(19) 3277.0064
Solucionando problemas de impressão com papel térmico
Post atualizado em 04/2018
No processo de impressão chamado térmico-direto (TD), a cabeça de impressão aquecida entra em contato diretamente com o papel térmico, seja da etiqueta, seja da bobina de papel. Por meio de reagentes químicos presentes no papel, o calor do cabeçote “revela” a impressão.
Tabela de Conteúdos
- 1 Velocidade e Temperatura
- 2 Resolvendo os problemas mais comuns
- 2.1 - Impressão muito clara ou apagada
- 2.2 - Impressão escura demais, impressão borrada, ou código de barras com problemas
- 2.3 - Impressão com baixa definição, bordas com falhas
- 2.4 - Imagem acinzentada ou translúcida, apesar da impressão parecer “correta”.
- 2.5 - Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”, sem impressão
- 2.6 - Problemas com sensores
- 3 Dicas de manutenção e preservação da sua impressora
Velocidade e Temperatura
Os papéis térmicos não são todos iguais. Alguns são mais sensíveis, podem trabalhar em alta velocidade e temperatura mais baixa, enquanto alguns necessitam de uma velocidade de impressão um pouco mais lenta e o cabeçote de impressão mais aquecido. Recomendamos testar a impressão primeiro em velocidades mais baixas, e ajustar conforme a necessidade.
Observação: A temperatura do cabeçote de impressão também é chamada de “darkness” ou de “printhead energy” nas configurações da impressora.
Resolvendo os problemas mais comuns
- Impressão muito clara ou apagada
Neste caso, um dos problemas mais comuns é a temperatura do cabeçote estar baixa demais para aquele substrato. Velocidades de impressão muito altas também podem fazer com que o cabeçote de impressão não fique em contato por tempo o suficiente para sensibilizar o papel. Às vezes esse problema também pode ser causado por uma bobina muito velha ou papel térmico com defeito.
- Impressão escura demais, impressão borrada, ou código de barras com problemas
Neste caso, a temperatura do cabeçote de impressão está alta demais. Isso faz com que o calor do ponto de impressão marque também os pontos ao lado, fazendo com que a impressão pareça borrada, ou com que o código de barras não tenha a precisão necessária para ser lido. Às vezes a impressão parece adequada a olho nu, mas está escura demais para sensores eletrônicos.
- Impressão com baixa definição, bordas com falhas
Este problema é mais detectável em códigos de barras e é quase sempre causado por uma velocidade alta demais na impressora.
- Imagem acinzentada ou translúcida, apesar da impressão parecer “correta”.
Isso é causado quando a temperatura do cabeçote está alta demais. Uma temperatura muito alta faz com que, além de sensibilizar o componente químico para fazer a imagem aparecer, o cabeçote “queime” o papel, tornando a impressão estranha.
- Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”, sem impressão
Isso pode acontecer por falhas no substrato. (Um papel térmico de baixa qualidade pode não ter uma superfície sensível regular o bastante, fazendo com que pequenas áreas ou pontos não sejam sensíveis, gerando falhas na impressão).
Se o substrato for de boa qualidade, o problema é causado por um problema (geralmente sujera ou poeira) no cabeçote de impressão ou em outros componentes da máquina. Para solucionar, basta fazer uma boa limpeza na impressora (veja abaixo como fazer isso).
Importante: ao ver faixas sem impressão nas etiquetas, recomendamos parar a impressão imediatamente para fazer a limpeza, pois alguns tipos de sujeiras (como restos de adesivos) podem se acumular no cabeçote de impressão, causando um aumento da temperatura e sua queima. Assim, faixas cegas na impressão também podem ser causadas por pontos do cabeçote queimados.
- Problemas com sensores
Impressoras de etiquetas são capazes de detectar o começo de cada nova etiqueta, mantendo um alinhamento preciso. Se isso não estiver ocorrendo, o sensor da impressora pode estar sujo, obstruído ou necessitar de alinhamento. As configurações da impressora também podem ter influência. Verifique no driver da impressora se ela não está configurada para o modo “contínuo”.
