(19) 3277.0064
Adesão inicial e final, quando a etiqueta adesiva está na performance máxima?
Tabela de Conteúdos
Entendendo adesão inicial e final da etiqueta adesiva
Para testar se determinada amostra de uma etiqueta adesiva é a ideal para o produto, é preciso entender qual o ponto de performance máxima dela, assim, é possível evitar problemas futuros.
Por exemplo, como saber se o adesivo removível vai deixar resíduo ou não? Ou que o adesivo vai resistir a atrito intenso durante o transporte?
Para isso, vamos esclarecer duas palavras-chave: tack inicial e adesão final.
Tack inicial (ou "adesão inicial") se refere à força de adesão no instante em que é colada, enquanto o adesivo está em estado "fluido" ou "semi fluido". Ou seja, bem no comecinho do processo de cura.
Quando se remove o liner (o protetor siliconado do adesivo), ele entra em contato com o ambiente e inicia a cura. No entanto, é importante ressaltar que esse processo só se completa com pressão sobre o adesivo durante a aplicação.
A cura completa do adesivo só acontece após 48 horas desde o momento da aplicação. Este é o momento em que a etiqueta atinge sua adesão final, ou seja, a adesão máxima.
Então, o tack inicial é sempre menor do que a adesão final. Se você colar uma etiqueta e esperar apenas uma hora para removê-la, com certeza será mais fácil do que deveria.
Para testar a capacidade de adesão de uma etiqueta, ou verificar se a etiqueta removível tem remoção limpa, é preciso esperar dois dias após a aplicação para testá-la em um cenário mais próximo do real.
Tack inicial em etiquetas removíveis
Etiquetas com adesivo removível, como o VOID sem resíduo, por exemplo, são adesivos que podem ser removidos da peça sem qualquer resto de cola. Têm um baixo tack inicial, para que a adesão não seja muito forte após a cura completa (e assim deixaria resíduo).
Portanto, para quem um adesivo removível tenha performance adequada é preciso prestar atenção aos cuidados de aplicação:
- Garantir que a superfície esteja livre de sujeira, graxa, óleo ou água;
- Não tocar no adesivo;
- Não deixar nenhuma parte levantada ou amassada;
- Aplicar pressão para ativar o adesivo e conseguir a força de adesão máxima.
O que acontece depois de 48 horas?
De maneira geral, após 48 horas o processo de alteração do adesivo acontecerá de maneira muito lenta, praticamente inerte enquanto for a duração garantida pela fabricante. Por exemplo, etiquetas para maquinário pesado podem até aumentar a adesão lentamente. Já algumas especificações de etiquetas removíveis podem se tornar permanentes após o sexto mês após a aplicação, e deixar algum resíduo. Essas são conhecidas como temporariamente removíveis.
O comportamento também depende da superfície de aplicação e das condições ambientais. Uma etiqueta adesiva aplicada em materiais maleáveis, como sacarias ou embalagens flexíveis pode eventualmente perder o poder de adesão devido a microfissuras nas laterais por onde o adesivo pode oxidar. Etiquetas sujeitas a chuva e ao tempo também podem perder a força de adesão.
Em um adesivo aplicado corretamente, essa alteração acontecerá de maneira muito lenta, praticamente insignificante para efeitos de teste de adesão.
Curiosidade: como é testado o poder de adesão de etiquetas?
Adesivos de fornecedores confiáveis, como os que trabalhamos na Promtec, têm parâmetros muito específicos de adesão, independente do lote. Para o controle de qualidade, são feitos diversos testes que medem a força necessária para remover o adesivo de uma placa de vidro tanto logo após a aplicação (tack inicial) quanto após a cura total (adesão final). O adesivo é puxado tanto em 90º quanto a 180º, para não restar dúvida dos parâmetros.

Gostaria de Falar com um Especialista sem compromisso? Envie detalhes sobre a sua demanda que indicaremos a melhor solução para sua necessidade.
Deixe uma resposta