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Solucionando problemas de impressão com ribbon

17/03/2015 por Leandro Jekimim Goulart 50 Comentários

Post atualizado em 04/2018

No processo de impressão por termo-transferência (TT), o cabeçote aquecido da impressora de etiqueta faz com que a tinta do ribbon passe do suporte à etiqueta impressa. Esse processo requer alguns cuidados para que o equipamento se mantenha funcionando em alta velocidade e sem problemas.

Tabela de Conteúdos

  • 1 Temperatura, Velocidade e Pressão
  • 2 Resolvendo os problemas mais comuns
    • 2.1 - Problemas de compatibilidade entre o ribbon e o suporte.
    • 2.2 - Ribbon amassando, rasgando ou escorregando.
    • 2.3 - Problemas de falta de nitidez na imagem, imagem clara demais ou opaca.
    • 2.4 - Imagem borrando, códigos de barra sem nitidez, ou imagem “vazando” para os lados.
    • 2.5 - Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”, sem impressão
    • 2.6 - Problemas com sensores
    • 2.7 - Tensão superficial / Tratamento Corona /  Vernizes
  • 3 Dicas de manutenção e preservação da sua impressora
  • 4 Dica final - Um truque na saída da impressora

Temperatura, Velocidade e Pressão

Para cada tipo de ribbon há uma temperatura ideal e uma velocidade limite de impressão. Estes dois itens devem ser pensados juntos. Se a cor está apagada e você está usando um ribbon que trabalha em alta temperatura (geralmente de resina), existe a possibilidade da velocidade estar alta demais, ou a temperatura baixa demais. Em alguns casos, é possível até que etiqueta saia em branco, se o cabeçote não atingir a temperatura necessária para a tinta do ribbon.

Nesses casos, primeiro é necessário diminuir a velocidade e testar a impressão. Depois, ajuste a temperatura do cabeçote de impressão conforme as especificações do fabricante do ribbon (de maneira geral, ribbons de cera trabalham com temperaturas mais baixas, enquanto ribbons de resina necessitam de temperaturas mais altas. Ribbons mistos requerem temperatura média). Ao aumentar a velocidade de impressão, pode acontecer do cabeçote não aquecer o suficiente para a temperatura daquele ribbon. Neste caso, basta diminuir um pouco a velocidade ou, em alguns casos, aumentar um pouco a temperatura.

Observação: A temperatura do cabeçote de impressão também é chamada de “darkness” ou de “printhead energy” nas configurações da impressora.

Temperatura alta demais - A temperatura alta demais também é um problema, pois um ponto aquecido no cabeçote pode acabar atingindo pontos vizinhos, resultando em uma qualidade de impressão mais baixa e problemas principalmente na impressão de códigos de barra, que terão baixa legibilidade. A temperatura alta demais também pode diminuir a vida útil do cabeçote e derreter o suporte do ribbon.

Pressão - A regulagem de pressão não está presente nas impressoras menores, mas tem papel importante nos modelos industriais. Se a impressão está apagada, pode ser necessário aumentar a pressão de contato entre o ribbon e a etiqueta. A regulagem de pressão geralmente é feita em dois pontos. Se um estiver mais apertado que outro, a impressão pode sair falhada em um dos lados da etiqueta.

Resolvendo os problemas mais comuns

- Problemas de compatibilidade entre o ribbon e o suporte.

Quando o ribbon e a etiqueta não são compatíveis, alguns problemas podem ocorrer, como cobertura falha (imagem acinzentada ou com aparência “porosa”), falta de definição na imagem (impressão sai borrada da impressora, ou borrando com o dedo) ou ainda a impressora não imprime, sai totalmente branca.  Recomendamos sempre testar a impressora com uma combinação de ribbon e etiqueta de compatibilidade já estabelecida para verificar se o problema é realmente a compatibilidade. Há variação também na composição do ribbon de diferentes marcas, o que também pode causar problemas de compatibilidade.

Também é importante ressaltar que existem ribbons tintados no lado interno ou externo da fita. A maioria das impressoras trabalha com o segundo tipo (externo). A menos que a impressora aceite ambos os modelos de ribbon, o ribbon inadequado não funcionará.

- Ribbon amassando, rasgando ou escorregando.

Esse tipo de problema pode ocorrer quando o ribbon foi colocado errado na impressora. Se o ribbon estiver colocado corretamente, há outros fatores a serem considerados: a tensão do desbobinador do ribbon pode estar muito baixa. Outro item que pode causar rugas no ribbon, ou até a sua ruptura é a temperatura de impressão alta demais para aquele tipo de ribbon, “derretendo” a película que suporta a tinta. Essa temperatura mais alta também pode ser causada por sujeira no cabeçote de impressão.

Ribbon rasgando - Pode ser causado por temperatura alta demais no cabeçote (por configuração incorreta ou acúmulo de sujeira), velocidade muito baixa ou quando a tensão de rebobinagem do ribbon estiver muito forte. Excesso de pressão no cabeçote de impressão também pode fazer com que o ribbon se rompa.

- Problemas de falta de nitidez na imagem, imagem clara demais ou opaca.

