(19) 3277.0064
Simbologia de Materiais de Embalagens para Reciclagem
Post atualizado em 11/2017
Padronizada desde junho de 2013 com a publicação da NBR 16182:2013 pela ABNT, a simbologia técnica brasileira de identificação de materiais constitui um conjunto de símbolos aplicados às embalagens de produtos para ajudar o consumidor a identificar os materiais e encaminhar o seu descarte adequado.
A ação é consequência direta da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) criada pela Lei nº 12.305/10, uma iniciativa do MMA (Ministério do Meio Ambiente) para a redução do lixo sólido que estimula a prática de hábitos de consumo sustentável, como a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
Segundo o pacto, a responsabilidade sobre os resíduos é compartilhada. Tanto fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e até o cidadão comum são responsáveis no manejo, descarte e destino das embalagens após o consumo.
Por isso, em acordo com a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, os símbolos que aparecem nas embalagens serão harmonizados em todo o país, ajudando na conscientização do cidadão. Essa simbologia indica tanto a separação entre secos (embalagens) e úmidos (não recicláveis), como os materiais específicos, incluindo também aqueles que não tinham simbologia padronizada, como aço, alumínio, vidro e papel. A destinação correta do lixo doméstico é parte imprescindível no combate de diversos problemas de saúde pública e fortalece a atuação das cooperativas de reciclagem no Brasil.
É obrigatório apresentar estes símbolos em minha embalagem?
Tecnicamente sim, já que a norma exige a apresentação destes símbolos em toda embalagem cujo descarte não esteja regulamentado por norma específica (por exemplo: baterias, agrotóxicos e eletroeletrônicos). O período de adequação às fabricantes encerrou no início de 2015, no entanto não existe qualquer sanção prevista em lei para quem descumprir a norma.
De qualquer modo, é papel de toda a sociedade brasileira adotar etapas para aumentar e melhorar os processos de reciclagem no país, seguindo tendências mundiais de manejo de resíduos sólidos.
Veja quais são os símbolos adotados
O primeiro item, “descarte seletivo”, é apenas recomendado para apontar a separação de resíduos e pode ser aplicado com ou sem o texto que o acompanha. Os demais referem-se ao material da própria embalagem.
Alumínio
Aço
Vidro
Papel
Adote esta simbologia e contribua para o crescimento da reciclagem no Brasil.
Você pode baixar os símbolos em alta qualidade no site: http://www.abre.org.br/comitesdetrabalho/meio-ambiente-e-sustentabilidade/reciclagem/simbologia-de-identificacao/
Deixe uma resposta