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Uma visão sobre o mercado de produtos premium no setor de Food Service
Post atualizado em 03/2018
Em franca ascensão nos últimos anos, o setor de Food Service é um dos principais nichos de mercado do Brasil e, sem dúvidas, o que melhor tem resistido à crise financeira. Esse setor chegou a movimentar mais de R$ 170 bilhões na década passada e conta com índices de crescimento cada vez mais expressivos.
Em um momento de desafios e oportunidades, o Food Service brasileiro aposta em novidades, sendo um dos maiores destaques o mercado de produtos premium. No artigo de hoje nós falaremos sobre os impactos e as tendências do mercado de produtos premium no setor de Food Service.
Confira!
Tabela de Conteúdos
Algo que poucos especialistas imaginavam ser possível no Brasil no começo do século hoje já é uma realidade. O consumo de produtos premium no mercado brasileiro cresce cada vez mais e é um dos nichos com melhores perspectivas.
Se há alguns anos era praticamente impossível encontrar produtos como carnes angus, blends diferenciados de café e produtos orgânicos, hoje em dia eles estão nas prateleiras dos melhores supermercados do país. O crescimento econômico brasileiro no começo dos anos 2000 teve forte impacto nesse tipo de consumo.
Com uma economia mais estável e absorvendo tendências de países europeus e dos Estados Unidos, o mercado consumidor brasileiro apresentou uma grande evolução nas suas escolhas de alimentos.
Diante de uma maior exigência por qualidade, o Food Service viu-se obrigado a também evoluir, disponibilizando esse tipo de produto nas prateleiras brasileiras.
As relações de consumo
Com um avanço cada vez maior nas possibilidades de comércio e consumo por meio da internet, o Food Service evolui diariamente nas relações com os mais variados públicos existentes.
Como ele abrange toda a relação entre o consumidor e o comércio de alimentos fora do lar (ou via delivery), o crescimento das opções de negócio é exponencial — o que ajuda muito no aquecimento desse mercado.
Assim, as empresas buscam cada vez mais se adaptar às vontades e aos desejos de um consumidor que, atualmente, não mostra fidelidade a nenhum canal específico.
Pesquisas mostram que mais de 80% dos consumidores brasileiros são, atualmente, multicanais. Ou seja, o relacionamento do público com as marcas acontece de acordo com as necessidades do mesmo e não mais a partir da disponibilidade das empresas.
Isso significa que, se o consumidor quer um produto específico via internet, ele encontrará empresas que o ofereçam a partir desse canal preferencial.
Esse tipo de relacionamento leva em consideração a experiência do cliente, que busca não apenas um produto premium, mas também um ritual de compra igualmente diferenciado. Isso coloca o cliente no centro da transação, obrigando as empresas a adotar atendimentos cada vez mais personalizados.
Se antigamente apenas as classes mais abastadas consumiam produtos premium e as empresas voltavam seu marketing para esse tipo de público, hoje o mercado funciona de maneira diferente. Afinal, a popularização desse tipo de comércio vem do crescimento do poder econômico das classes B e C.
No setor de Food Service, o aumento da busca por produtos premium tem sua origem em dois fatores: o crescimento da exigência por qualidade e o aumento do desejo por artigos que transmitam a ideia de status.
Enquanto muitos consumidores buscam produtos de qualidade superior, ainda é grande a parcela do público que se sente bem ao adquirir itens desse nível. O exemplo mais palpável talvez seja o nicho das cervejas artesanais.
Se antigamente era quase impossível encontrá-las, hoje em dia elas estão presentes no mainstream do mercado cervejeiro brasileiro. Principal empresa de bebidas do Brasil, a AMBEV anuncia frequentemente a aquisição de algum rótulo local que ganhe destaque no mercado de cervejas artesanais.
Dessa maneira, é fundamental pensar estratégias que busquem, ao mesmo tempo, evidenciar o caráter “gourmet” do produto e destacar as vantagens de adquiri-lo. Com o crescimento dos estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço e da grande demanda do público pelos produtos premium, o Food Service brasileiro nunca esteve tão aquecido.
Dentro do mercado do Food Service é possível encontrar várias nomenclaturas de produtos que fazem parte de uma categoria premium. Termos como Prime, Gourmet, Premium, Top Quality, Grill invadiram as prateleiras, causando até mesmo alguma confusão entre os consumidores.
Isso é um grande problema, pois não há como regulamentar ou classificar esse tipo de produto, diferenciando-os daqueles oferecidos sem as características “premium”.
Fato é que, para o público que busca consumir esse tipo de produto, é imprescindível que o mesmo apresente características específicas. Segundo um estudo da Nielsen, 62% dos consumidores brasileiros consideram um produto premium quando o mesmo é feito de materiais ou ingredientes de alta qualidade.
Além disso, para 51% dos entrevistados, um produto premium deve proporcionar uma experiência única, superior à dos concorrentes. No entanto, essa percepção ainda está em formação, pelo menos para o público brasileiro. Cerca de 55% considera esse tipo de estratégia apenas marketing para atrair novos consumidores.
Entretanto, é fundamental entender que o nicho dos produtos premium mexe com o emocional dos clientes. Mais de 40% dos entrevistados pela Nielsen dizem sentir-se bem e confiantes ao comprar esse tipo de produto.
Ao mesmo tempo, cerca de 90% aceita pagar mais se o produto apresentar uma qualidade realmente superior ou se for composto por ingredientes orgânicos e sustentáveis.
Empresas que pretendem entrar no mercado de produtos premium, principalmente no setor de Food Service, precisam estar atentas a essas necessidades apresentadas anteriormente.
Além disso, é fundamental entender que os produtos premium devem também apresentar certas características visuais, como embalagens e até mesmo etiquetas personalizadas. Afinal, é o conjunto da obra que atrai a atenção dos consumidores, cada vez mais exigentes e com um leque de opções cada vez maior.
Dessa maneira, as empresas que pretendem oferecer produtos premium no setor de Food Service devem sempre levar em consideração essas necessidades do público — além de encontrar formas de destacar-se em meio a um mercado cada vez mais concorrido.
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O artigo me ajudou a ver que os produtos que procuro produzir tem características "Premium" e não "custo/benefício" como eu imaginava.
Gostei muito do artigo , trabalho com produtos Food Service , e percebemos esse caminho .
Obrigado pelo comentário, Sidney!