De modo geral, isso ocorre quando a temperatura do cabeçote está baixa demais, ou quando a velocidade de impressão está muito alta. Em alguns casos isso também pode ser causado por uma temperatura alta demais, que faz o suporte se deformar, ou por excesso de pressão no cabeçote.

- Imagem borrando, códigos de barra sem nitidez, ou imagem “vazando” para os lados.

Há duas causas principais para este problema: temperatura alta demais, fazendo com que o calor do cabeçote acabe fundindo também pontos próximos a ele, ou excesso de velocidade de impressão, quando a impressora não consegue controlar a temperatura do cabeçote rápido o suficiente. Recomendamos reduzir a temperatura (darkness) e velocidade até encontrar o equilíbrio ideal.

- Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”, sem impressão

Quando o restante da impressão está adequado, mas há pontos ou faixas sem impressão, pode ser problema na limpeza do equipamento: pode haver cola de etiquetas anteriores ou outros tipos de sujeira no cabeçote de impressão.

Neste caso, recomendamos parar a impressão imediatamente para fazer uma limpeza no cabeçote de impressão. Deixar a sujeira acumulada gera superaquecimento naquele ponto do cabeçote, queimando-o. Se isso ocorrer, será necessária a troca de todo o cabeçote.

Se essas “faixas cegas” não forem retas, o problema é geralmente outro: o ribbon está amassando. Veja acima como resolver.

- Problemas com sensores

As impressoras de etiquetas têm sensores para detectar tanto as etiquetas quanto o ribbon. Quando o sensor não detecta o ribbon, ele pode estar colocado incorretamente. O sensor também pode estar sujo ou desalinhado, portanto limpá-lo e realinhá-lo costuma resolver.  Quando o sensor está sujo, a impressora pode continuar tentando imprimir as etiquetas mesmo após o fim do ribbon.

- Tensão superficial / Tratamento Corona /  Vernizes

Este é outro critério semelhante ao de compatibilidade entre ribbons e superfícies. Cada ribbon exige uma tensão superficial mínima para ser capaz de fixar a tinta na etiqueta. Alguns materiais, como o BOPP, geralmente não têm tensão superficial suficiente, por isso recebem um tratamento especial (chamado Corona), ou uma camada de verniz com tensão superficial maior. Quando o material é muito velho, ele pode perder esse tratamento. Assim, as falhas na impressão serão devido ao material da etiqueta, não ao ribbon.

Dicas de manutenção e preservação da sua impressora

Você viu que muitos dos problemas da impressão com ribbon são causados por sujeira acumulada no equipamento. Por isso é recomendado uma breve limpeza a cada troca de suprimentos (ribbon e etiquetas). Passe um algodão ou cotonete com álcool isopropílico no cabeçote de impressão para remover qualquer resíduo de adesivo ou filme e um pano de microfibra nos rolos que puxam o ribbon e etiquetas.

Para preservar o cabeçote de impressão, procure também usar sempre a temperatura mais baixa que garanta o acabamento desejado.

Dica final - Um truque na saída da impressora

Se a impressão está opaca ou com falhas, existe um outro problema que pode estar acontecendo, chamado “ângulo de saída”. Se a impressora está na beirada de uma mesa, por exemplo, o grau de inclinação das etiquetas penduradas pode diminuir o tempo de contato entre o cabeçote e o ribbon.  Por isso, um “truque” simples que você pode usar para melhorar a qualidade da impressão é colocar um suporte em frente à saída da impressora, para que as etiquetas se mantenham retas na saída de impressão.

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Arquivado em: Ribbons Marcados com as tags: Problemas com Ribbon, Troubleshooting

Comentários

  1. Eduardo diz

    29/04/2022 em 3:06 PM

    Boa tarde, tenho uma datacard sp 35 plus, e de uns tempos pra cá os crachás estão saindo com ranhuras verticais, por favor qual será motivo? E possível alguma regulagem para eliminar esse problema ? Obrigado.

    Responder
    • Promtec diz

      12/05/2022 em 3:06 PM

      Oi Eduardo,

      Ranhura no sentido do comprimento pode indicar:
      - Sujeira no cabeçote de impressão (desligar a impressora e fazer limpeza com álcool isopropílico e algodão)
      - Riscos no cabeçote (se for permanente só resolve trocando o cabeçote)
      - Ribbon enrugando (por falta ou por excesso de pressão e temperatura, ou por desalinhamento entre a superfície de impressão e o cabeçote)

      Responder
  2. Carlos Garcia diz

    29/01/2022 em 6:05 AM

    Eu tenho uma Impressora Zebra ZT230 que está sempre a dizer falta de consumíveis, tenho visto vídeos para calibrar, só vejo para calibrar em etiquetas de papel autocolante, mas esta impressora é para trabalhar com fita continua em poliéster para fazer etiquetas têxteis com os simbólicos de lavagem.
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigado

    Responder
    • Promtec diz

      12/05/2022 em 3:56 PM

      Oi Carlos,

      Estou considerando que você usa mídia contínua (sem intervalo entre etiquetas, sem serrilha e sem qualquer marcação no verso), e que você usa uma impressora com Guilhotina para separar as etiquetas, ou corta/separa as etiquetas posteriormente.

