(19) 3277-0064
Sua impressora pode estar vazando dados sigilosos do seu negócio!
Post atualizado em 11/2020

Já parou para pensar na quantidade de informações sensíveis que passam por sua impressora térmica?
As etiquetas de sua impressora térmica podem carregar dados essenciais do seu negócio, dependendo de como e onde são usadas. Podem conter, dentre outras informações, fichas de pacientes (nome, telefone e informações médicas), dados pessoais dos seus clientes, números de séries e códigos de barras ou de controle de peças.
É responsabilidade da empresa zelar pelos dados de seus clientes ou pacientes, por isso, há um cuidado extra que você deve ter com sua impressora de etiquetas: destruir o ribbon usado.
Explicando: o processo de impressão por termotransferência faz exatamente o que o nome diz: o calor do cabeçote transfere a tinta do ribbon para a superfície da etiqueta. Com isso, o ribbon cria uma "cópia negativa" de tudo o que é impresso.
Há duas soluções simples para evitar que essas informações deixem o seu negócio.
1. Destrua (fragmente) o ribbon
Assim como você lida com qualquer tipo de papel com informações sensíveis, o ribbon precisa ter o mesmo fim. Muitas fragmentadoras comerciais são capazes de fragmentar o ribbon, que é uma fita bastante fina.
Mas antes, é importante verificar se o resíduo da sua máquina é enviado para reciclagem, pois o ribbon não pode ser reciclado.
Caso não tenha uma fragmentadora, recomendamos armazenar os ribbons em caixas junto com documentos sigilosos para destruí-los mais tarde.
Nem sempre é possível garantir a segurança dos dados, por exemplo, quando a manutenção das impressoras é terceirizada ou por não haver um processo seguro para a troca deste insumo. Nestes casos, a melhor solução é outra: fazer a impressão sem o ribbon.
2. Não utilize ribbon: use papel ou filme termossensível
A impressão pelo processo térmico-direto não utiliza ribbon. Os dados são revelados quando o cabeçote aquecido da impressora provoca a reação na tinta embebida no papel termossensível. Hospitais e clínicas utilizam sempre esse processo na impressão de pulseiras e etiquetas, que é a única versão gerada e não há nenhum canhoto.
Dentre os materiais termossensíveis temos bobinas simples (as conhecidas bobinas térmicas ou bobinas de tickets), rolos de etiquetas adesivas em papel térmico (ou termossensível), e o BOPP térmico / termossensível, que é resistente a rasgos e umidade, recomendado quando a exigência da etiqueta é maior e o custo deste material não é um impeditivo.
Em muitos cenários, as informações impressas não são sigilosas, como etiquetas iguais em grandes volumes, etiquetas decorativas, códigos de barras de produtos, entre outros.
No entanto, quando os dados variáveis são informações confidenciais, descarte o ribbon com cuidado, ou deixe de utilizá-lo na impressão!
A Promtec tem mais de 30 anos de experiência em etiquetas térmicas e comuns, fazemos a sua etiqueta em tamanhos padronizados ou personalizados, no material necessário. Entre em contato e peça o seu orçamento!
Deixe um comentário