(19) 3277-0064
Qual o ribbon ideal para BOPP: Misto ou Resina?
Post atualizado em 09/2019
As etiquetas de BOPP são das mais requisitadas por combinar custo acessível e certa resistência a umidade, atrito e rasgo.
Como elas são superiores às etiquetas de papel, já não recomendamos a impressão com ribbon de cera sobre BOPP, já que a sua tinta não possui a mesma resistência que o material, e é mais indicado para etiquetas de papel. Então sobram duas possibilidades para impressão: ribbon misto, ou ribbon de resina?
A resposta depende de duas perguntinhas básicas:
A impressão sofrerá atrito?
Não: Recomendamos o ribbon misto.
Sim: É melhor utilizar o ribbon de resina.
Qual a durabilidade esperada da etiqueta?
Alguns meses: O ribbon misto é suficiente.
Anos: O ribbon de resina tem maior durabilidade.
Vamos entender melhor: na ordem de resistência e durabilidade, temos o ribbon de cera, depois o misto e por fim o de resina.

Tabela de Conteúdos
Ribon Misto
O ribbon misto possui parte de cera e parte de resina. Foi desenvolvido para imprimir sobre praticamente qualquer material que aceita termotransferência, desde filmes sintéticos (BOPP, PE, PEAD, Papel Sintético, Vinil), sobre papel (Couché, Transtérmico) ou até sobre filmes técnicos como o Poliéster ou o Poliimida (Kapton). No entanto, são raramente usados com os materiais mais resistentes, já que a impressão com esse ribbon não é tão resistente assim (o caso inverso de usar ribbon de resina com papel, já que o papel vai resistir menos que a impressão).
O ribbon misto possui resistência a atrito ou abrasão de média para baixa, por isso tem pouca durabilidade quando exposto a umidade ou condições climáticas. Por outro lado este é um ribbon bastante fácil de se trabalhar (não é necessária tanta precisão para configurar velocidade, temperatura e pressão do cabeçote da impressora térmica).
Ribbon de Resina
Já o ribbon de resina possui excepcional resistência a atrito ou abrasão, sendo o mais indicado para etiquetas duráveis. Seu uso exige um pouco de cuidado, já que ele necessita de uma temperatura mais alta para a transferência, e, em geral, velocidades mais baixas. Todo ribbon de resina possui boa resistência a umidade, baixa temperatura e a certos tipos de solventes.
O ribbon de resina precisa de uma superfície bastante lisa para conseguir ser transferido, por isso em alguns materiais mais porosos (Tyvek, PE Delaminável e determinados tipos de papeis sintéticos) ele pode não funcionar bem, deixando a impressão com falhas (com os poros do material aparente). Por este mesmo motivo ele não funciona em papeis (porém, como o ribbon de resina é utilizado em impressões duráveis, o papel não é o melhor suporte para isso).
A impressão com ribbon de resina é quase indestrutível, sendo ideal para etiquetas em condições extremas, etiquetas de patrimônio, etiquetagem de produtos químicos, produtos perigosos, placas de circuito impresso, entre outros.
Ribbon Cera Premium (AWX-FH) no lugar do Ribbon Misto
Existe um ribbon chamado "cera premium", que possui certas propriedades similares ao ribbon misto, como alguma resistência a atrito. Em alguns casos, pode ser utilizado no lugar do ribbon misto. Veja mais detalhes do produto em armor-tt.com.
Resistência a calor e resistência mais abrangente a solventes
Em condições extremas como altas temperaturas, ou a necessidade de resistir a solventes mais fortes, nem mesmo o ribbon de resina é suficiente. Nestes casos, temos os ribbons chamado "super resina" (AXR-8, R510). São muito utilizados em:
- Placas de circuito impresso que vão passar pelo processo de solda
- Etiquetas aplicadas em metais quentes (pouco tempo após fundição)
- Etiquetas aplicadas em peças metálicas que receberão óleo protetivo
- Certos tipos de indústria de produtos químicos (para tambores e bombonas) ou mesmo farmácias de manipulação.
Precisa de ribbon para a sua impressora térmica? Não sabe qual o melhor ribbon para a sua etiqueta? Entre em contato conosco!
Boa tarde
a Termo transferência ela e a melhor pra que imprimi etiquetas tec para peças de carro, essa seria a ideal? qual vc me indicaria e porque ? fico no aguardo
Evandro,
Termotransferência é um dos métodos mais práticos para impressão de etiquetas duráveis sob demanda. Peças de automóveis geralmente precisam de etiquetas que sejam resistentes, e por isso boa parte delas são impressas com termotransferência sim! Assim como peças para eletrônicos, eletrodomésticos, entre outras aplicações duráveis.