      Se for este o caso, você precisa desabilitar o sensor que detecta o intervalo entre etiquetas, se ele estiver habilitado a impressora vai ficar procurando o intervalo (ou furo, ou ainda uma marca preta no verso) e vai dizer que não tem mídia.

      Para isso você configura a impressão como "Contínua" e o sensor estará desabilitado. Se estiver como "Espaço/Ranhura", "Marca", "Web Sensing" ou com "Mark Sensing", o sensor estará ligado e vai dar erro nessa mídia que você usa.

      Para configurar você precisa ajustar esse parâmetro no driver da impressora, envia uma impressão e depois confere no painel da impressora (se houver). Lembrando que a configuração do driver sempre sobrescreve o que você configura no painel da impressora.

      Responder
  3. Wellington diz

    17/01/2022 em 11:45 AM

    Boa tarde ! tenho algumas impressoras argox 214plus ela imprime as etiquetas normalmente, mais não recolhe o ribbom na parte de cima começa a rodar e logo para. alguma sugestão. obg

    Responder
    • Promtec diz

      17/01/2022 em 12:12 PM

      Wellington,

      Imprima algumas etiquetas com a tampa aberta e tente observar o que acontece. Veja se o mecanismo de rebobinamento está rodando, se está tracionando corretamente e na velocidade equivalente ao desbobinamento do ribbon.

      Sugiro realizar:
      1) Limpeza do mecanismo que rebobina o ribbon, veja se não tem nada sujo ou desgastado que possa estar impedindo o rebobinamento. Remova principalmente resíduos de etiqueta e cola que possam ter ficado preso em algum lugar.
      2) Confere se o tubete do rebobinamento está bem colocado, com a chaveta perfeitamente encaixada, e se o ribbon está preso ao tubete (se não está girando em falso)
      3) Existe um feltro, que funciona como "embreagem" do sistema do ribbon. Ele é quem transmite a tração para o mecanismo que rebobina, ele pode estar sujo ou desgastado e fazendo o sistema "patinar", para troca dele aconselho procurar uma assistência técnica.

      Responder
  4. Leandro Arnold diz

    21/04/2021 em 8:50 AM

    Estou com problema do Ribbon estar pegando umidade e ele acaba escorregando, assim que pego um Ribbon que esta totalmente fechado sem contato com unidade a impressora funciona normalmente. Já apertei e tensionei o motor que gira o desbobinador do Ribbon. A etiqueta que tenho é de polietileno e Ribbon Misto Cere/Resina, impressora é uma zebra S4M. Minha dúvida é a umidade realmente pode estar prejudicando a impressora ou pode ser dela estar na velocidade 4 de 5 nas configurações da impressora?

    Responder
    • Promtec diz

      22/04/2021 em 9:42 AM

      Oi Leandro,

      O mecanismo responsável por fazer o ribbon "andar" é o rolete de borracha que está embaixo do cabeçote de impressão. Se ele está escorregando, confere o estado desse rolete.

      Se ele estiver gasto ou sujo será maior a probabilidade de acontecerem problemas. Tente fazer uma boa limpeza no rolete, e se ele estiver irregular providencie a troca.

      Também confere a pressão do cabeçote, tente verificar se está com pressão suficiente para tracionar o ribbon. Esse vídeo ilustra um pouco: https://www.youtube.com/watch?v=LbB7lxqamnw

      Caso não funcione, tente também outras especificações de ribbon e da própria etiqueta, às vezes mudando a marca do ribbon, ou aplicando um verniz para ribbon na etiqueta você pode ter resultado diferente no seu ambiente.

      Leandro, por fim recomendo conferir com seu fornecedor de equipamento se esse modelo é adequado para ambientes úmidos.

      Responder
  5. Thais diz

    16/02/2021 em 12:45 AM

    Olá tudo bem?

    Tenho uma impressora argox os 214 plus ela pula 7 linhas de etiquetas pra dai fazer a impressao, uso o drive bartender para fazer códigos de barras entao estou disperdiçando muita etiqueta tentando resolver o problema. Porem quando vou em configuraçoes da impressora e faço teste de impressao ela nao pula nenhuma etiqueta e faz a impressao certinho. Alguem me ajuda por favor?

    Responder
    • Promtec diz

      17/02/2021 em 7:15 PM

      Thais,

      Uma dúvida: isso ocorre toda vez que você manda um job de impressão? Ou somente na primeira vez depois que você acessa as configurações?

      A causa mais provável é que a impressora esteja com a etiqueta fisicamente em uma medida, e o Bartender esteja configurado com outra medida. Quando a impressora recebe o arquivo que será impresso e percebe que há divergência entre a medida do arquivo e a medida da última calibração, ela pode estar fazendo uma nova calibração automática, e por isso avança algumas etiquetas.

      Outra possibilidade é que o sensor esteja parcialmente obstruído ou o rolo de etiqueta pode estrar mal posicionado, de forma que o sensor não consiga ler corretamente a etiqueta que está instalada.

