(19) 3277-0064
Rótulos Adesivos para Alimentos
Post atualizado em 03/2021
Alguns segundos: esse é o tempo médio que um consumidor leva para escolher entre um ou outro produto na prateleira do supermercado. Nesse curto período de tempo, o principal vendedor é o rótulo. Uma bela embalagem bem desenvolvida identificará os valores da marca, conquistando a empatia do consumidor. Precisa de um rótulo? Fale com um especialista!
Atualização: Em outubro de 2020 a Anvisa publicou alterações significativas na legislação de rotulagem nutricional, como a obrigatoriedade de marcar os valores de referência também para 100mL ou 100g na tabela nutricional, além de apontar também a necessidade de avisos na frente do rótulo caso o produto ultrapasse valores preestabelecidos em sódio, gordura saturada ou açúcares adicionados.
Acesse aqui e leia sobre as novas regras da Anvisa para rotulagem nutricional.
As opções de rotulagem mais comuns são: papéis aplicados com cola, in mold label, shrink sleeve e nossa oferta: rótulos adesivos.
Vantagens do produto autoadesivo
A principal vantagem dos rótulos com adesivos sensíveis a pressão é a flexibilidade de aplicações. São diversas opções para cada necessidade, seja destaque ao design, seja uma resistência ao congelamento ou ao calor.
“No label look”, ou aparência sem rótulo. Utilizando um frontal transparente de poliéster com uma camada bastante regular de adesivo, a sensação é de impressão direta na garrafa, o que permite grandes inovações no design.
Uma pesquisa conduzida em 2009 pela empresa KL Communications com 2000 pessoas apresentou dois rótulos para uma embalagem de suco. Uma delas era de papel, outra em um filme autoadesivo transparente, “no-label look”. Dente os valores associados à segunda embalagem estavam “sofisticação, pureza, leveza, mais sabor, mais fresco”. Isso com apenas a mudança do material, sem grandes alterações de design.
Impressão em alta qualidade com diversos efeitos, como hot stamping, cold stamping, impressão em holografia, dourado, prateado, rótulos brilhantes ou foscos, com acabamentos metalizados e aplicação de itens de segurança ou autenticidade na impressão.
Informações variáveis no rótulo. Materiais autoadesivos são muito associados a impressão térmica, principalmente por termo-transferência (com ribbon) no caso dos rótulos. Isso permite que alguns itens, como data de vencimento, lote e outras informações variáveis sejam impressas sem dificuldade nas peças.
Alguns de nossos clientes prefere imprimir na impressora térmica até mesmo informações do produto como tabela nutricional, ingredientes e nomes. Nós fornecemos o rótulo pré-impresso (com molduras, fundo e espaços demarcados), e o próprio cliente faz a impressão final do rótulo. Isso permite uma certa variedade de produtos utilizando um mesmo suprimento de rótulo, diminuindo a necessidade de estoque.
Rótulos compatíveis com alta e baixa temperatura. Um rótulo que suporte altas temperaturas pode ser usado quando o produto é embalado ainda quente, ou quando precisa ir ao forno ou microondas na embalagem original. Do mesmo modo, rótulos especiais para baixas temperaturas e congelamento não se desprendem do produto no freezer e podem até suportar o teste do balde de gelo, como é caso de rótulos para bebidas.
Rótulos com conteúdo estendido (ECL) são rótulos “dobrados”, que podem ser abertos revelando uma área maior de conteúdo. Utilizados em embalagens pequenas, quando o fabricante quer incluir outras informações, como conteúdo promocional, receitas, etc.
Rótulos com fechos resseláveis permitem que o produto seja fechado novamente depois de aberto, mantendo o conteúdo fresco por mais tempo. Tem sido muito aplicado em embalagens de biscoitos, chocolates e salgadinhos.
Lacres e itens de segurança. O rótulo pode conter o próprio lacre do produto, agilizando o processo de embalagem. Isso garante um visual mais integrado à identidade da marca e oferece muito maior segurança ao consumidor. O lacre mais comum é feito de papel couchê com picotes.
Rótulo removível é um produto pouco utilizado no Brasil, mas que oferece grandes vantagens. Pode ser usado para facilitar o reuso da embalagem (como potes de requeijão ou geléia), ou ainda para facilitar a reciclagem, como é o caso de rótulos especiais para garrafas PET, que se desfazem no processo de reciclagem, com grandes vantagens ambientais.
Impressão no verso é aplicada quando a embalagem e o conteúdo são transparentes. Assim é possível ler o conteúdo impresso no lado de trás, utilizando um único rótulo. É muito utilizada em frascos de adoçantes.
Materiais mais utilizados em rótulos autoadesivos
Como podem ser aplicados em uma grande variedade de produtos, desde o setor alimentício até em produtos industriais, como óleos, produtos de limpeza e higiene pessoal, a variedade de materiais empregados também é extensa. Também pode ter cortes especiais para acompanhar a embalagem e receber todo o tipo de impressão.
Além disso, recomendamos também a laminação ou verniz sobre a impressão, para que o rótulo se mantenha inteiro, sem qualquer degradação da fábrica até chegar ao consumidor final. A aplicação de uma película protege o material contra batidas, riscos ou atrito no empacotamento e transporte.
Um dos itens mais comuns pelo seu baixo preço é o papel couchê. Como é oferecido em semi-brilho, tem acabamento superior aos papeis mais comuns, como o offset. O papel laminado ouro ou prata também é uma boa opção pelo destaque na prateleira.
Rótulos de bebidas e outros produtos também podem trazer papeis texturizados, principalmente nas linhas premium, onde a aparência rústica pode passar a sensação de produto único, produzido manualmente.
Dentre os filmes, resistentes a umidade, o mais comum é o BOPP, que pode ser transparente ou não, brilhante, fosco ou metalizado (a impressão mantém esse brilho metálico e chama a atenção para o rótulo).
Já para o “no label look”, o material utilizado é o poliéster transparente, que quando corretamente aplicado, se torna praticamente invisível, destacando apenas a impressão sobre sua superfície.
O que é necessário em um rótulo?
Claro, além de conquistar o consumidor, é preciso passar todas as informações necessárias. Características do produto, vencimento, lote, massa ou volume, composição, e no caso de alimentos, tabela nutricional e ingredientes.
Veja mais sobre informações obrigatórias em rótulos neste link e aprenda a montar a tabela nutricional aqui.
Quando falamos de alimentos, é preciso que os materiais, rótulos e adesivos que entram em contato direto com os produtos sejam aprovados pela ANVISA (no Brasil), pela FDA (Estados Unidos) ou EFSA (União Europeia). Para que sejam seguros os materiais precisam ser criados sem contaminantes e impedir a migração de componentes tóxicos.
Na Promtec os materiais utilizados são de fornecedores idôneos, todos os produtos para contato com alimentos são avaliados e aprovados segundo os mais rígidos critérios internacionais.
Deixe um comentário