(19) 3277.0064
Tags e Etiquetas sem Adesivo
Tags são etiquetas sem adesivo. São penduradas, amarradas, costuradas ou encaixadas em suportes. Fornecemos tags para a indústria têxtil, displays e gôndolas de supermercado, bilhetes, tickets e ingressos, além de tags para contato com alimentos (rótulos não adesivos). Podem ser a prova d’água e resistentes a rasgos ou a produtos químicos para indústria pesada. Fale com um Especialista!
Tags mais comuns

Tags em diversos materiais
Tags de papel
Papel couchê - As tags mais comuns e baratas são as de papel, geralmente couchê. É um material que aceita impressão com ribbon, disponível em diversas gramaturas (90, 115, 120, 140, 150, 170 e 180 g/m²). O cliente pode optar por L1, quando uma das faces é lisa (semibrilho) e a outra fosca; ou L2, que tem o mesmo tratamento em ambas as faces.
Papel couchê contracolado com PP - Muito utilizado nas tags para roupas, é uma etiqueta de baixo custo resistente a rasgo. Como o PP colado no papel impede que ele rasgue, as etiquetas com códigos de barra ou preço não caem da peça durante o transporte ou manuseio.
Papel térmico - Disponível nas gramaturas de 56, 75 ou 167 g/m², é um papel sensibilizado pelo calor, para uso em impressoras térmicas (processo térmico-direto). Muito utilizado para tags de gôndolas, contas públicas, cancelas de estacionamento, contas de restaurante, tickets e ingressos.
No caso dos papéis, é possível utilizar também um reforço adesivo nas etiquetas (BOPP transparente), para impedir que rasguem nos pontos de amarração ou suporte.
Tags de filmes (tag de plástico)
Nylon resinado - São etiquetas de tecido costuradas à peça, geralmente indicando a composição do tecido. Podem ser impressas por termotransferência, utilizando ribbon têxtil e suportam vários ciclos de lavagem das peças.
Papel sintético - Esta é uma categoria com algumas variações, dependendo do fabricante. São produtos que imitam o papel, com a vantagens de serem impermeáveis. Oferecido em diversas gramaturas e tratamentos, é muito utilizado em tags, inclusive para contato direto com alimentos. Também é aplicado na identificação de plantas e mudas, produtos sujeitos a umidade. O papel sintético também pode ter resistência a rasgos para tags de amarrar.
Tyvek - É um material antialérgico que resiste bem a rasgos, não é recomendado para ambientes úmidos ou outros líquidos (apesar de não estragar, a tag de Tyvek absorve água e pode enxarcar). É muito utilizado quando é necessário acrescentar informações a caneta: em pulseiras, etiquetas de pendurar, identificação de peças pesadas, entre outras.
Poliéster - As tags em poliéster são altamente duráveis e resistentes a raios UV, e recomendadas para aplicações com maior durabilidade, como sinalização de estoque, identificação de canteiros e identificação de ativos expostos a intempéries.
A impressão em tags segue o mesmo princípio da impressão sobre etiquetas. Suporta diversos processos (flexografia, hot stamping, cold stamping), com a vantagem de poder imprimir frente e verso, com ou sem verniz.
Para uso de tags pré-impressas em impressoras térmicas, recomenda-se a impressão no verso de “black mark” (black line) ou que seja feito um furo (chamado gap ou notch). Essas marcações são lidas pelos sensores da impressora e garantem um alinhamento preciso do começo ao fim do rolo. Podemos ainda adicionar serrilhas (picotes) para facilitar o destaque das tags impressas.
Como as tags são oferecidas em diversos materiais, para uso em cenários bastante diversos, é preciso que o ribbon utilizado esteja de acordo com as necessidades.
Ribbons recomendados para tags
Tag | Ribbon |
---|---|
Papel couchê | Ribbon de cera ou misto. Em tags com tratamento em apenas um lado (L1), recomendamos imprimir na face lisa. Com tratamento em ambos os lados (L2), é possível imprimir em qualquer uma das faces. |
Nylon resinado | Ribbon têxtil |
Papel sintético ou Tyvek | Ribbon misto, resina ou super resina (dependendo das necessidade de resistência a atrito, intempéries e solvente). |
Papel térmico | O papel térmico é impresso sem ribbon. |
Tags para roupas e tecidos
Há três tipos principais de tags usadas em roupas e tecidos:
Tags de amarrar, presas à peça com um barbante adornado ou por fios de nylon. Costumam destacar a marca ou a coleção e são geralmente em papel ou cartão, com efeito decorativo.
Tags para fix-pin, presas por meio de fix-pins (pinos de plástico ou nylon, aplicados com uma etiquetadora). São de papel reforçado ou de filme e trazem o preço, dados promocionais, código de barra e outras informações da loja.
Tags costuradas, aplicadas durante a fabricação. Feitas de nylon resinado (ou tafetá), resistem a vários ciclos de lavagem. São as etiquetas com a composição do tecido e informações sobre lavagem e conservação da peça.
Tags para ambientes industriais
Tags são muito utilizadas na indústria e construção civil pela sua praticidade. Podem ser de qualquer tamanho e amarradas a produtos pesados, sujos, com óleo ou graxa. Alguns exemplos de aplicações: malhas de aço para lajes, canos de metal, portões, grades, alambrados, identificação de toras de madeira, entre outros.
Para produtos pesados, que geralmente são submetidos a atrito, exposição aos elementos e uma série de outros fatores, são utilizadas tags em filmes que não rasgam, amarradas nas peças com arames ou lacres plásticos.
Quando é necessário resistência a atrito, ácidos e óleos, é preciso utilizar um ribbon de resina para que a impressão também seja resistente.
Tags para suportes e gôndolas
As mais comuns são tags para gôndolas de supermercado e tags para caixas organizadoras. São pequenas etiquetas, geralmente em papel, com marcação de preços e promoções, que são encaixadas em suportes de acetato. São mais práticas que etiquetas adesivas, pois são substituídas facilmente.
Caixas organizadoras e caixas plásticas (usadas na produção rural - caixas de laranja, ou na indústria alimentícia - caixas multiuso), também têm suportes para tags. Basta que sejam do tamanho adequado para que se encaixem sem problemas, identificando datas, conteúdos e outras informações.
Tags de ingressos, bilhetes e tickets
Ingressos de cinema impressos na hora, assim como bilhetes de estacionamento e outros tipos de tickets também são pequenas tags - etiquetas sem adesivo. Podem ser feitos de papeis ou filmes, inclusive com mecanismos de segurança, como fundo numismático, microletra, holografia, entre outros. Muitas vezes esses recursos de autenticidade são pré-impressos, enquanto para informações variáveis (como código de barra, data e horário) usa-se a impressão por termo-transferência.
Também são muito utilizados como cartões de consumação descartáveis, cupons para centros de entretenimento e jogos eletrônicos, cartões de embarque em companhias aéreas, além de diversas aplicações.
Tags para contato direto com alimentos
São aqueles papeis ou filmes que vão dentro do pacote selado, muito utilizado na etiquetagem de peças de carnes e queijos: a etiqueta não tem adesivo, é apenas posicionada dentro embalagem transparente.
É importante que o material utilizado atenda aos requisitos da ANVISA para esta finalidade: deve ser produzido a partir de resinas e polímeros adequados e não tóxicos, e não pode permitir a migração de qualquer contaminante para o alimento.