      Pode também ter algum problema do tipo quando a etiqueta não foi feita de acordo com os sensores da impressora, por exemplo etiquetas em formato especial, etiquetas transparentes ou em material muito translúcido.

      Me manda mais detalhes para tentar te ajudar.

      Responder
  6. Saulo Hercoles diz

    28/01/2021 em 12:05 PM

    Bom dia

    Tenho uma Elgin l42 pro e utilizo no dia a dia tanto o modo térmico direto quanto o de transferência térmica, porem quando uso o modo de térmico direto o Ribbon esta sendo usado, tem alguma dica pra que isso não aconteça?
    Desde já muito obrigado.

    Responder
    • Promtec diz

      29/01/2021 em 9:32 AM

      Saulo,

      Mesmo configurando que o modo é Térmico Direto ela vai usar o ribbon se ele estiver instalado na impressora. A única forma de não utilizar o ribbon é removendo-o.

      Essa configuração apenas habilita/desabilita o sensor de ribbon:
      - "Térmico Direto": desabilita o sensor de presença de ribbon. Mas ele continua engrenado, rodando e sendo utilizado se estiver na impressora.
      - "Transferência Térmica": habilita o sensor de presença de ribbon para te avisar quando ele chegar ao fim.

      Uma dica: o ribbon protege a cabeça de impressão e faz com que ela tenha menor chance de riscar. Se for viável para você, sugiro padronizar e usar todas as suas etiquetas com ribbon. Além de ser mais econômico e durável, acaba protegendo o cabeçote.

      Responder
  7. JOVIANO PIMENTA diz

    28/10/2020 em 10:26 AM

    Bom dia.
    Minha Zebra Zt230 não está aceitando imprimir na TRANSFERENCIA, daí imprimo no DIRETO e no meio da impressão quando preciso trocar o Ribbon abro e fecho o cabeçote, daí não imprime o restante das etiquetas.
    No painel da impressora fica piscando que há impressão na memória, vou lá na fila de impressão e não há nada. Desligo e ligo daí ela volta sem nada de impressão no painel dela. Ou seja ela não imprime o restante e não há mais nada ne memória dela e nem na fila de impressão.
    O que pode ser isso ???

    Responder
    • Promtec diz

      04/11/2020 em 12:15 PM

      Joviano,

      Provavelmente há obstrução dos sensores ou alguma leitura que está sendo feita errada pelos sensores. A impressora Zebra executa suas ações com base naquilo que ela "enxerga", que é o que ela consegue ler com os seus sensores.

      Se você não está conseguindo imprimir no modo "TERMO TRANSFERÊNCIA", provavelmente deve haver algum problema com o sensor do ribbon. Se ele tentar ler o ribbon e não encontrar, irá dizer que está sem. Tenta ver se o sensor não está obstruído e se não tem resíduo de etiqueta na direção dele (na chapa metálica logo abaixo do sensor do ribbon). Se estiver tudo ok, faça uma nova calibração para que a impressora leia novamente o valor do sensor, se não funcionar faça a calibração completa que lê os valores com e sem ribbon.

      Para imprimir o restante das etiquetas geralmente você precisa apertar o "PAUSE" depois que troca o ribbon e fecha o cabeçote. Quando você "despausa" ela retoma a impressão.

      Responder
  8. Paulo R Silva diz

    03/09/2020 em 9:02 AM

    Bom dia,

    Tenho uma impressora datacard sd260 e a fita sempre rebenta, já verificamos configurações tanto na impressora quanto no cartão e mesmo problema.
    Conseguimos até imprimir em um cartão no outro sempre arrebenta a fita.
    As especificações são as mesmas de gramatura, o que muda é a que o que arrebenta é pré impresso nas duas faces, já tentamos mudar tudo nas configurações e não resolve.
    Temos uma outra fargo e funciona normalmente em ambos os cartões, o que poderia ser esse problema na SD260?
    Tem alguma ajuda que possa nos dar pra resolver esse problema e ela imprimir ambos os cartões?

    Responder
  9. Rosa Oliveira diz

    21/08/2020 em 1:34 PM

    boa tarde,
    Estou com problema com a impressora Zebra GC402T.
    Ela precisa aquecer para que começe a trabalhar.
    Aquele literalmente com um aquecedor ao lado.
    Sempre que esfria ou o tempo fica umido ela não trabalha.
    Existe alguma configuraçao que possa mudar isso??
    Agradeço.

    Responder
    • Promtec diz

      21/08/2020 em 2:28 PM

      Boa tarde Rosa!

      Já vi algo parecido acontecer, apesar de ser um problema bem incomum. Em um dia frio cheguei aqui na Promtec e tentei fazer uma impressão na nossa Zebra Z4M Plus e no painel dela apareceu uma mensagem "WARNING - HEAD COLD", traduzindo "ATENÇÃO - CABEÇOTE FRIO". Depois disso abri as janelas, deixei o ar circular um pouco, e a mensagem desapareceu. A impressora ficava em uma sala fria, onde quase não batia sol pela manhã. O manual cita que abaixo de 15ºC ela mostra esta mensagem.