Se a impressora não estiver imprimindo, exibindo uma mensagem de erro como “ribbon ausente”, é preciso mudar as configurações de impressão. Onde está escrito “Modo de Impressão por Termo-Transferência” ou “Thermal Transfer” deve ser alterado para “Modo de Impressão Térmico Direto”, ou “Direct-Thermal”.
Dicas de manutenção e preservação da sua impressora
Muitos problemas da impressão térmico direto, ou por papel térmico, são causados por sujeira acumulada no equipamento. Por isso é recomendado uma breve limpeza do equipamento a cada troca de suprimentos (bobina de papel ou de etiquetas). Passe um algodão ou cotonete com álcool isopropílico no cabeçote de impressão para remover qualquer resíduo de adesivo ou poeira e um pano de microfibra nos rolos que puxam o papel.
Para preservar o cabeçote de impressão, procure também usar sempre a temperatura mais baixa que garanta o acabamento desejado.
Gostaria de Falar com um Especialista sem compromisso? Envie detalhes sobre a sua demanda e um dos nossos profissionais irá indicar uma solução sob medida para sua necessidade.
imprimindo em branco o que pode ser?
Oi Marcelo, nos mande mais detalhes.
Coloquei uma BOBINA muito cheia e a mesma começou à PATINAR. Depois dissominha impressora SÓ IMPRIME RABISCOS parecido com escritas ÁRABES.... Oque faço? Tem SOLUÇÃO?
Thiago, a princípio não consigo enxergar a relação entre os problemas. Sugiro tentar realizar uma limpeza do cabeçote e no rolete tracionador (um eixo de borracha) que "puxa" a bobina pra fora, se o papel ficou "parado", patinando, ele eventualmente pode ter deixado algum resíduo nestas partes. Mas acho isso bem improvável de acontecer.
Caso não funcione, é melhor acionar a assistência técnica.
Geralmente as impressoras não tem problemas em imprimir rolos grandes, desde que a tampa feche e não pressione a bobina (a tampa não pode ficar segurando a bobina). Se a bobina couber no berço com folga, é para conseguir imprimir sem dificuldades.
Tenho uma impressora Elgin i9 que imprime somente metade do papel, a outra metade fica branco, você sabe qual seria a causa desse problema?
Bom dia tenho uma balança da urano top max ss plus e tá saindo apagado as impressão e já fiz a limpesa do cabeçote dela oque seria? Obgo
Olá Bruno,
Confere se a sua balança possui algum ajuste de temperatura e pressão do cabeçote de impressão, se o rolete de borracha (que puxa o rolo de etiqueta) está em bom estado e alinhado em relação ao cabeçote.
Também é bom conferir a qualidade do Papel Térmico que você está usando, em especial se ele está armazenado de forma correta. Lembre que os rolos de etiqueta devem ser armazenados ao abrigo de luz, calor ou umidade (todos estes elementos podem prejudicar o tratamento térmico).
Para testar a qualidade do papel sugiro executar os testes que estão neste post: Papel Térmico com Capa ou Sem Capa: 3 Truques para Descobrir [Vídeo]
tenho uma balança da marca toledo que depois de uma queda de energia começo imprimindo a etiqueta em branco sera q vcs poderiam me ajudar com esse problema .
Oi Marco Aurélio,
Neste caso o ideal é entrar em contato com o suporte do equipamento, seja do fabricante ou da revenda que lhes forneceu.
Existe um papel para esse tipo de impressora, que faça com que o texto demore bem mais a se apagar ?
Adriano,
Existe sim, o Papel Térmico com Barreira de proteção. A impressão nestes papéis com barreira podem durar 5, 7 ou até 10 anos, dependendo do tipo de tratamento do papel, e principalmente da forma de armazenamento do cupom impresso.
Veja mais detalhes neste link: Papel Térmico com Barreira