(19) 3277.0064
Selos de Identificação da Conformidade do Inmetro
Post atualizado em 08/2019
Os selos do Inmetro existem para demonstrar ao consumidor que aquele produto passou por testes e processos que garantem maior segurança na compra. Em muitos itens, como brinquedos e cilindros de gás, ele é compulsório: a venda sem o selo é proibida no país. Fale com um Especialista!
Os produtos são avaliados por instituições acreditadas pelo Inmetro segundo processos e testes definidos e padronizados pela entidade, em constante atualização e melhoria. Ou seja, o próprio Inmetro não avalia os produtos, mas define as metodologias e certifica os organismos capazes de realizar tais procedimentos.
Desde 2006, os selos do Inmetro passaram também a especificar qual o tipo de programa que aquela etiqueta representa:
- Saúde (selo azul)
- Meio ambiente (selo verde)
- Desempenho (selo laranja)
- Segurança (selo amarelo vivo)
- Conformidade (geralmente amarelo)
Tabela de Conteúdos
Itens de segurança das etiquetas
As etiquetas comuns não necessitam de itens de segurança gráfica, apenas de conformidade com as cores estipuladas pela entidade, assim como a padronização de tamanhos e informações do selo. Esses selos podem inclusive estar impressos diretamente na embalagem ou rótulo do produto, sem a necessidade de uma etiqueta adesiva, e também podem ser impressos em tons de cinza ou em preto.
O tamanho mínimo para o selo completo é de 5 cm (50 mm) de largura. Se a embalagem for muito pequena, permite-se também o uso dos selos compactos, com no mínimo 2 cm (20 mm) ou um selo menor, de pelo menos 1,1 cm (11 mm).
Já alguns selos específicos necessitam de itens de segurança para evitar adulterações e falsificações. É o caso dos selos para capacetes, os selos para botijões de gás, isqueiros, cilindros de GNV, extintores de incêndio, cadeirinhas infantis e até a cachaça, que tem um selo para garantir a conformidade do produto típico brasileiro. Esses selos com recursos de segurança são impressos por gráficas especializadas em conformidade com a NBR 15540, como a Promtec, com equipamento de alto nível capaz de atender a exigências como:
Sistema anti-remoção
Impede que a etiqueta possa ser removida e reaplicada. Ao ser removida, a etiqueta é delaminada ou rompida impedindo o reaproveitamento. Também é necessária a utilização de adesivo permanente de alta adesão.
Fundo numismático
O fundo numismático é uma impressão geométrica de alta resolução gerada automaticamente, que não pode ser lida por scanners.
Impressão com íris de máquina (tarja holográfica)
A tarja holográfica recebe uma alternância de imagem criada no processo de hot stamping.
Microtexto
Trata-se de impressão em alta resolução de um microtexto, visível apenas com lente de aumento, que também não pode ser escaneado ou copiado. As microimpressões possuem também falhas técnicas específicas para evitar que sejam recriados.
Impressão invisível reativa a luz UV
Trata-se de impressão de texto com uma tinta especial, visível apenas sob luz ultravioleta.
Selos especiais com recursos de autenticidade: cachaça, extintor de incêndio e capacetes.
Ainda que o selo do Inmetro não garanta a conformidade e segurança do produto, ele atesta que aquele produto passou por testes padronizados e que todas as normas para sua fabricação foram observadas. A população brasileira está acostumada a procurar o selo do Inmetro nos produtos, o que aumenta a confiança na compra.
Se o seu produto é certificado pelo Inmetro, nós podemos fabricar a etiqueta ou rótulo. Entre em contato pelo formulário abaixo!
Deixe uma resposta