      Mais detalhes sobre esse erro aqui: ZEBRA PRINTER HEAD COLD WARNING EXPLAINED

      É provável que isso aconteça logo na primeira hora da manhã e que não volte a acontecer ao longo do dia se a temperatura dentro da sala subir para acima de 15ºC. Se continuar acontecendo, a recomendação "óbvia" do manual da Zebra é "Relocate the printer to a warmer area", ou seja mudar a impressora para um local mais quente, é quase o que vocês fazem.

      Outra opção que o manual da Zebra cita é que a impressora pode estar com mau contato no cabo que liga o cabeçote à placa da impressora, isso faz com que não cheguem dados corretos, ou não chegue energia suficiente.

      Também verifique se você está usando a fonte adequada para a impressora. Se usar uma fonte incorreta a impressora pode estar recebendo menos energia do que deveria, e não consegue subir a temperatura o suficiente (já vi impressora ligada em um carregador de celular ao invés de ligar na fonte de energia que vem com a impressora, e obviamente apresentando problema para aquecer o cabeçote).

      Além disso, você pode tentar ajustar as configurações no driver da sua impressora:
      1 - Reduza a velocidade ao mínimo, isso sempre ajuda a melhorar a qualidade
      2 - Verifique se a temperatura usada é compatível com o ribbon que você utiliza, se necessário aumente. A temperatura também pode aparecer no driver como "Darkness", "Intensidade" ou "Escuridão".

      Mas se o problema for mesmo a temperatura da sala, acredito que tenha muito o que ser feito. Uma impressora de maior porte possivelmente vai lhe dar o aviso antes de imprimir, mas não vai evitar que o problema aconteça.

      Responder
  10. Rafael Weiber diz

    13/07/2020 em 11:24 AM

    Quais produtos posso utilizar para limpeza da cabeça de impressão e rolete impulsor de uma impressora Domino V120i ? Posso utilizar o álcool isopropílico ?

    Responder
  11. Cezar diz

    27/05/2020 em 7:53 AM

    Utilizo a impressora Zebra ZXP3 para imprimir crachás de funcionários e após utilizar parte do Ribbon, em torno da metade dele, ela para de imprimir e não reconhece mais o Ribbon. Algumas vezes, após retirá-lo e recolocá-lo, volta a funcionar e imprimi mais alguns crachás, outras vezes preciso colocar um novo Ribbon e perco o anterior, ainda com parte sem utilização. Se alguém tiver uma dica para me ajudar, fico muito grato.

    Responder
  12. Moises Santos diz

    06/02/2020 em 12:03 PM

    A impressora aqui na minha empresa zt230, nao esta imprimindo todas as etiquetas solicitadas imprime atá certa quantidade e o restante ela perde, o que pode ser pois nao estamos conseguindo solucionar o problema

    Responder
  13. Ricardo Alexandre diz

    14/01/2020 em 9:08 AM

    Estou com um problema na impressora SD260 , quando estou imprimindo o cartao esta saindo uma linha fina na lateral do cartao o que pode esta acontecendo pois ja troquei o ribon e continua com essa linha na lateral do cartao.

    Responder
  14. Sidnei Silva diz

    09/01/2020 em 9:14 AM

    Gostaria de solicitar uma ajuda. Estou com problemas com uma recém-comprada impressora de etiquetas. Segue uma descrição do problema apresentado pela impressora OS 214 Plus ARGOX. No primeiro momento em que ligamos o equipamento, ao passar alguns minutos - mesmo com a temperatura ambiente baixa, percebemos um forte cheiro de componentes eletrônicos queimados e um significativo aumento na temperatura do equipamento. Colocando a mão nas laterais plásticas do lado externo do equipamento, dá para sentir ela bem quente (entre 38º~50ª). À medida que continuamos imprimindo etiquetas a temperatura vai aumentando. Por fim o problema maior: Depois que já está bem quente começa a “borrar” as primeiras etiquetas. Já nessa condição de quente em excesso, todas as primeiras etiquetas começam a sair borradas e da segunda em diante aparentemente normal. Observamos que as mais borradas se concentram do lado esquerdo (olhando de frete do equipamento). Consultamos o nosso fornecedor de ribbon para ter detalhes técnicos da temperatura ideal, reduzimos a temperatura nos ajustes da impressora e não resolveu. Depois de quente todas as primeiras etiquetas saem “borradas”. Após mais alguns testes percebemos que quando fria ela consegue imprimir as primeiras etiquetas normalmente. No entanto, a partir do momento em que esquenta o problema voltava. Em todos esses testes o volume de impressão é relativamente baixo. Temos esse “mesmo equipamento” trabalhando nas mesmas condições e não apresenta nada disso. As impressoras Argox parece que estão mais sensíveis a temperaturas. Os ambientes em que realizamos esses testes não são climatizados com ar-condicionado. Assistência técnica não identificou o problema. Já é a segunda peça que estamos trocando e não sabemos o que acontece. Por favor, será que conseguem nos ajudar a encontrar a solução?! Vou ficar eternamente trocando equipamentos!!! Obrigado!!!

