mantenha uma comunicação clara e acessível
Para que o seu posicionamento de marca seja compreendido pelo seu público, é necessário implementar uma comunicação que seja percebida corretamente pelas pessoas.
É algo que tem um impacto em tudo o que a sua empresa faz, desde as campanhas de marketing até o design dos seus produtos.
Tenha atenção à linguagem que está sendo utilizada. Ela consegue traduzir o seu posicionamento da sua marca adequadamente?
Considere o perfil de público que você está tentando impactar e de que maneira ele vai enxergar o conteúdo produzido.
Uma comunicação clara e acessível ajuda a agregar valor ao seu posicionamento de marca porque garante que o seu público-alvo consegue entender o seu diferencial.
Fica difícil conquistar a preferência dessas pessoas sem tal planejamento.
Observe a abordagem dos seus concorrentes
Estar por dentro de tudo o que os concorrentes da sua empresa estão fazendo é algo estratégico para a sua atuação. Você precisa observar de que maneira estão comunicando seu posicionamento de marca.
Não se trata de copiar os outros players do seu mercado, até porque o posicionamento de marca deles pode ser diferente.
O mais importante nesse caso é entender de que forma essas outras empresas conseguem transmitir o seu valor e como você pode se basear nessa estratégia para obter sucesso.
A partir das informações observadas, você poderá tomar as decisões estratégicas corretas em relação aos seus produtos.
Saiba aproveitar oportunidades detectadas a partir de brechas deixadas em seu mercado. Crie uma comunicação de qualidade superior aos demais.
Invista na sua identidade visual
Se o seu consumidor não percebe o seu posicionamento de marca ao olhar para a sua identidade visual, então você precisa rever as suas decisões nesse setor.
A sua empresa deve ter a proposta dela muito bem definida em todos os meios que ela utiliza para interagir com seus clientes, e o meio visual ajuda muito.
Tal ideia vale para diversos canais, indo desde as suas estratégias de marketing até a embalagem dos seus produtos.
Uma marca que deseja se posicionar como uma alternativa premium em seu mercado, por exemplo, precisa se distanciar das opções mais populares ao imprimir uma sensação de exclusividade a quem interage com ela.
É necessário causar esse efeito tanto em quem já compra de você quanto em potenciais clientes.
Esses dois grupos têm que compreender o seu posicionamento de marca e uma das formas para fazer isso é garantir que a sua identidade visual seja coerente com essa característica.
Faça parcerias estratégicas e coerentes
O posicionamento de marca é um elemento valioso da identidade de uma empresa e não pode ser comprometido por ações que o invalidem. É algo que também vale para eventuais parcerias que você venha a fazer.
Aliar-se às empresas ou personalidades contraditórias à sua imagem é algo que pode causar sérios danos a ela, talvez, até de maneira irreparável.
Com a velocidade com que as informações se propagam na internet, qualquer ação imprudente da parte da sua empresa pode rapidamente ser descoberta pelo seu público.
Se isso acontecer, será difícil recuperar a confiança dessas pessoas após uma decisão incorreta.
Em vários segmentos, tornou-se popular contar com a ajuda de influenciadores digitais em campanhas de marketing.
Você deve levar em conta o seu posicionamento de marca ao decidir por qual personalidade associará a imagem à sua empresa, caso contrário, você arrisca desagradar seus clientes.
Agora que você já conhece a importância de um bom posicionamento de marca e sabe de que forma implementar essa estratégia em sua empresa, está na hora de iniciar o seu planejamento.
Leve em consideração quais são os seus objetivos de mercado, em qual cenário os seus produtos estão inseridos e quais segmentos de consumidor deseja impactar. Como se destacar em meio a opções similares?
Ao ativar as suas ações, lembre-se de ficar de olho nos seus resultados. Somente assim você conseguirá ter certeza de que o seu posicionamento de marca está sendo efetivo e gerando retornos de qualidade para você.
Compare seus números periodicamente e mantenha-se sempre no caminho do sucesso.
A preocupação com as embalagens faz parte de uma estratégia focada em posicionamento de marca.
Veja aqui no blog como as embalagens personalizadas podem favorecer o seu negócio.
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