    Responder
  15. Alex diz

    20/09/2019 em 9:57 AM

    Olá minha impressora zebra zt230 fica dando alerta de falta de bobina

    Responder
  16. Ricardo Barancelli diz

    28/06/2019 em 9:50 AM

    olá, uso uma impressora zebra cg420t e etiquetas com 3 colunas de 34x23mm. Uso para impressão de códigos de barra e ela está falhando na terceira coluna, o que pode ser ?

    Responder
    • Promtec diz

      28/06/2019 em 10:21 AM

      Ricardo, tem muitas causas possíveis para este problema, vou passar alguns passos para você fazer um diagnóstico para isolar o problema. Tente o seguinte:

      1. Confere se ribbon e etiqueta estão bem colocados, sem folga nos guias
      2. Confere se o cabeçote/tampa está bem fechada dos dois lados, se um lado estiver mal encaixado pode estar faltando pressão.
      3. Confere se o rolete de borracha (que puxa a etiqueta) está regular dos dois lados
      4. Confere se temperatura está bem configurada. Tente aumentar ou diminuir um pouco a temperatura e observe se a falha aumenta ou diminui
      5. Faça uma limpeza da cabeça de impressão. Desligue a impressora e passe um algodão com álcool isopropílico no cabeçote.
      6. Para saber se o problema está na etiqueta faça o seguinte: remova alguns metros do rolo, inverte a posição dessa tira que você remover, e emenda de volta no rolo (capricha na emenda, cole um durex por baixo). Se a falha mudar de lado, o problema pode estar na etiqueta.

      Com isso você vai saber se existe algum problema de configuração ou limpeza. Se nada funcionar o ideal é enviar para Assistência Técnica, pois o cabeçote pode estar começando a apresentar defeito.

      Responder
  17. AUTO VIACAO ESTILO LTDA diz

    14/02/2019 em 3:25 PM

    Boa tarde!
    Tenho uma impressora STAR TP9200 e preciso da informação de como saber se ela usa ribbon com ou sem chip?

    Obrigada

    Responder
    • Promtec diz

      15/02/2019 em 8:32 AM

      Olá! Não temos experiência com ribbons para impressoras de cartão, nossa especialidade são impressoras de Etiqueta e Rótulos!

      Responder
  18. Alessandra diz

    23/08/2018 em 4:24 PM

    Boa tarde

    Minha impressora é uma data card SP35 e fica toda a hora rebentando o RIBON já não sei mais o que fazer. segui as dicas a cima mas não adiantou!
    Poderia me ajudar?

    Responder
  19. SILVIA DE FATIMA ARAUJO diz

    27/07/2018 em 4:35 PM

    Tenho uma Datacard SD260, e há anos ela imprime normalmente. De uns tempos pra cá, as impressões começaram a sair com uma listra fina branca na horizontal na parte de cima dos cartões PVC, como se tivesse rasgando. Poderia me ajudar com esse problema?
    Já não consigo mais fazer impressões total nela, me ajudem!

    Responder
  20. Ingrid Barbosa diz

    06/05/2018 em 9:42 AM

    Bom dia!

    Tenho uma Datacard SD260, e há anos ela imprime normalmente. A partir de ontem, as impressões começaram a sair com uma lista fina branca e vertical, ao meio dos cartões PVC, como se tivesse rasgando. Poderia me ajudar a compreender esse problema?

    Responder
    • SILVIA DE FATIMA ARAUJO diz

      27/07/2018 em 4:30 PM

      ESTOU COM O MESMO PROBLEMA NA MINHA SD260 A UNICA DIFERENÇA QUE A RISCA SAI NA PARTE DE CIMA DO PVC NA HORIZONTAL

      PODERIA NOS AJUDAR?

      Responder
  21. Jonathan Ferreir diz

    02/05/2018 em 4:44 PM

    Boa tarde, possuo 2 impressoras Algox 214, elas imprimem ok, adicionei um 3º impressora com as mesma configurações e rotinas, porem essa imprime pausadamente, eu mando 5 etiquetas, ela imprime 1, recolhe, imprime 1, recolhe, imprime 1, como se eu tivesse mandado 5 impressões, e não uma só. agradeço desde já.

    Responder
  22. Manoel diz

    26/04/2018 em 7:21 PM

    Boa noite gostaria de saber se existe algum problema relacionado a impressão saindo de forma irregular. Possuo adesivo com 4 colunas porem nenhuma delas saem corretamente saem como se tivessem tortas para cima. Possuo a ZEBRA ZT420 e a ZT230 e ambas fazem isso. Existe alguma coisa que pode ser feito?

    Responder
  23. Leandro diz

    20/03/2018 em 11:51 PM

    No meu trabalho tem uma Zebra400 é ela fica patinando no final da etiqueta, tenho a impressão que o Rinbou pucha mais rápido que a etiqueta. Outra coisa a etiqueta tem uma marca d'água que fica falhando. O que eu faço? Pra melhorar ambos. Grato.

    Responder
  24. Daniela diz

    19/03/2018 em 4:46 PM

    Estamos começando a utilizar uma Elgin L-42 para impressão de etiquetas com cód. de barras. A impressão do Cóg. de barras sai corretamente, entretanto a logo da instituição sai apagada e uma parte nem imprime. Como podemos solucionar o problema?

    Responder
  25. Jônatas diz

    15/03/2018 em 8:17 PM

    Minha argox começa a imprimir e não para o papel, imprime o que a pessoa quer e não para fica soltando papel.

    Responder
  26. rafaela diz

    06/03/2018 em 11:41 AM

    bom dia
    Uso a impressora zebra tlp 2844 para impressao de rotulos de manipulados, em couche adesivo brilhante, mas a impressao apaga muito rapido, sempre so clientes voltam com o rotulo sem nada escrito, existe uma forma da impressao durar mais tempo?
    obrigada

    Responder
    • Promtec diz

      06/03/2018 em 3:39 PM

      Rafaela,

      Tem muitas formas de aumentar a durabilidade de um impresso. Provavelmente você usa Papel Couchê + Ribbon de Cera, esta é uma combinação econômica, mas não é durável. Você pode usar ribbon misto para melhorar um pouco a durabilidade do impresso, e o ideal seria usar ribbon de resina. Também pode substituir o Couchê pelo BOPP, um filme plástico mais adequado para rótulos de produtos manipulados.

      Vou pedir para um dos nossos consultores entrar em contato com você, pode ser?

      Responder
  27. Carolina diz

    26/02/2018 em 6:50 PM

    Minha impressora zebra sempre funcionou perfeitamente. de uns tempos para ca, se eu imprimir muitas etiquetas de uma vez, as ultimas ficam muito fracas, quase apagadas. Se eu imprimir poucas, elas ficam perfeitas. Ja tentei fazer a limpeza, ja tentei diminuir o darkness na preferencia de impressão e nada deu certo. Parece que ela vai perdendo a temperatura conforme imprimo muito. Mas isso nunca aconteceu antes. Uso o mesmo ribbon e etiqueta há 1 ano. Alguem poderia saber?

    Responder
    • Promtec diz

      26/02/2018 em 9:24 PM

      Carolina, o problema que você descreveu é bem estranho mesmo. Eu sugiro você testar:

          1 - Ajustar a temperatura para cima e para baixo (3 a 5 pontos na escala de temperatura da impressora) e observar se a qualidade da impressão se altera
          2 - Ajustar a velocidade para cima e para baixo e observar
          3 - Se a sua impressora possuir recurso de ajuste de pressão (modelos semi-industriais e industriais), ajuste mais a pressão para ver como ela se comporta
          4 - Se sua impressora permitir, execute um job de impressão com a tampa aberta e observe se o ribbon está desenrolando e enrolando sem problemas, e se ele acompanha a velocidade da etiqueta

       
      Realizando e observando esses testes você deve conseguir algum indicador que permita diagnosticar melhor qual é o problema.

      Sugiro também verificar se a impressora está recebendo energia suficiente (confira se a fonte de alimentação é compatível com a voltagem e amperagem da impressora) e se alguns consumíveis não estão muito desgastados, em especial a cabeça de impressão e o rolete de borracha.

      Responder
  28. Ana Paula diz

    09/01/2018 em 3:47 PM

    Boa tarde,

    Tenho duas impressoras Evolis Dualis3 e a impressão das duas esta saindo completamente manchadas, como se tivesse um código de barra, alguem sabe como resolver.

    Responder
    • Promtec diz

      09/01/2018 em 4:37 PM

      Ana Paula,

      Muito provavelmente são riscos na cabeça de impressão. Veja no tópico "Impressão com pontos cegos ou com faixas cegas, sem impressão". O ideal é tentar fazer uma limpeza na cabeça de impressão (com álcool isopropílico e algodão somente) para ver se os riscos somem, se não sumir a cabeça de impressão possui pontos danificados.

      Para evitar que isso aconteça realize a limpeza da cabeça de impressão com frequência.

      Responder
  29. Kelly Peres diz

    21/12/2017 em 4:45 PM

    Boa tarde, estou tendo problema com a minha impressora (zebra- ZT230) troquei o cabeçote de impressão recentemente e depois de ter trocado as impressões começaram a falhar somente de um lado, é como se o regulador de pressão tivesse frouxo, mas ele esta totalemete apertado, poderia me ajudar, por favor.

    Aguardo retorno.

    att

    Responder
    • Promtec diz

      09/01/2018 em 4:42 PM

      Kelly,

      Existem várias hipóteses, as duas principais são:

      1) Pode ser desgaste no rolete de borracha que puxa o papel. A cabeça de impressão faz pressão contra o rolete. Esse desgaste pode acontecer principalmente se você costuma usar rolos mais estreitos, após uso muito prolongado gera desgaste mais de um lado do rolete (o lado da parede da impressora).

      2) Se estiver usando um rolo mais estreito a pressão não fica igual dos dois lados. Do lado da parede da impressora (lado esquerdo olhando de frente para a Zebra) a pressão deve ser maior, e do lado de fora (direito olhando de frente) deve ser mais frouxo.

      Responder
  30. André Viana diz

    25/11/2017 em 9:48 AM

    Bom dia...
    Ontem estava no trabalho e comecei a fazer 100 cópias porém essas cópias estava errada, fui em " serviços locais, parar, iniciar, porém agora não imprimi mais nada ..
    Alguém poderia me ajudar ?

    Responder
    • Promtec diz

      27/11/2017 em 9:21 AM

      Olá André,

      É possível que o job anterior esteja travado (ou com algum erro) na fila de impressão do Windows. Sugiro desligar e ligar a impressora para cancelar os jobs salvos na memória dela, e depois abrir a fila de impressão do Windows (Dispositivos e Impressoras) para conferir se tem job, se houver apague-o.

      Caso o Serviço de Spooler esteja parado, reinicie seu computador.

      Responder
  31. Helvecio diz

    07/11/2017 em 7:41 AM

    Tenho um impressora Argox, com guilhotina, e na terceira impressão de ticket
    a etiqueta agarra no ribon e entra pra dentro da impressora.
    Já fui na assistência técnica e não estão conseguindo a solução.
    Já trocamos a etiqueta e o ribon. Alteramos temperatura e velocidade. Não resolve.
    Voce tem alguma dica?

    Responder
    • Promtec diz

      07/11/2017 em 8:20 AM

      Olá Helvecio!

      Com as informações que você postou consigo formular três hipóteses:
      1 - A primeira hipótese é de possa haver algum problema com o rebobinador do ribbon, que é o mecanismo que enrola o ribbon que já foi usado (que já passou pelo cabeçote da impressora). Às vezes ocorre algum desgaste nas engrenagens e feltros e ele "trava" enquanto tenta rebobinar o ribbon usado, e o ribbon pode enroscar na impressora. Neste caso tente fazer algumas impressões com a tampa da impressora aberta e fique observando. A solução nestes casos é trocar o mecanismo do rebobinador.
      2 - Outra opção é que o desbobinador do ribbon (o eixo onde você coloca o ribbon novo) pode estar "segurando" o ribbon, nestes casos o ribbon não consegue andar junto com a etiqueta. Se o ribbon ficar parado, ele derrete no cabeçote e também enrosca. Esse problema acontece com maior frequência quando o ribbon está pequeno, nas últimas voltas. Neste caso precisa lubrificar o desbobinador e checar se não tem algo impedindo-o de funcionar direito. Outra possibilidade é o rolete de borracha estar gasto e não conseguir "puxar" o ribbon.
      3 - Por fim, uma hipótese é que a sua etiqueta pode ter uma gramatura muito alta de adesivo, nestas ocasiões pode ocorrer um acúmulo do adesivo (da cola da etiqueta) no rolete de borracha e em outras partes da impressora, fazendo com que a etiqueta enrosque. Se este for o caso, você precisa fazer a limpeza da impressora com bastante frequência, ou então buscar um equipamento mais robusto. Veja detalhes aqui: Etiquetas para pneus estragando sua impressora?

      Por fim, leve sua etiqueta e ribbon para algum parceiro que tenha equipamento de porte similar ao seu. Se o problema desaparecer pode ser desgaste no seu equipamento. Se o continuar entrando para dentro da impressora, desconfie de algum problema com os suprimentos.

      Responder
  32. Edilene diz

    30/08/2017 em 10:16 AM

    Nas dicas de ajuda nenhuma foi compatível ao meu problema.
    No dia a dia a impressora imprime normal, mas tem dias que ao ligar, ela começa a imprimir em branco, daí eu ligo e desligo varias vezes e depois de um certo tempo ela volta ao normal.

    Responder
    • Promtec diz

      27/10/2017 em 7:58 AM

      Edilene,

      Verifique algumas questões:
      1 - Confere se o sensor da impressora não está obstruído.
      2 - Faça uma limpeza da impressora. O material autoadesivo pode deixar resíduo de cola com o tempo, e este resíduo às vezes faz com que o rolo de etiqueta fique enroscado.
      3 - Confere se a passagem do papel foi feita corretamente. Me informe o modelo da impressora e te envio um vídeo de como deve ser feita a passagem do material dentro dela.
      4 - Faça uma calibração completa.
      5 - Confere se a sua etiqueta não está muito "encanoada" / curvada no final do rolo. O material autoadesivo tende a pegar o formato do tubete no final do rolo, e algumas impressoras tem dificuldade em lidar com estas etiquetas "encanoadas". Para estas impressoras nós fornecemos a etiqueta em um tubete com diâmetro um pouco maior.
      6 - Pode haver algum componente precisando de reparo. Alguns itens podem desgastar, como o rolete de borracha (responsável por puxar a etiqueta + ribbon), alguns feltros e engrenagens. Outros itens podem apresentar defeito com o tempo, como os sensores e outros componentes eletrônicos. Se o problema for muito recorrente, verifique em uma assistência técnica.

      Espero que tenha conseguido ajudar.

      Responder

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